Compartilhe:

Hoje todos os Computadores que tem no mercado acompanham uma Placa de Som Onboard, porém não é vantagem usar em Home Studio.

É ai que entra a Placa de Som USB, qualidade e custo benefício.

Hoje com R$ 500,00 compramos uma Placas de Som USB e é possível gravar sem ruídos, e sem latência.

Placa de Som Onboard

A maioria das Placas de Som Onboard tem as entradas e saídas de áudio P2, o que para nós é muito ruim. Microfones, Monitores, Mesa de Som utilizam entradas e saídas P10 ou XLR, dificilmente teremos entradas e saídas P2 nesses equipamentos.

Ruídos é o que tem de mais comum nessas Placas de Som Onboard. Fora o Ruído ela tem latência, onde ocorre o atraso do Áudio.

Também não é pra menos, pois todo o processamento da Placa de Som Onboard está ligado ao desempenho do Computador.

Placa de Som USB

Se você está iniciando um Home Studio, o mínimo que deve fazer para conseguir uma boa qualidade de gravação é comprar uma Placa de Som USB.

As vantagens pelo preço sugerido é bem legal, além de ser muito prático o transporte, e ter a facilidade de conexão, pois qualquer Computador ou Notebook tem uma entrada USB.

Qual Placa de Som USB você deve comprar?

É difícil falar pra você qual Placa de Som USB você deve comprar, porém posso te falar os requisitos que uma Placa de Som USB deve ter.

– Resolução

Uma das principais coisas que você deve ver quando for comprar uma Placa de Som USB é a qualidade de gravação, procure por 24bit e 96Khz. A maioria das Placas de Som USB tem essas configurações, e com ela você vai conseguir uma sonoridade padrão de qualquer Placa de Som Profissional.

– Preamp

Procure escolher Placa de Som USB que já tem entradas Pré-Amplificadas. Se você comprar uma Placa de Som USB que não tem Preamp você terá que usar uma Mesa de Som, o que será mais um gasto. Então compre uma Placa de Som USB com Preamp, e para fazer as gravações é só conectar o cabo direto na entrada da Placa de Som.

– MIDI

Conexão MIDI hoje em dia já não é o problema já que a maioria dos Controladores tem conexão USB. Porém antes de você comprar uma Placa de Som USB verifique se você vai precisar da conexão MIDI.

– S/PDIF

Entrada e Saída S/PDIF é uma boa opção, e muitas Placas de Som USB tem essa conexão. Procure comprar uma que tenha essa conexão e quando precisar você a tem a sua disposição.

O que você acha das Placas de Som USB?

Você já tem uma Placa de Som USB, ou pretende comprar? Deixe seu comentário.