Compartilhe:

Para quem usa o Software Pro Tools, às vezes pode se perguntar, qual a diferença entre os plug-ins TDM e RTA?

Quando você fez uma compra de um computador, creio que perguntou para o vendedor se a placa de vídeo é offboard ou onboard, ou seja, se o desempenho do vídeo é de uma placa específica ou se é compartilhada com outros componentes do computador.

A diferença entre os plug-ins TDM e RTAS é justamente isso, os plug-ins TDM roda a partir de uma placa instalada em seu computador, e os plug-ins RTAS são executados através dos recursos do próprio computador.

Imagine uma internet em seu bairro para todos os moradores, chega uma hora que todo mundo quer navegar em sites, e com isso fica sobrecarregada a rede correto?

Agora imagine uma internet totalmente dedicada para você, onde todo o tráfego é exclusivo para seu uso?

Os plug-ins TDM têm recursos próprios, onde todo processamento é exclusivo para ele. Já os plug-ins RTAS precisam compartilhar processamento com todos componentes que existem em seu computador.

Dificilmente você terá um Pro Tools HD travando por problemas de um plug-in TDM, já uma máquina com plug-ins RTAS, está arriscada a travar, e parar no meio de uma gravação ou mixagem, justamente pelo fato de compartilhar o processamento.

Existem diferenças na qualidade de som entre plug-ins TDM e RTAS?

Com certeza creio que deve ter alguma outra diferença entre os plug-ins TDM e RTAS, porém eu nunca notei diferença sonora entre eles. Por exemplo, pegar um EQ TDM e colocar o mesmo EQ em RTA no mesmo arquivo de áudio, sinceramente, dificilmente alguém vai notar diferença no áudio. Agora é claro que tem plug-ins TDM que não existe em RTA, ai é outro caso, a qualidade vai ser bem superior, pois se pegarmos qualquer plug-in free e colocar ao lado de um TDM, com certeza teremos diferença. É por isso que temos muitos no mercado, cada um tem sua sonoridade. Principalmente se falando de reverb.

Caso você queira outras opções com processamento dedicado para plug-ins, temos as placas UAD da Universal Audio, onde o processamento dos plug-ins são feitos todos nessa placa offboard. Além disse existem diversos preamp, equalizadores, compressores, famosos em formato de plug-ins para usar com essas placas da Universal Audio.

Se você usa TDM ou RTAS, deixe seu comentário sobre o que acha de cada um.

Grande abraço e até o próximo artigo.