Compartilhe:

Depois de vários e-mails que recebi sobre Produção Musical de Sucesso, resolvi escrever esse artigo. Aproveitando o tema, vou falar sobre algumas produções musicais que fiz até hoje e também responder a uma dúvida bastante comum entre muitas pessoas: “Se já fiz a Produção Musical de algum CD ou música de artista que fez sucesso”.

Obs.: Desculpe-me o texto longo, mas não consegui resumir. Mas, acredito que será produtivo.

Vamos ao texto…

O que é preciso para uma Produção Musical de Sucesso?

Hoje em dia, acontecem alguns fatos verídicos, nos quais as pessoas ficam conhecidas nacionalmente por meio de uma produção musical em que muitos não dariam nada por ela.

De cem artistas que lançam um CD nessas condições, um ou dois conseguem acontecer no mercado ou sobreviver da música através de seu trabalho.

Do meu ponto de vista, alguns fatores que considero particularmente importantes:

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2011/11/produtor-musical-e-producao-musical.jpg” alt=”Produção Musical de Sucesso” w=”373″ h=”280″]

– Pré-Produção Musical

– Músicos de qualidade

– Instrumentos de qualidade

– Equipamentos de qualidade

– Produtor Musical com experiência

– Marketing Musical

Na verdade, tudo isso não se adquire com um ano de trabalho, mas é consequência de muitos anos de trabalho, onde a cada projeto, o Produtor Musical obtém experiência e, assim, consegue perceber desde o que mercado precisa até o que o ouvinte final quer escutar.

Assisti um vídeo onde o Produtor Musical Rick Bonadio mencionou que começou sua carreira de produtor com 16 anos, gravando uma banda da qual participava. Depois disso, montou um estúdio em sua casa, onde passou a fazer várias produções musicais. Embora algumas pessoas falem mal, ele fez várias bandas ou artistas solo aparecerem no mercado. Mas, como ele fez esses artistas aparecerem no mercado? É sobre isso que iremos ler neste artigo.

Ter um CD bem produzido e com boas músicas não é o suficiente para fazer sucesso, não no Brasil.

Depois que o CD é gravado, é preciso desenvolver um marketing de peso, quando digo isso, não é pouco dinheiro envolvido, é bastante dinheiro. Estamos falando uma cifra em torno de milhões.

É claro que estou me referindo a grandes produções musicais que dispõem de empresários de muito capital para investir. Não vamos colocar nesse meio, pessoas que gravam seu CD com recursos próprios.

O fato é que rádio, televisão e até site∕blog cobram para tocar uma música ou exibir um vídeo.

Se a banda ou o artista gravar um CD e colocar embaixo do braço, com certeza, vai ser a mesma coisa como se não tivesse gravado. Já ouvi gente contar que gravou um CD, ligou para o produtor musical reclamando que o CD estava mal gravado, que não estava tocando nas rádios, em suma: que não fazia sucesso.

Veja bem, se a pessoa não investir para tocar nas melhores rádios, não pagar para ir em programas de televisão, para exibição de sites etc., mesmo que seja o melhor CD do mundo, não consegue decolar.

Claro que, o CD um dia pode acontecer, como mencionei no início do artigo, porém, vai ser na sorte, e olhe lá.

O que é uma Produção Musical de Sucesso?

Depende do ponto de vista de cada um. Existem bandas e artistas que não estão na mídia, mas estão se apresentando em muitos shows e sendo muito bem remunerados por isso. Por outro lado, outros estão na mídia, são muito conhecidos, porém, seu cachê não está lá essas coisas e tampouco fazem muitos shows.

O que é o melhor neste caso: uma Produção Musical de Sucesso recebendo pouco e aparecendo na mídia; ou uma Produção Musical de Sucesso ganhando dinheiro, porém, fora da mídia.

A pura verdade é que a mídia é manipulada. Coloca na tela o que está no auge. Saiu uma notícia de “arrebentar a boca do balão”, pode estar certo de que, durante a semana inteira, a mesma tecla será tocada.

Tudo isso é verdade tanto que vários programas de tevê criaram quadros para vídeos do Youtube mais acessados da semana ou do mês, por que isso? Simples, já que foram acessados no Youtube, a audiência estará garantida.

O que acontece com os artistas que participam de Reality Show musical?

Depois de um artista ganhar em um Reality Show musical, a lógica seria que ele estourasse, tocasse em todas as rádios, fosse aos melhores programas de tevê etc. Mas nada disso acontece, por quê? Porque não acontece nada depois do Reality Show.

Às vezes, é o que mais acontece, um Reality Show ao invés de melhorar as coisas, acaba agravando a situação. Pense comigo: imagine você aparecendo em rede nacional, os jurados julgando sua música como não sendo boa, sua voz como não estando legal, ou coisas do tipo. Pronto, sua carreira fica arruinada, 50% das portas se fecharam para você.

Mais uma prova de que um bom cantor com um CD de boas músicas bem gravado não fazem um artista estourar. É preciso investir no marketing musical.

Então quer dizer que, se eu gravar um CD e não tiver dinheiro eu não vou fazer sucesso?

Calma, não vamos monopolizar o negócio como muitas emissoras de tevê fazem.

Existem muitas, mas muitas duplas, bandas e artistas que fazem sucesso sem precisar investir muito dinheiro. Como falei, é um pouco mais difícil, mas se tiver talento, o talento prevalece sobre o dinheiro. Sempre foi assim, graças a DEUS o dinheiro não compra tudo, pense sempre nisso.

Já imaginou uma loja de talentos: “Bom dia, amigo, gostaria de comprar um talento de Produtor Musical”(risos).

Agora, para finalizar…

Danilo, qual Produção Musical sua fez Sucesso?

Voltamos ao início (risos). Depende do sucesso: aparecer na mídia ou fazer muitos shows?

O grande lance é que a maioria dos trabalhos que realizo são de artistas que não estão na mídia. Ou seja, pegar um artista ainda desconhecido e fazê-lo surgir na mídia é mais complexo do que pegar uma Céline Dion que já é bem-sucedida.

Um artista que já é reconhecido nacionalmente, pode ter certeza de que se ele gravar voz e piano e trabalhar na música será sucesso, pois já tem o seu público.

Estou há treze anos trabalhando com música, não acho muito tempo, porém, já tive experiências bem marcantes. Com Produção Musical, trabalho há seis anos, e também acho pouco tempo, mas, nesse curto período, consegui realizar muitas coisas.

Existem produções musicais que fiz que hoje estão na Universal Music, Sony Music e outras gravadoras. Para mim, isso é um grande passo, pois transformar um artista que não era conhecido, fazer um trabalho chegar a esse nível, é o reconhecimento de que o trabalho está soando, no mínimo, bom.

Bem, esse assunto é muito amplo, se ficar escrevendo, vamos ficar aqui um longo tempo. (risos).

O importante é você nunca desistir de seus objetivos, e para quem acredita em Deus, sempre pensar que Ele sempre tem mais para você.

Links de minhas produções musicais – Produção MusicalProdutor Musical.

Espero que esse texto tenha somado algo ao seu interesse. Gostaria de ler seu comentário sobre o assunto.

Abraços e até a próxima.