Programa para Afinar Voz

Curso Completo de Home Studio.

Programa para Afinar Voz

Afinação de voz em uma produção musical é uma das coisas mais importantes a ser feita.

Falo sem medo de errar que 99% das músicas que você escuta todas as vozes “sem exceção” são afinadas usando um programa de afinação.

Hoje com a tecnologia do jeito que está é possível fazer milagre em uma voz de um cantor. Falo que é possível fazer milagre, pois já peguei trabalhos para afinar voz e confesso que se fosse lançar a música do jeito que estava  era impossível escutar.

Existem vários plug-ins que faz afinação de voz, porém nem todos fazem o serviço com perfeição.

Existem plug-ins que faz a afinação automática, o que não aconselho, e também plug-ins para a afinação manual.

Geralmente os plug-ins de afinação de voz têm as duas funções: Manual e Automática.

Se você ainda não conhece, vamos a lista de alguns plug-ins para afinação de voz.

Auto-TuneAntares Auto-Tune – É um dos mais conhecidos plug-in para afinação de voz. Através dele é possível fazer afinação de vozes, instrumentos “desde que não seja acorde” o que é chamado Monofônico.

O Auto Tune é muito confundido como Pro Tools por alguns leigos. Falo isso porque já aconteceram muitas vezes no meu estúdio, pessoas perguntando se eu afinava a voz no Pro Tools, sendo que para afinação de voz se usa um plug-in, e esse plug-in pode ser usado em qualquer DAW “Software Multipista”.

V-VocalV-Vocal – Também é uma ferramenta para afinação de voz e instrumentos “Solo – Monofônico”. O V-Vocal vem junto com o Software Sonar, ou seja, assim que você instala o Sonar o V-Vocal já está disponível para uso.

O V-Vocal também é uma ferramenta completa para afinação de voz, para quem usa o Sonar ele é uma boa opção.

Com o V-Vocal assim como outros afinadores de voz, é possível aumentar ou amenizar vibratos, alongar ou diminuir notas e alguns efeitos que são usados em diversas músicas.

Waves TuneWaves Tune – Outro plug-in muito usado para afinação de voz. Waves Tune permite você fazer todas as suas edições sem muito esforço. As ferramentas do Waves Tune são bem fáceis e práticas de usar e está tudo na sua frente, sem precisar entrar em nenhum menu.

Com o Wave Tune você vai poder fazer mudanças suaves e também agressivas, podendo usar os parâmetros padrão ou fazer suas configurações personalizadas.

Eu particularmente usei o Wave Tune poucas vezes pois acabei não me identificando com ele, porém conheço pessoas que usa, gosta e indica.

MelodyneCelemony Melodyne – Para mim o melhor Software para afinação de voz. Melodyne é o plug-in que uso em minhas Produções Musicais, ele é um “Software – Plug-in” completo e perfeito.

Além de o Melodyne afinar instrumentos Monofônicos, através da tecnologia DNA (Direct Note Access) é possível afinar instrumentos Polifônicos, ou seja, através do Melodyne DNA é possível afinar ou editar acordes.

Como disse, o Melodyne é o plug-in que utilizo para afinar os vocais em meu estúdio, e é por isso que fiz um curso completo para ele.

Caso você queira conhecer e aprender como usar as ferramentas do Melodyne visite o link – Curso Melodyne 3.

Deixe seu comentário

Qual “Software – Plug-in” para afinação de voz em seu estúdio?

 
Torne-se um Membro VIP.

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Usando Plugins na Gravação
  2. Plugins VST Grátis – Download Imediato
  3. Softwares para Home Studio
  4. Cubase ou Nuendo?
  5. Audacity – Software Grátis
  6. Nuendo 5 – Mais que Completo
  7. Cockos Reaper – Digital Audio Workstation
  8. Qual o melhor Software para Produção Musical?
Tags: , ,

32 comentários

  1. Matheus Brasil 25534

    olá estes programas estão disponíveis para baixar na internet ou eles são com CD ou algo assim
    e se tem como baixar poderia me dar um link para baixar qualquer um destes programas. obrigado.

  2. marcio fidelis 24992

    Com certeza o melhor afinador de voz,é realmente incrível,comprei no site da celemony,há uns 2 anos atrás o Editor 2,0 ,já usei o pirata, mas sempre da uns paus,então me cadastrei no site deles e por muita sorte comprei por 149 dólares,mas o preço dele é 399 dólares, ai já não daria pra comprar,mas indico ele sim.

  3. Cesar Avila de Oliveira 12703

    Ola Danilo Gustavo gostei e achei muito interessante teu comentário sobre estes afinadores de vozes . onde posso comprar o celemony melodyne vc pode me indicar quem vende ? um abraço.

    JESUS É A LUZ DO MUNDO

    • Danilo Gustavo 22617 em resposta a Cesar Avila de Oliveira

      Olá César!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Acredito que no próprio site da Celemony você consegue comprar.
      Abraço.

  4. oi, uso bastante o melodyne e é o melhor e mais facil de se mexer mas até hoje nao vi a possiilidade dele ser usado ao vivo, sabe me dizer se tem como? me responda no sanmixdj@hotmail.com
    obrigado!!!

  5. Obrigado pela orientação! Irei adquirir este programa e DVD.

  6. quanto vc cobra pra editar uma musica?
    (afinar as vozes)

  7. “eu uso” o auto tuner, mas nem sei afinar nada :s

  8. Amigo Souza 4540

    Sem comentário! Eu uso o Melodyne 1 e olho para trás e não vejo nenhum outro parecido. Nota 10, para todos os Melodynes.
    Abraços

  9. Já testei alguns desses plug-ins, mas o Melodyne é sem comparação. Já fiz a segunda voz de uma dupla num trabalho todo no Melodyne. Abraço a todos e mais uma vez parabéns ao Danilo pelo blog.

  10. Vlw msm pelo post, tow iniciando ainda.
    Vou testar alguns aki.
    Abrass.

  11. Olá Danilo!Já tive o privilegio de testar alguns desses plugins citados aqui e tambem prefiro o melodyne.Mas gosto tambem do afinador do cubase 5 que é parecido com o melodyne,e acaba deixando a maquina mais leve.Você ja usou o afinador do cubase 5?

  12. Osvaldo Mota 3649

    Olá Danilo, gostaria de ter esse plugin (Melodyne DNA) por acaso você tem ele? ou só o curso? abraço

  13. Destes todos acho o Melodyne incrível, e o que eu recomendo. A capacidade de “abrir” um acorde é fantástica. O Melodyne esta em outro nível, muito acima dos concorrentes, pelo menos dos que conheço até hoje.

  14. santino vieira 3646

    Muito boa as dicas, você realmente é um profissional no ramo da música. Valeu.

  15. Tiago Padilha 3644

    Também uso o Melodyne. INCRÍVEL!

  16. Eu uso o auto tune identifiquei muito com ele

Trackbacks/Pingbacks

  1. Melhores Artigos de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Programa para Afinar Voz [...]
  2. Top 10 - Outubro de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Programa para Afinar Voz [...]

Deixe um comentário


9 − 4 =