Compartilhe:

Afinação de voz em uma produção musical é uma das coisas mais importantes a ser feita.

Falo sem medo de errar que 99% das músicas que você escuta todas as vozes “sem exceção” são afinadas usando um programa de afinação.

Hoje com a tecnologia do jeito que está é possível fazer milagre em uma voz de um cantor. Falo que é possível fazer milagre, pois já peguei trabalhos para afinar voz e confesso que se fosse lançar a música do jeito que estava  era impossível escutar.

Existem vários plug-ins que faz afinação de voz, porém nem todos fazem o serviço com perfeição.

Existem plug-ins que faz a afinação automática, o que não aconselho, e também plug-ins para a afinação manual.

Geralmente os plug-ins de afinação de voz têm as duas funções: Manual e Automática.

Se você ainda não conhece, vamos a lista de alguns plug-ins para afinação de voz.

Auto-TuneAntares Auto-Tune – É um dos mais conhecidos plug-in para afinação de voz. Através dele é possível fazer afinação de vozes, instrumentos “desde que não seja acorde” o que é chamado Monofônico.

O Auto Tune é muito confundido como Pro Tools por alguns leigos. Falo isso porque já aconteceram muitas vezes no meu estúdio, pessoas perguntando se eu afinava a voz no Pro Tools, sendo que para afinação de voz se usa um plug-in, e esse plug-in pode ser usado em qualquer DAW “Software Multipista”.

V-VocalV-Vocal – Também é uma ferramenta para afinação de voz e instrumentos “Solo – Monofônico”. O V-Vocal vem junto com o Software Sonar, ou seja, assim que você instala o Sonar o V-Vocal já está disponível para uso.

O V-Vocal também é uma ferramenta completa para afinação de voz, para quem usa o Sonar ele é uma boa opção.

Com o V-Vocal assim como outros afinadores de voz, é possível aumentar ou amenizar vibratos, alongar ou diminuir notas e alguns efeitos que são usados em diversas músicas.

Waves TuneWaves Tune – Outro plug-in muito usado para afinação de voz. Waves Tune permite você fazer todas as suas edições sem muito esforço. As ferramentas do Waves Tune são bem fáceis e práticas de usar e está tudo na sua frente, sem precisar entrar em nenhum menu.

Com o Wave Tune você vai poder fazer mudanças suaves e também agressivas, podendo usar os parâmetros padrão ou fazer suas configurações personalizadas.

Eu particularmente usei o Wave Tune poucas vezes pois acabei não me identificando com ele, porém conheço pessoas que usa, gosta e indica.

MelodyneCelemony Melodyne – Para mim o melhor Software para afinação de voz. Melodyne é o plug-in que uso em minhas Produções Musicais, ele é um “Software – Plug-in” completo e perfeito.

Além de o Melodyne afinar instrumentos Monofônicos, através da tecnologia DNA (Direct Note Access) é possível afinar instrumentos Polifônicos, ou seja, através do Melodyne DNA é possível afinar ou editar acordes.

Como disse, o Melodyne é o plug-in que utilizo para afinar os vocais em meu estúdio, e é por isso que fiz um curso completo para ele.

Caso você queira conhecer e aprender como usar as ferramentas do Melodyne visite o link – Curso Melodyne 3.

Deixe seu comentário

Qual “Software – Plug-in” para afinação de voz em seu estúdio?