Compartilhe:

Uma coisa básica mais que muitas pessoas que está iniciando tem dúvidas é: Qual programa devo usar para uma mixagem?

Bom hoje com a tecnologia avançada a maioria dos programas que tem no mercado oferecem ferramentas para ser fazer uma mixagem, e também uma gravação.
No mundo atual qualquer pessoa que tenha acesso a um computador e algum programa que vou citar aqui, poderá fazer uma mixagem.

Agora o que é uma mixagem?

A mixagem nada mais é que uma mistura ou seja, você ajudar volumes das trilhas, equalização, dinâmica, panorama, etc… Quanto melhor estiver a mixagem vamos escutar os detalhes de uma musica.

Por exemplo…

Existe músicas que algumas pessoas escuta tal detalhe, exemplo uma frase de violão, tem pessoas que não consegue escutar certos detalhes, já pessoas com o ouvido treinado consegue escutar o tal detalhe. Isto é o que diferencia as mixagens, o ouvido e a criatividade de cada um.

Bom então quer dizer que qualquer pessoa pode mixar uma música?

Sim qualquer pessoa que tenha o minimo de conhecimento em informática poderá mixar uma música, porém vai depender dessa pessoa a qualidade final do trabalho. Por isso digo que sempre estamos aprendendo.

Na mixagem existe vários fatores importantes, porém não vou falar detalhadamente aqui neste post, mais no Blog você vai encontrar vários assuntos sobre isso.

Então vamos aos programas…

Nuendo

Cubase

Sonar

Samplitude

Protools

Logic Pro

Audacity

Studio One

Adobe Audition

Acid Pro 7

Mix Pad

Music Maker

Em fim esses são alguns que eu conheço, e com certeza deve ter outros…

Eu atualmente uso o Nuendo,, agora vocês me perguntam porque é melhor?

Pra mim sim, já que tudo que quero fazer nele consigo, mais pra que usa o Sonar ou o Protools ou qualquer outra Daw não vai falar o mesmo, já que ele não está familiarizado com ele.

Então minha dica é: Escolha uma Daw e use no dia a dia, pois é ai que você vai se aprofundar nele. Imagine você no momento de uma mixagem não saber como adicionar um grupo, ou um fx, etc… Pega mal em frente ao um cliente, ou até mesmo se você estiver iniciando poderá ficar frustrado e desanimar da mixagem. Então não fique pulando de galho e galho, conseguiu tirar um som legal em tal Daw, se aperfeiçoa mais na que você conseguiu um bom resultado, pois um bom equipamento vale muito mais que um Software.

Conheço pessoas que tiram um bom som no Sonar, mas também conheço pessoas que tira um som ruim no Protools, e vice versa. Agora o programa é que é ruim? … Não simplesmente a pessoa que está operando ainda não se familiarizou com o programa e em si a Mixagem.

Então o negócio é estudar mais a cada dia e por mais que sabemos, ainda temos muito que aprender.

Caso você tenha em mente algum programa de Mixagem que não citei aqui, por favor deixe seu comentário.

Grande abraço e até a próxima.