Compartilhe:

Muitos me perguntam qual é o melhor programa para gravação e edição de locução.

O SoundForge foi e ainda é utilizado na gravação e edição de trilhas de locução, porém já não é o mais usado.

Hoje, com qualquer software multipista fica fácil gravar e editar uma locução, seja para fazer vinhetas, spots, etc.

Em um software para locução precisamos de canais de áudio individuais, insert para efeitos e fx, além – é claro – de muitos plug-ins instalados.

Eu, no meu estúdio, uso o Cubase e o Nuendo. Não sou locutor, mas sempre aparecem trabalhos para realizar nessa área, então contrato um locutor e faço a edição e mixagem da trilha.

Posso afirmar que tanto o Cubase quanto o Nuendo são completos para trabalhar com locução.

Se você precisar gravar nos formatos mais usados do mercado, com eles é possível fazer isto.

Se você precisa duplicar a trilha, criar efeitos individualmente, abrir efeitos para cada canal, etc., tudo isso é possível e mais um pouco (risos).

Quer gerar efeitos a partir de uma voz? Pode usar qualquer efeito que já venha com o Cubase ou Nuendo ou instalar os milhares de VST que hoje existem no mercado.

Efeitos para deixar a voz robótica – flanger, delay, chorus, etc. O que você precisar para conseguir uma locução profissional é possível fazer por meio desses dois softwares.

Agora, você me pergunta: Danilo, então quer dizer que os melhores softwares para locução são o Cubase e o Nuendo?

Para mim, sim.

Vou explicar o porquê.

O melhor software é aquele que o usuário domina. Aquele em que você sabe onde está cada ferramenta e como encontrar rapidamente algum detalhe pedido por um cliente, no caso aqui, de locução.

Pro Tools é bom, claro. O Logic Audio é bom. Não existe software ruim, o que faz o som ficar bom é a pessoa que está operando, equipamentos e, aqui, o locutor.

Uma pessoa pode não conseguir um bom som no Pro Tools, já outra consegue um som maravilhoso no REAPER “que, por sinal, é um ótimo software”.

Uma pessoa pode não conseguir um bom som no Cubase, já outra consegue um ótimo som no Sonar… E por aí vai.

O que quero que entenda é que a resposta para a pergunta “QUAL É O MELHOR SOFTWARE PARA DETERMINADA SITUAÇÃO?” está exclusivamente na mente das pessoas.

Se você está iniciando agora, preocupe-se em estudar e tirar o melhor som e escolha um software de que você possa ter referências pelos seus usuários.

Até o próximo artigo.

Forte abraço!