Qual o melhor Software para Produção Musical?

Curso Entendendo o Compressor

Qual o melhor Software para Produção Musical?

Todos os dias recebo a seguinte pergunta: Qual o melhor Software para Produção Musical?

Essa é uma pergunta que pode parecer difícil de responder, porém hoje depois de 6 anos de áudio e 13 anos de música posso afirmar o que você vai ler aqui.

Quantos Softwares para Produção Musical existem no mercado?

Inúmeros. Hoje existem vários softwares para produção musical no mercado, softwares pagos e grátis.

Vou citar alguns softwares para produção musical que conheço e os que são mais utilizados por muitos.

Cubase

Um software completo para gravação, edição, mixagem e masterização. Lançado pela empresa Steinberg o Cubase ganhou espaço nos estúdios de grande porte e com este software é possível fazer qualquer gravação profissional.

Se você quer trabalhar com áudio e midi, o Cubase é um software completo.

Nuendo

Outro software da empresa Steinberg muito, mais muito parecido com o Cubase. Os projetos gravados no Nuendo podem ser abertos no Cubase tranquilamente, sem precisar exportar em OMF.

OMF – Projeto de áudio que pode ser aberto pela maioria dos softwares de gravação. Um projeto de áudio salvo em OMF pode conter quase todas as informações do projeto original, porém algumas configurações como efeitos e encaminhamentos de canais poderão não ser salvos.

Logic Pro

O Logic Pro Faz parte do pacote Logic Studio e foi desenvolvida para uso exclusivo para a plataforma Mac OS X.

Este software vem ganhando espaço a cada dia nos estúdios de gravação e também nos estúdios caseiros nos quais chamamos de Home Studio.

Sonar

Talvez um dos softwares de gravação mais conhecido no mercado. O Sonar vem de longa data e é muito comentado por quem está iniciando um Home Studio.

Acredito que muitos que estão lendo este artigo provavelmente já passou pela versão Cakewalk Pro Audio 9.

Pro Tools

Por muitos, um dos melhores softwares de produção musical se não o melhor. Na verdade pode ser muito bom para quem sabe usar, assim como qualquer outro software (Irei falar sobre isso durante o artigo).

Durante o artigo e os comentários que irão surgir você vai notar que cada um tem uma opinião sobre cada software de gravação.

Reaper

Uma incrível DAW que vem ganhando um grande espaço entre os produtores musicais.

Um software pequeno e leve, porém traz todas as ferramentas necessárias para uma produção musical, vale à pena conferir.

Como escrevi no inicio do artigo, existem inúmeros softwares de gravação, Reason, Fruit Loops, Studio One Pro, Ableton Live, Traktor Pro, Sony Acid, entre outros.

Como escolher o melhor software para produção musical?

Que tal partir pelo lado mais simples:

Pergunte para amigos que trabalham com áudio, pesquise nos últimos meses quem deixou um software para ir para outro e o porquê da troca. Através disso você vai saber qual software escolher para se dedicar e iniciar suas produções musicais.

Para mim o melhor software é aquele que domino todas as ferramentas, não existe nada pior que deixar um cliente esperando enquanto você procura um atalho ou uma ferramenta que não sabe utilizar.

A partir do momento que você escolheu um software para gravação se dedica ao máximo em aprender tudo sobre ele.

Um conselho:

Posso dizer que 80% das pessoas que já trabalham com um software e querem partir para outro, desistem na primeira semana, alegando que o software é muito complicado. A grande verdade é que um uma semana dificilmente teremos bons resultados no aprendizado de um software. Para aprender a usar a maioria das ferramentas de um software é necessário dedicação e um aperfeiçoamento diário.

Existem alguns cursos em vídeo que disponibilizo no link – Loja.

De sua opinião

Qual software você utiliza em suas produções musicais?

 
Curso Monte seus Plaubacks

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Produção Musical – Ángel y Delta
  2. Softwares para Home Studio
  3. Produção Musical do CD Ángel y Delta
  4. Etapa 7 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [A Gravação]
  5. Etapa 6 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [Os Músicos]
  6. Etapa 5 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [Os Arranjos]
  7. Etapa 4 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [O Estúdio]
  8. Etapa 3 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [O Produtor]
Tags: ,

106 comentários

  1. Já usei alguns softwares diferentes, comecei com o antigo CoolEdit que se transformou em Audition, que também utilizei. Hoje utilizo o Nuendo, que tem todas as ferramentos que preciso, trabalho tanto com gravação de musicas em estúdio como edição de áudio para vídeos onde se encaixa muito bem.
    Concordo com o Danilo, deve-se escolher um e saber utilizá-lo bem.

    • Danilo Gustavo 3887 em resposta a Christian Tanto

      Olá Christian!

      Também já usei o CoolEdit, porém pouquíssimas vezes.
      O Audition ainda não usei, já que conheci o Nuendo antes dele, e até o momento não vejo necessidades em mudar de Software, para mim o Nuendo é completo.

      Abraço.

  2. Eu uso o nuendo e cubase…O único problema que vejo no mercado é que a maioria dos clientes acham que Pro-Tools é o melhor do mundo e que pra ficar 100% profissional uma gravação tem que usar ele…Já perdi muito serviço por conta dessa ignorância das pessoas…

    • Danilo Gustavo 3888 em resposta a Diego

      Olá Diego!

      É infelizmente tem essa de que o Pro Tools faz o cantor cantar bem (risos).
      Faz o seguinte, deixa o Pro Tools instalado em sua máquina, e se alguém perguntar se você tem mostra ele para o cliente.
      Mais fique tranquilo Diegão, quando uma música que você produziu estiver nas paradas, quando a pessoa perguntar se você usa Pro Tools, diga que não e mostra a música que você produziu usando o software que você está usando no momento.

      Abraço.

  3. No momento estou utilizando o Reaper, as vezes utilizo o Ableton Live, mas esse Reaper para Home Studio realmente é muito bom,pelo fato dele ser leve e bem intuitivo.

  4. Ola Danilo! Ja venho lendo o seu blog a muito tempo, mas nunca cheguei a deixar um comentario.
    Uso o adobe audition 3 para fazer as captações de instrumentos reais, fruity loops pra instrumentos virtuais, acho mais facil programar midi nele.

    Gostaria de saber o que o Danilo acha sobre o adobe audition 3 para produção , mistura e masterização!

    Obrigado pelos bons artigos do blog.
    Fq cm Deus!

    • Danilo Gustavo 3895 em resposta a Mari

      Olá Mari!

      É um prazer ter você aqui no Blog.
      Bom particularmente não usei o Adobe Audition para Produção Musical, porém pelo o que li dele é um software completo assim como vários no mercado.
      O que sempre aconselho é: Conhecer o software de cabo a rabo (risos), onde fica cada ferramenta e atalho que você vai utilizar no dia a dia das gravações, mixagem e masterização.
      Eu gosto do Nuendo pois me familiarizei com ele e acho ele muito fácil de usar, porém é o que eu disse em alguns artigos, DAW é gosto e prática.
      Porem é aquele negócio, sempre tem um cliente que chega e pergunta: Qual Software você usa em suas gravações?
      Audition não é um nome forte no mercado, porém é possível tirar um ótima qualidade com ele, já que ele possui todas as ferramentas.

      Bom espero ter ajudado, e grande abraço.

      • Helder Marcatto 11617 em resposta a Danilo Gustavo

        Olá Danilo ! Será que vc poderia me explicar o que significa a palavra DAW, pois procurei na internet e não encontrei nada plausivel.

  5. EU USO O NUENDO 4 E ACABEI DE COMPRAR O PRO TOOLS 9 ESSE SOFTWERE PODE ATE SER UM DOS MELHORES NA PRODUCAO MUSICAL MAS E MUITO COMPLICADO DE SE USAR O NUENDO E MUITO FACIL

    • Danilo Gustavo 3900 em resposta a Alberto

      Olá Alberto!

      O Pro Tools até que não é complicado de usar, basta usar ele no dia a dia, assim você vai pegar prática.
      Também uso o Nuendo e não abro mão dele.

      Abraço.

      • Faguinho 10200 em resposta a Danilo Gustavo

        Danilo,porque vc usa o nuendo e não o cubase já que foi o primeiro que surgiu?desculpe a pergunte é só curiosidade,parabens pelo blog violento(risos)

  6. Rhaony Oliveira 3870

    Boa Noite a todos!
    Eu usava o cubase sx3 quando começei, depois que testei o REAPER mudei definitivamente e não me arrependo.
    O REPAER é completo além de ser muito mas leve que os outros.
    RECOMENDO.

    Valeu!

  7. fagner barbosa 3873

    o primeiro programinha q comecei a brincar chama´se adobe audition,porém desde de comecei a fazer algo mais profissa uso o nuendo ,me identifiquei com ele e cubase 5 ,prentendo sempre usalo ,claro q ainda tenho muito a aprender pois ainda vou completar 2 anos de audio,mas axu eles bem completos ,ainda mais em relação as ferramentas midi ,são fantasticas!!!sem falar no fato do protools só fazer bounce em tempo real !!!fico com nuendo e cubase ,têem td oq eu presciso!!!

    • Danilo Gustavo 3905 em resposta a fagner barbosa

      Olá Fagner!

      É isso ai amigo, se você está acostumado com o Nuendo ou Cubase fique com ele, pois ficar pulando de galho em galho não é uma boa opção, em vez de ficarmos preocupado em fazer bons arranjos e uma boa produção musical, ficamos preocupados em aprender um monte de software, o que não acho muito válido.

      Abraço.

  8. Eu uso o Sonar x1, acho ele maravilhoso, tenho gravações que fiz nele que não perdeu em nada para o protools, pena que o sonar não tem pra mac só no boot cam. Não queria mudar mas se quero partir pra um mac o que seria?abç.

  9. Ola pessoal, que bom poder compartilhar as minhas experiencias com mais amantes da musica.
    Bom, comecei a fazer as minhas produções por incrível que pareca com o Sony Vegas, pois era o único software que tinha acesso e conhecimento.
    Então apos conhecer o artsomstudio do nosso amigo Danilo Gustavo, que migrei para o Nuendo 3 e posteriormente para o Cubase 5 por que tudo que preciso tem em um ou em outro.
    Na realidade o Cubase 5 pra mim era o que estava faltando no meu studio e foi gracas as vídeo-aulas sobre o nuendo feitas pelo Danilo que conheci o mesmo e hoje estou com o Cubase 5 que e o que mais se adapta a minha realidade.
    Abraco a todos e fiquem com Deus.

    • fagner barbosa 3993 em resposta a Leandro Léo

      tbm pude começar a gravar graças as video aulas do danilo ,akela do nuendo 3.2 !!!!!gosto muito do nuendo e cubase !!!nós q usamos não devemos nos sentir inferiores a kem usa pro tools ,ninguem vai ser melhor só pq usa pro tools !!! abraços a todos

    • Danilo Gustavo 3998 em resposta a Leandro Léo

      Obrigado por compartilhar sua experiencia aqui no blog Leandro.

      Grande abraço.

  10. Olá Danilo e toda a galera que participar do blog. Trabalhando com produção musical de verdade o primeiro programa que utilizei e utilizo até hoje é o Sonar. Mas antes disso aprendi a fazer produções no Vegas e Sound Forge (coisa de fundo de quintal). O Sonar é um programa muito fácil de manusear e muito prático pra quem trabalha com midi, instrumentos virtuais e áudio. Já fiz várias produções e até hoje trabalho com ele. Por motivos de escolha do mercado tive que aprender a operar também o Pro Tools que ao meu ver já não oferece facilidade na produção de midi e no trabalho com os instrumentos virtuais e também não aceita alguns tipos de plugins. Em vista do Pro Tools, o Sonar tem um grau de facilidade de operação muito grande. Mas acho que o segredo é dominar o programa como o Danilo disse. Assim, você tem total confiança no trabalho que está fazendo e pode chegar no resultado que espera. Abraço a todos e parabéns pelo site e pelo blog Danilo.

  11. Olá Danilo,

    Eu comecei usando o FL Studio, acho ele ótimo pra trabalhar com MIDI, mas sinto que ele peca muito ao trabalhar com WAV, não é muito prático. Por esse motivo comecei estudar o Cubase. Experimentei o Reaper e gostei muito também, alguns recursos do Reaper são até mais fáceis de usar que o Cubase, mas é provável que eu continue com o Cubase pela maior quantidade de informações disponíveis. Apesar de não ser muito difícil trabalhar com MIDI no Cubase, ainda não deixei o FL Studio.

    Grande abraço e Deus te abençoe.

  12. sem sombra de duvida o melhor software é akele que vc domina muito bem suas ferramentas, nao adianta um dizer q sonar faz isso outro dizer q cubase faz akilo q fl studio é pra certo tipo de musica ou live é pra outro, se vc dominar o software vc faz o que quizer com ele, … e nao adianta dizer, aaaah mais eu uso um pra midi e outro pra wav, ISSO QUER DIZER QUE VC NAO TA DOMINANDO NENHUM DOS DOIS

    • Danilo Gustavo 4285 em resposta a Anderson

      Olá, Anderson!
      É exatamente isso amigo.
      Escuto pessoas falando que gravar áudio em um software, midi em outro, depois volta para o outro software para mixar, e por ai vai. Na verdade isso acaba virando uma verdadeira bagunça, eu não recomendo. É como você disse: Se a pessoa grava midi em um software e áudio em outra, é porque ela não domina totalmente o software.

      Grande abraço, e obrigado pelo comentário.

  13. Sou Fan do cubase porém conheci o Logic pro 9 é muito bom esse software e tem muita gente migrando pra ele, o que a versão 6 do cubase colocou agora de edição de bateria e e edição multitrack já tem no logic, o logic é muito avançado na minha opinião, e a interface dele vem sendo copiada por muitos outras daw que vem surgindo aí, o protools é muito bom pra quem trabalha mais com audio, samplers e midi não acho legal.

  14. Uma vez eu fiz uma pergunta a um produtor amigo meu, acho que a mais feita da area de produção musical: Qual o melhor software de produção? ele me disse: Pro tools e eu – porque? ele – os pluguins do pro tools age de uma forma diferente de todos os outros principalmente os processadores de dinamicas. foi a resposta mais contundente que já me deram em relação a esse assunto, comecei a usar o pro tools pra tirar essa duvida e cheguei a essa mesma conclusão, o pacote da focusrite são covardia…

  15. Rino sou novo na area de produção e o primeiro programa que usei foi o cubase 5.1.2 e logo de cara me indentifiquei com ele,tente usar o sonar não gostei protools tambem não gostei.isso ai é questão de dominio e pra vc ter esse processor de pluguins vc tem que ter o protools por completo digo placas e seus perifericos valeu …

  16. Daniel Carvalho 4359

    Utilizei o sonar desde a versão 2 … ainda no windows 98, testei diversos softwares como, pro tools, reaper, nuendo, o que melhor me adaptei foi o cubase, atualmente uso a versão 5, e estou bastante satisfeito. na minha opinião o melhor software é aquele em que você se sente mais a vontade para trabalhar.

  17. Djacy Lima 4516

    Olá Danilo, só hoje deparei com com este site maravilhoso, li o e-book, como montar seu homestudio, e agora prentendo fazer parte deste grande grupo de apaixonados por musicas.
    Há uns dois anos estou montando meu singelo studio em minha casa, e tenho penado bastante sobre o que comprar, principalmente com realção a plugins de bateria por exemplo já que eu ainda não tenho uma. outra diificuldade é a instalação que nem sempre dar certo. ainda estou no antigo XP SP3 32, uso o CUBASE 5 que sempre me atende muitissimo bem, formatei todo meu PC e agora ao reinstalar o CUBASE 5 a Barra transporte não aparece na tela, clico F2 aparece marcada mas não vejo-a, podes me ajudar
    abraços

  18. Amigo Souza 4537

    Já fazendo parte da “familia Danilo Gustavo”, achei muito bom esse “entrevero de prosas” (sou gaúcho do “garrão” do Rio Grande do Sul)e “lôco” de interessado para aprender algumas “cozinhas más” sobre o mundo fantástico e encantado da música. A escolha de um determinado programa eu comparo quase como torcer por um time de butebol. Eu, por exemplo, tenho uma afinidade tão grande pelo meu Nuendo 3 que não penso em trocar nunca e assim por diante… Mas ainda digo, sem querer porventura contrairar o MESTRE DANILO, que o que se sobressai de tudo isso (a escolha de um determinado programa de gravação)é o que tem que se agregar a ele: Uma boa placa de áudio e se puder um bom pré mic. Grande abraço a todos.
    Amigo Souza.

    • Danilo Gustavo 4798 em resposta a Amigo Souza

      Olá Amigo Souza!
      Mestre, to longe disso, e nem me passa pela cabeça (risos). Acredito que só existe um (DEUS).
      Obrigado pelo seu comentário, é exatamente isso.
      Grande abraço.

  19. EU USO O ADOBE 3.0 A UM TEMPO E TENHO MEDO DE PARTIR PARA OUTRO SOFTWARE. CONSIGO FAZER MINHAS PRODUÇÕES DE FUNK,BREGAS,HIP-HOP…
    MAS TENHO MEDO DE MIGRAR PARA OUTRO PROGRAMA.POIS JÁ TENHO UMA PRATICA NO ADOBE.

  20. Cleidson Gomes 5175

    Danilo Parabéns pelo site,muito bem trabalhado seu material, e muito didático.Deus te abençoe ricamente. Abraço

  21. Jaime Chacale 5216

    Pessoalmente, acho o Cubase 5, o melhor DAW. É bem rico, facil de manejar e com um layout bonito, sem muita confusão. Uso o cubase desde a versao 16 bits, srsr. é muito tempo. Estou pulando agora para o pro tools 10 por curiosidade, rsrsr. alias, os plugins nativos sao muito fortes.

  22. Marcos Henrique 5236

    Lendo a matéria e alguns comentários, percebi que as dúvidas e situações em torno da melhor DAW a ser usada, acaba meio que chegando a uma mesma opinião: de que a melhor Daw mesmo, é a que você domina e que o Protools somado a uma mesa de muitos canais e um rack recheados de periféricos famosos,já é garantia de contrato com o artista. Mas como você mesmo disse Danilo, sem experiência e conhecimento de como usar as ferramentas, não se vai a lugar algum. Pesquisando a um ano atrás no Youtub, achei seus videos sobre o Nuendo 3.2, comprei os mesmos e o programa Nuendo 3.2 com outra pessoa. Fuçando um pouco mais, achei o Cubase 5 , fiquei facinado pelo programa e suas ferramentas, deixei o Nuendo e mudei para o Cubase, e como os programas são semelhantes, continuo usando os videos do Nuendo , mas no Cubase rsrs. Já to fazendo algumas coisas , mas ainda há muito que aprender , e o que comprar também, como diz o Rodrigo Itaboray , estudio , homestudio , é um sumidouro de dinheiro rsrs, mas um vez envolvido e encantado com o universo da musica e tecnologia , é difícil resitir as tentações rsrsrs. Abraço a todos.

    • Danilo Gustavo 5632 em resposta a Marcos Henrique

      Olá, Marcos!
      Realmente, o Home Studio é mais que uma família (risos).
      Iniciei com uma mesinha de som e uma microfone dinâmico, hoje já não sei direito em que tenho na minha sala.
      Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  23. Moisés Emídio 5307

    Sempre usei o SONAR, e gosto muito!
    Foi o primeiro programa que usei quando comecei (isso em 2009) e nunca troquei.
    Existem comentários rolando em todo lugar que produzem
    muitas dúvidas com relação a qual programa usar, e se isso influencia no resultado final do trabalho!

    Talvez fosse interessante e muito mais construtivo pra todos nós que estamos ak aprendendo uns com os outros se expuséssemos o porque que gostamos de tal programa.

    Por exemplo:

    Eu gosto do SONAR por que:

    1)ELE TÊM INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE ÓTIMOS TIMBRES.
    (INSERT/SOFT SYNTHS)AI É SÓ ESCOLHER.

    2)PORQUE É FÁCIL CRIAR UM BUS E ENVIAR AS TRAKCS PARA ELES.(LOGO EM BAIXO DA MASTER CLICA COM O BOTÃO DIRETO DO MOUSE E INSERT STEREO BUS). MUITO INTUITIVO! HE HE HE

    3)AS FERRAMENTAS DE EDÇÃO SÃO ÓTIMAS PRINCIPALMENTE A AUDIO SNAP QUE COLOCA AS COISAS FORA DO TEMPO NO TEMPO! “dentro de certas limitações” HE HE HE

    ACHO O SONAR MUITO BOM!

    Me desculpe a falta de conhecimento mais, existem algumas ferramentas a mais no nuendo ou no cubase que faça uma grande diferença que o Sonar não a tenha?

    Se ouver me falem que Talvez eu troque! rsrsrs

    Um abração pra vcs e até +!

    • Danilo Gustavo 5656 em resposta a Moisés Emídio

      Olá, Moisés!
      Como você mesmo disse: Você gosta do Sonar, e isso basta (hehe). Falo isso porque eu gosto do Nuendo, dificilmente uma pessoa vai fazer eu trocar de DAW, pois já estou acostumado com ele. A mesma coisa é com você, já está familiarizado com o software, caso você for trocar, vai se sentir um pato fora da lagoa, a não ser que você aceita a estudar esse software e queira realmente trocar de DAW.
      Abraço e sucesso.

  24. Ja usei o Cubase e atualmente uso ProTools. Para mim uns dos melhores.

  25. Jean Mattuz 5440

    É isso ai moisés,já to até enjoado de ouvir”o melhor é o q vc domina mais”se vc comprar uma “moto 125c” e dominar bem em algum ponto ela pode ate ganhar de uma “1.100″,mas queremos saber q ponto é esse,se é justamente o ponto em q queremos trabalhar,então o canal é que “moto” devo aprender a “pilotar” para o tipo de “pista”, se o tipo de pista for o msm ,qual “moto” mais sofisticada,q tenha as ferramentas ou plug’s de melhor qualidade q possa te dar vantagem junto ao seu aprimoramento.
    então julgando q quem procura essa informação esta disposto a aprender,
    qual o Dow q tem no mercado hj,q venceria a corrida se eu começasse a aprender tudo hj?
    Desde já agradeço.

  26. Jean Mattuz 5443

    Penso o seguinte,o piloto pode até fazer muita diferença,mas comparando a formula-1,se trocarmos os pilotos de equipe,e dermos tempo para eles se adaptarem,o ranque vai ser o msm?
    então há diferença tb no software,hj qual software esta na frente julgando o beneficio final e q eu tenha tempo para me adaptar?

  27. marcio fidelis 5821

    É o seguinte sempre usei o sonar,acho ele bem simples mas to querendo mudar pro cubase pq ja gravei nesse softwe e é muito lindo e o som com certeza parece bem mais firmeza.

  28. jimmy Rubens 5823

    Olá Danilo, muito bom esse tema sobre softwares.Mas estou iniciando um home studio e trabalho com produção de radio, uso o vegas e o sound forge .Me indicaram o cubase para trabalhar tbm, vc acha viável essa idéia para criação de vinhtas ? abraço

  29. olá Danilo,qual a diferença entre o cubase e o nuendo? Pois estou usando o cubase 5 gosto muito dele. estou aprendendo cada dia mais e em breve estarei comprando alguns dvds de vc.Cada vez que entro nesse site eu fico mais confiante em consquistar meus objetivos ou onde eu quero chegar!! qualquer dia vou enviar algumas musicas gospel minha pra vc ouvir..
    flw Danilo Deus te abençoe

  30. George Hanum 6053

    Fala Danilo, tranquilo?

    Me responde uma coisa, eu estou começando a trabalhar com locução. Qual software vc me indica apenas para tratamento de voz?

    Um abraço.

  31. o que vc acha do Adobe audition??, pois me dei bem com ele

    • Danilo Gustavo 6418 em resposta a Brendo

      Olá Brendo!
      É um software legal, porém, limitado.
      Abraço.

      • Brendo 6464 em resposta a Danilo Gustavo

        vc aconselha qual ke seja facil de utilizar, pq como não tenho curso, tenho que ter algo mais facil de usar e rapido para não perder tempo, mas que tenha ferramentas necessarias para qualquer coisa, um programa que gostaria de ter seria uma de fazer loops, facilmente tbm, pois uns que achei não pode ser gravado, e outros dao trabalho de criar um por um entende?

        • Danilo Gustavo 6533 em resposta a Brendo

          Olá Brendo!
          Todos são fáceis de usar, porém, é preciso dedicação.
          Costumo dizer o seguinte: Dirigir parece ser complicado, mas depois de pegar a prática, trocar de marcha, dar seta, etc. vira uma coisa simples de fazer, nem é preciso pensar, é tudo automático.
          A mesma coisa é com o software, qualquer software que você pegar para usar vai ser complicado, simplesmente porque você não tem prática, depois de alguns dias utilizando, você vai ver como tudo é mais fácil.
          Uso o Nuendo e indico.
          Abraço.

  32. reaper faz tudo o que as outras daws fazen mas eu garanto a voçes é bem melhor. e logo vamos ganhar verçao em portugues heheheheh

  33. uso o nuendo 4, e nao vejo necessidade de trocar ele por qualquer outro software. porem tem todas as ferramentas que preciso..
    agora falo com vc… USO O NUENDO E NAO ABRA MÃO DELE.. rsrsrs
    abraço danilo…

  34. Cara Ja usei o Reaper e agora me adaptei mais com o Reaper, sou novo no assunto, gosto do reaper nem sei porque, achei ele mais fácil, mas se eu continuar a usar ele, e exigir mais dele, ele vai me deixar na mão? ele é completo? ainda tenho o Reaper mas ripado, as vezes não sai som, o reaper ta tudo ok!

    • Danilo Gustavo 7056 em resposta a Juniorbass07

      Olá Junior!
      Acredito que não, mas ele não é tão popular, o que pode trazer problemas na hora de você abrir um projeto que vem de outro estúdio.
      Abraço.

  35. :(….Correção….:)
    Cara Ja usei o Cubase e agora me adaptei mais com o Reaper, sou novo no assunto, gosto do reaper nem sei porque, achei ele mais fácil, mas se eu continuar a usar ele, e exigir mais dele, ele vai me deixar na mão? ele é completo? ainda tenho o Cubase mas ripado, as vezes não sai som, o reaper ta tudo ok!

  36. Marcio fidelis 8379

    Olha eu aprendi a gravar no sonar e hoje acho que domino um pouco esse programa,mas tive alguns problemas com ele e acabei mudando pro studio one 2,e me apaixonei de cara, acho que não volto mais pro sonar,tentei comprar o cubase,nuendo mas sempre estava indisponivel nas lojas e muito caro.Hoje estou com bom,bonito e barato certo.

  37. Olá, Danilo. Tudo bom?
    Eu uso o Ableton Live 8. O que você acha desse software? Ele é limitado ou dá para fazer produções profissionais com ele? Vejo muito o pessoal de música eletrônica usando o Ableton. Ele seria mais apropriado para este tipo de música?

    Abração.

    Gabriel Diniz.

  38. Grande Danilo!!
    É loucura, mas uso o Nuendo, Cubase 5 e Sonar X1, explico:
    Sou produtor e ainda não montei meu proprio home, por isso, quando vou produzir alguns músicos, aqui na região, os tres estúdios que frequento usam as DAWS citadas acima. Mas pretendo montar o meu e estou juntando uma graninha para isso, então sua resposta será muito importante. Das DAWS que citei, nenhuma delas utiliza hardware dedicado, só o Pro tools, que só conheço por meio de leitura. O fato de seus periféricos externos serem poderosos, não faz diferença no resultado final de uma mix? Te pergunto isso por que estou inclinado pro lado do cubase 6, mas como vou iniciar meu estúdodo zero sua opinião será decisiva.

    • Danilo Gustavo 9313 em resposta a Juno Rodrigues

      Olá Juno!
      Indico o Cubase.
      Abraço.

    • serginhosimoes 22039 em resposta a Juno Rodrigues

      Também penso assim, muita gente fica falando que o pro tools é maravilhoso coisa e tal, mas sabemos que a maioria dos estúdios que o utilizam tem também uma estrutura invejável do ponto de vista técnico e de pessoas, ou seja o resultado final é excelente e não apenas o software, outra coisa é que se você for atualizar seu programa você vai ver a grana que vai gastar em comparação aos outros, porém pesa o lado comercial ou seja, o cara chega perguntando: Qual programa você usa? – Se a resposta for Pro tools ele abre aquele sorriso e não quer nem saber do resto pode usar o pior equipamento que “depois a gente arruma na mixagem” rsrsrs

  39. marcio fidelis 11332

    Pois é Danilo,aprendi muito no sonar,mas resolvi mudar de plataforma,comprei o studio one da pressonus, estou muito satisfeito com ele,é simplismente fantastico e facil de se mexer,muito parecido com o cubase.acho que fiz uma boa troca, pois não pretendo troca-lo tão cedo.

  40. Olá Danilo,

    Eu uso a “Studio one”(presonus)- interface da AUDIOBOX.
    Tenho uma x3 live, gostaria de saber se tem como usar o efeito a minha pedaleira junto com a daw(já que não quero usar os efeitos do programa?

    Grato,

    Marcelo Oliveira.

  41. Olá Danilo,

    Atualmente estou usando o Nuendo 5, e me deparo com alguns problemas do tipo: ele não esta abrindo projetos com mais de 10 pistas, ou mesmo templates que salvei com mais de 10 pistas. O que pode ser?

  42. Leandro Martins 11517

    Penso que as vezes as pessoas confundem muitas coisas,por exemplo quando falam de pro tools parece que o programa faz milagre do tipo…captar a voz do SILVIO SANTOS cantando e depois de passar pelos pluguins dele vc vai ouvir a voz do FRED MERCURY,o DANILO disse tudo,a melhor DAW é aquela que vc domina e outra coisa… em qualquer área relacionada a música o “OUVIDO e o BOM SENSO” SÃO mais importantes do que qualquer coisa!uma vez conversei com um cara cheio de marra e eke dizia q só trabalhava com pro tools q as baterias dele ele só sequenciava com bfd porque nenhum outro softwere não valia nada…um dia fui ouvir um trabalho do cara,meu DEUS que DESGRAÇA!kkkk

    • Danilo Gustavo 11895 em resposta a Leandro Martins

      Olá Leandro!
      Realmente, o pessoal infelizmente tem muito disso, que tal software faz milagre.
      O importante é o som que se tira e não o software que se usa, pode ser um Cakewalk Pro Audio (risos) “Não precisa exagerar né, Danilo”, o importante é o som.
      Abraço e sucesso.

  43. Atualmente uso Cubase 5 e NUendo 5, e não deixo de usa-los pelo PRO TOOLS, que ja experimentei e não curti, ambos tem todas as ferramentas que o pro tools tem, e o som final é o mesmo. O resto é frescura de musico enjoado.

    Abraço e todos.

  44. João Victor Lima 12702

    Quando comecei usava o Mixcraft 4, até que um amigo produtor me apresentou o Sonar (na época o 6). Desde então, nunca mudei de DAW. Me aperfeiçoei nesse e hoje uso o Sonar X2 Producer. Excelente DAW, inclusive. Não troco por nenhum Pro Tools…

  45. Jorge Bernardo de Lima 12751

    Olá Danilo.
    Sou usuário de Mac e já usei muito Windows, mas neste campo de música achei mais facilidade no MAC,
    Ainda não sou expert no Garage Band, mas como você mencionou acima, software musical você tem que se entregar totalmente e se dedicar muito.
    Gostaria de ler o seu comentaário sobre o GB.
    Admiro muito o seu trabalho,atenciosamente,
    Jorge Bernardo

    • Danilo Gustavo 22624 em resposta a Jorge Bernardo de Lima

      Olá Jorge!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Particularmente não usei o Garage Band por muito tempo, mas se tratando de MAC não tem nem o que falar, é um ótimo software.
      Forte abraço.

  46. danilo vc prefere o sonar ou cubase? tenho os dois mais quero aperfeiçoar so em um que dica vc me da…

  47. Paulo Tadeu Santos 22134

    Olá Danilo,

    Tô viajando muito aqui nos comentários, parabéns pela iniciativa. Pessoas assim só tem à acrescentar em nossa carreira.
    Então, sem mais delongas rs, pretendo enganjar de vez na música. Sou amante da música eletrônica(Psy Trance, Progressive Psy Trance, Techno e etc.), e ultimamente estou estudando bastante a Cultura Black(Jazz, Soul, Blues, Funky e Hip-hop). Meu objetivo é Mesclar, mixar os dois estilos e suas vertentes numa só música(Quase um estilo próprio rs). Pode me ajudar à escolher o melhor software para que isso aconteça com um pouco mais de facilidade(porque eu sei que produção musical não é nem um pouco fácil. rs)

    Minhas inspirações hoje são: Terrace Martin, Pharrel Willians, 9th Wonder, Ritmo, Ace Ventura e por ai vai. Porém todos eles(creio eu), utilizam o Logic Pro.

    Aguardo seus comentários, e mais uma vez, Parabéns!

    Atenciosamente,

    Paulo Santos.

    • Danilo Gustavo 22861 em resposta a Paulo Tadeu Santos

      Olá Paulo!
      Olha, esse estilo não é o meu forte, mas vejo produtores usando Reason, Logic Pro, Cubase e outros, é uma questão de gosto.
      O que manda muito são os VSTi que você vai usar para os timbres e efeitos.
      Forte abraço.

  48. Utilizo a muitos anos o cakewalk e agora estou com o SONAR X2. É o melhor de todos. Os VSTs são perfeitos. Grande abraço.

  49. Nathan Porto 38550

    Olá Danilo,

    estou muito interessado em Home Studio ultimamente, e fiz uma pesquisa sobre os softwares. Gostaria de uma indicação para um novato no ramo, pelas minhas pesquisas e comentários acima fiquei entre o Cubase e o Reaper.

    Gostaria de uma opinião profissional eles ou outro software que vc indicaria para minha circunstância.

    Agradecido

Trackbacks/Pingbacks

  1. Volume Ideal para Gravação | Produção Musical | Produção Musical - Home Studio - [...] O volume em si não significa que o sinal vai chegar legal a seu software de gravação. [...]
  2. Softwares para Home Studio | Produção Musical | Produção Musical - Home Studio - [...] Atualmente, é praticamente impossível gravar sem usar um software de áudio. [...]

Deixe um comentário


+ 6 = 8