Compartilhe:

Todos os dias recebo a seguinte pergunta: Qual o melhor Software para Produção Musical?

Essa é uma pergunta que pode parecer difícil de responder, porém hoje depois de 6 anos de áudio e 13 anos de música posso afirmar o que você vai ler aqui.

Quantos Softwares para Produção Musical existem no mercado?

Inúmeros. Hoje existem vários softwares para produção musical no mercado, softwares pagos e grátis.

Vou citar alguns softwares para produção musical que conheço e os que são mais utilizados por muitos.

Cubase

Um software completo para gravação, edição, mixagem e masterização. Lançado pela empresa Steinberg o Cubase ganhou espaço nos estúdios de grande porte e com este software é possível fazer qualquer gravação profissional.

Se você quer trabalhar com áudio e midi, o Cubase é um software completo.

Nuendo

Outro software da empresa Steinberg muito, mais muito parecido com o Cubase. Os projetos gravados no Nuendo podem ser abertos no Cubase tranquilamente, sem precisar exportar em OMF.

OMF – Projeto de áudio que pode ser aberto pela maioria dos softwares de gravação. Um projeto de áudio salvo em OMF pode conter quase todas as informações do projeto original, porém algumas configurações como efeitos e encaminhamentos de canais poderão não ser salvos.

Logic Pro

O Logic Pro Faz parte do pacote Logic Studio e foi desenvolvida para uso exclusivo para a plataforma Mac OS X.

Este software vem ganhando espaço a cada dia nos estúdios de gravação e também nos estúdios caseiros nos quais chamamos de Home Studio.

Sonar

Talvez um dos softwares de gravação mais conhecido no mercado. O Sonar vem de longa data e é muito comentado por quem está iniciando um Home Studio.

Acredito que muitos que estão lendo este artigo provavelmente já passou pela versão Cakewalk Pro Audio 9.

Pro Tools

Por muitos, um dos melhores softwares de produção musical se não o melhor. Na verdade pode ser muito bom para quem sabe usar, assim como qualquer outro software (Irei falar sobre isso durante o artigo).

Durante o artigo e os comentários que irão surgir você vai notar que cada um tem uma opinião sobre cada software de gravação.

Reaper

Uma incrível DAW que vem ganhando um grande espaço entre os produtores musicais.

Um software pequeno e leve, porém traz todas as ferramentas necessárias para uma produção musical, vale à pena conferir.

Como escrevi no inicio do artigo, existem inúmeros softwares de gravação, Reason, Fruit Loops, Studio One Pro, Ableton Live, Traktor Pro, Sony Acid, entre outros.

Como escolher o melhor software para produção musical?

Que tal partir pelo lado mais simples:

Pergunte para amigos que trabalham com áudio, pesquise nos últimos meses quem deixou um software para ir para outro e o porquê da troca. Através disso você vai saber qual software escolher para se dedicar e iniciar suas produções musicais.

Para mim o melhor software é aquele que domino todas as ferramentas, não existe nada pior que deixar um cliente esperando enquanto você procura um atalho ou uma ferramenta que não sabe utilizar.

A partir do momento que você escolheu um software para gravação se dedica ao máximo em aprender tudo sobre ele.

Um conselho:

Posso dizer que 80% das pessoas que já trabalham com um software e querem partir para outro, desistem na primeira semana, alegando que o software é muito complicado. A grande verdade é que um uma semana dificilmente teremos bons resultados no aprendizado de um software. Para aprender a usar a maioria das ferramentas de um software é necessário dedicação e um aperfeiçoamento diário.

Existem alguns cursos em vídeo que disponibilizo no link – Loja.

De sua opinião

Qual software você utiliza em suas produções musicais?