Compartilhe:

Acredito que você já tenha feito um preço para uma gravação, ou até mesmo uma mixagem, e o cliente tenha comentado que o serviço estava caro.

Pode ficar tranquilo, isso acontece em todas as áreas…

Vou deixar aqui uma historinha que um amigo me passou sobre esses acontecimentos, e você vai ver que realmente é por aí que vão as coisas.

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA E O PARAFUSO

Um técnico em informática foi chamado para consertar um computador gigantesco e extremamente complexo que valia 12 milhões de dólares.

Sentado em frente ao monitor, o técnico apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo pra si mesmo e desligou o aparelho. Tirou do bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o perfeito funcionamento.

O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente:

– Quanto é que lhe devo? – perguntou.

– São mil dólares pelo serviço efetuado – respondeu o técnico.

– Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho? Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal! Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança.

O técnico confirmou com a cabeça o pedido e foi embora.

Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, leu-a com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar.

A fatura dizia:

Detalhe dos serviços prestados:

1) Apertar um parafuso… $ 1 dólar

2) Saber qual parafuso apertar… 999 dólares

Moral da História:

Às vezes as pessoas julgam as coisas apenas pela aparência, e não pelo conteúdo. Nesse caso, a aparência foi de que era apenas um parafusinho a  ajustar, e nada mais; porém, o conteúdo já mostra um cenário diferente e mais completo, de que era, sim, apenas um parafusinho, mas havia todo um conhecimento técnico para saber qual de tantos parafusos ali existentes deveria ser ajustado para sanar o problema.

Por isso, em qualquer profissão, valorize sempre o conhecimento e competência do profissional ali presente, sua experiência, as horas de estudo e dedicação que a pessoa gastou. Aprenda a sempre olhar não só a aparência da situação, mas também o CONTEÚDO.
Home Studio VIP
Às vezes você cobra R$ 300,00 ou R$ 1.000,00 para fazer uma mixagem, e o seu cliente pode achar caro. Mas, e o tempo que você investiu em aprendizado para conseguir chegar aonde chegou?

Qual é mais difícil, construir uma casa ou mixar um CD?

Para construir uma boa casa, a pessoa tem que passar por diversas situações em que, a cada dia, vai aprendendo e aprendendo. Só depois de muitos erros e acertos chega a alguma mão de obra especializada.

A mesma coisa acontece com um produtor musical, um engenheiro de áudio, etc.

Tudo tem seu valor, e quanto mais se tem experiência, mais valor será agregado ao serviço prestado.

Por isso, se você está se iniciando agora em seu home studio e não consegue cobrar o valor que gostaria, não se preocupe, com o tempo isso vai mudar, o preço de sua mão de obra será aumentado, pois a cada dia você vai ganhando experiência.

Grande abraço e sucesso.