Compartilhe:

Você pretende gravar um CD mais não sabe por onde começar?

A primeira coisa que você precisa definir é se você pretende gravar um CD demo ou um CD – Álbum.

Neste artigo estarei dando algumas dicas para você que deseja gravar um CD seja ele CD demo ou CD – Álbum.

Qual a diferença entre um CD demo e um CD – Álbum?

Um CD demo é um CD para demonstração de uma Banda ou Artista. Funciona como um cartão de visita.

Geralmente um CD demo tem de duas a 5 músicas, não que isso seja regra, mais as pessoas não costumam gravar muitas músicas em um CD demo, já que é apenas para demonstração.

O CD demo não tem fins lucrativos, como falei anteriormente ele é usado apenas para divulgação da Banda ou Artista.

A maioria das Bandas e Artistas acaba optando por um CD demo por ele ser barato, já que qualquer casa de show e gravadora quer ter pelo menos 2 músicas gravadas antes de fechar o contrato.

Já o CD – Álbum é um CD completo, geralmente contendo de dez a quinze músicas.

O CD – Álbum é feito quando o Artista ou Banda já sabe o que quer, ou seja, quer ganhar o seu espaço na mídia e seguir a carreira no meio artístico.

Esse CD – Álbum pode ser lançado independente “É o mais comum hoje em dia” ou também pode ser lançado por uma gravadora.

Qual a diferença de qualidade entre o CD demo e o CD – Álbum?

A qualidade entre um CD demo e um CD – Álbum quem vai decidir é você.

Já escutei CD demo onde tudo foi gravado em um show, sem mixagem e sem masterização, mesmo assim o pessoal usava para conseguir datas de shows.

A grande verdade é: Se você quer conseguir bons resultados, grave um CD com qualidade seja ele um CD demo ou um CD – Álbum.

Hoje se você quer conseguir um bom empresário, boas casas de shows e um bom retorno seja ele financeiro ou da própria mídia, invista em você mesmo.

CD ou mp3, qual compensa mais?

É claro que com a tecnologia que temos hoje, é possível um Artista chegar à mídia sem precisar distribuir se quer um CD, simplesmente através de música mp3 com divulgação na internet e aparelhos mp3, e também através de vídeos no Youtube.

Existem muitos Artistas que fazem sucesso hoje que ficou conhecido através da internet. Simplesmente gravou algo caseiro, colocou na internet e fez sucesso.

Isso pode acontecer de duas formas:

A primeira pode ser porque a pessoa tem muito talento, e os usuários da internet escuta a música mp3 ou veja um vídeo do Artista e acaba indicando para outras pessoas.

E a segunda acontece da mesma forma de divulgação, porém não é porque o Artista tem talento para cantar ou tocar algum instrumento e sim o vídeo acaba sendo engraçado demais.

Existe vídeo engraçados que tem milhões de acessos, e também existem vídeos de pessoas com muito talento com poucas visualizações.

Então a melhor forma não é você esperar a sorte, e sim tentar fazer da maneira correta, e gravar um CD seja ele um CD demo ou CD – Álbum, e a partir dele você poderá criar vídeos, mp3, release, etc…

Antes de você gravar seu CD demo ou CD – Álbum, pesquise, escute as músicas que o estúdio já gravou, compare a qualidade, aceite indicações de pessoas que se deram bem, e é claro verifique o preço.

Para você que vai gravar seu CD demo ou CD – Álbum…

Desejo toda sorte do mundo e que você possa conseguir seus objetivos, e nunca desista de seus sonhos, e o mais importante, tente – tente e tente só assim você vai saber se vai dar certo ou não.

Tenho história de Artistas onde fiz a Produção Musical e gravação de seu CD e hoje estão em grandes gravadoras. Então só posso dizer que com muito trabalho e dedicação é possível sim conseguir um espaço na mídia.

Deixe seu comentário

Você já gravou um CD demo ou CD – Álbum? Qual foi a sua experiência?