Compartilhe:

Parece ser uma coisa fácil, estou com dinheiro e vou comprar um novo equipamento para meu estúdio… Mas ai que ta com tanta opção no mercado o que comprar? Uma dúvida que talves possa trazer um pouco de dor de cabeça, porque quantas vezes compramos um equipamento e pensamos que poderia melhorar 200 vezes mais a qualidade sendo que na verdade nem sentimos diferença.

Na verdade a qualidade depende de vários fatores, mas um dos principais é com certeza o instrumento, não adianta ter um Manley, Neve no estúdio e não ter um violão de acordo, contra baixo, etc… Uma coisa puxa a outra…

Um exemplo pra vocês entenderem, imagine um setup assim:

Placa de som 2626 M-AUDIO
Neumann TLM 103
Violão Eagle

Agora imagine outro setup:

Placa de som Firestudio Mobile
MXL 2003
Violão Matin

Dos 2 setup qual você acha que o som vai ficar com uma qualidade melhor?

Se respondeu o primeiro setup errou, apesar de ter os equipamentos mais caros, o instrumento não ajuda…

O setup 2 com uma plaquinha simples, um mic simples, e um violão de respeito, isso faz com que o som chegue com mais qualidade.

Falo pra vocês porque um dia fiz uma mixagem onde a voz e instrumentos foram gravados com microfones Mxl 2003, e o som captado veio com uma qualidade incrível… mas instrumentos todos de qualidade.

Primeira coisa que temos que saber o seguinte, placa de som, se temos uma que conseguimos gravar os canais que necessitamos ótimo, pra que ficar trocando placa de som se serve apenas para conversão do áudio.

Segundo, os microfones, temos um ou 2 pra voz, outro pra violão, e os mic de batera, ótimo, por enquanto paramos por ai, não precisamos trocar de microfone toda semana.

Terceiro, pré ampli, precisamos de um pra voz que de preferência que tenha compressor, e um stereo para gravarmos teclados, guitar, violão, e outros instrumentos que podemos fazer captação em stereo.

E quarto seria os instrumentos, um bom violão, uma boa guitarra, ou qual seja o seu instrumento, tente investir em um top, que você vai ver a diferença na hora de sua gravação.

O que temos que tomar cuidado é não ficar querendo trocar de equipamento toda semana, ou seja, virar escravo disso, compra um mic não ta bom, ai vende, compra outro passa uma mês não ta bom, ai compra outro, ou seja, todo dinheiro que conseguimos como nossa dedicação no trabalho nem vimos e o pior, sempre foi perdido, porque se compramos um equipamento por um valor semana que vem já caiu o valor dele, saiu da loja já perde valor, com excessão de poucos equipamentos que valorizam com o passar do tempo.

Agora se há condições de esbanjar em equipamentos, ai é outra história, compra 10 tipos de pré, 20 microfones, ai hora que quiser pega aquele, pega outro, pega aquele outro e por ai vai…

Mas para estúdios de pequeno médio porte, pense nisso, um setup bem montado com o que realmente você vai precisar vale mais do que um montarel de coisa…

Quem nunca ouviu essa frase:

” Nossa aquele cara só tem um plaquinha, um prézinho, e um microfone e tira um som, melhor que aquele outro cara que tem aquele monte de equipamento ”

Então não devo comprar equipamentos?

Com certeza, deve comprar, mas também tomar cuidado para não ficar uma pessoa compulsiva…

Antes de comprar qualquer equipamento, pesquise, e veja se realmente é aquilo que você precisa no momento, tente esperar 1 semana e vai perceber que aquela pressa toda de comprar já passou, e você vai poder pesquisar mais sobre o produto em si.

Grande abraço a todos e não deixe de comentar. Deus abençoe.