Compartilhe:

Usar um reverb nada mais é que simular um ambiente, seja ele qual for. Podemos fazer isto através de periféricos externo ou plugins. Os reverbs ao contrário de um compressor ou equalizador , geralmente não são usados nos insert, isto porque os insert funcionam da seguinte forma : O áudio passa pelo processador e volta processado, ou seja, ele volta alterado. Pra vocês entenderem, é como você pegar um carro e ir em uma oficina e voltar com um carro novo.

Bom sempre usamos o reverbs como auxiliar, o próprio nome já diz, auxiliar de auxilio, então o que acontece é o seguinte: Ele pega o áudio acrescenta o efeito e retorna o áudio original mais o efeito, no mesmo exemplo pra vocês entenderem, vamos com o carro a uma oficina e voltamos com o mesmo carro modificado apenas.

Usar como Insert ou Auxiliar?
Agora o porque usar o reverb como auxiliar e não insert , simples, imagina uma música com, violão , teclados , Back, etc… Se for usar um reverb para cada instrumento aja computador pra aguentar, então como auxiliar podemos abrir um reverb e usar este reverb para todas as trilhas, e detalhe podemos controlar o volume independente de cada canal. Geralmente não uso só um reverb em uma mix, isto porque cada instrumento requer seu espaço, uns em um ambiente maior, outro menor, e assim por diante. Lembramos que o reverb leva o instrumento para traz, ele da profundidade ao instrumento, quanto mais reverb mais longe estará o instrumento, então cuidado para não deixar a mix toda molhada de reverb, de forma que perdemos a nitidez de cada instrumento. Outra coisa importante é o tempo que o reverb começa a atuar e também que deixa de atuar, uma dica, quanto mais rápida a música, mais rápida devemos cortar ele, agora quando a música for lenta aí temos espaço para deixar ele soar. Além disso os reverbs conta com equalizador e outras funções.

Agora que sabemos o básico de um reverb, qual o melhor?…
Bom vou falar os que gosto mais e índico – Lexicon é o meu preferido, mas chegam em um custo um pouco alto, mais compensa… A opção é usar os plugins Altiverb ou Wizzo Verb, nós 2 podemos usar convolução dos mais famosos reverbs da Lexicon, e com certeza tem uma ótima sonoridade.

Deixe seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.