Compartilhe:

Será que estou com Síndrome de Aquisição de Equipamentos?

Milhares de pessoas que têm um estúdio de gravação já passaram ou passam por esse processo: A Síndrome de Aquisição de Equipamentos.

Acredito que quem passa por isso acaba trazendo o mal para todas as áreas de sua vida.

Quer ver só uma coisa, vou citar um exemplo meu.

Na época em que tocava em bandas, tinha uma pedaleira Zoom 8080 “Foto logo abaixo”. Era uma super pedaleira, com vários timbres e funcionalidade.

[imgpost]Síndrome de Aquisição de Equipamentos - Pedaleira Zoom 8080.Pedaleira Zoom 8080[/imgpost]

Quase não usava tudo que ela me oferecia, pois não ficava lendo manual para timbrá-la melhor, ou coisa do tipo.

Pensei comigo: caramba, essa pedaleira não tem um bom timbre, vou comprar outra.

Espera aí, não tem um bom timbre? Mas eu nem usei todos os recursos dela para ver se tem ou não um timbre melhor…

Bom, isso é um exemplo de Síndrome de Aquisição de Equipamentos, já se tem algo em mãos, mas mesmo assim se quer gastar dinheiro com algo.

Resumindo a história, na época eu era escravo disso e queria trocar minhas guitarras e pedaleiras sempre, parecia que estava trocando de cueca (risos).

No estúdio não é diferente, acredito que muitos compram uma placa de som, passam dois meses com ela e já querem trocar por outra porque a gravação não está igual à de “fulano”, etc.

Home Studio VIP

Vamos a outro exemplo:

Imaginemos que você grave apenas voz em seu estúdio e tenha comprado recentemente uma Fast Track C400. Sabemos que ela tem dois canais, o suficiente para gravação de voz, já que iremos gravar usando apenas um canal.

Pois bem, mesmo assim você teima que quer uma placa de som de oito canais. Me diz uma coisa: para que você quer uma placa de som com 8 canais se você usa apenas um?

Não é melhor ficar com a Fast Track C400 e comprar um pré-amplificador ou um microfone melhor?

Quer uma dica? Na hora em que você tiver em mente trocar um equipamento de seu estúdio, pense se realmente é necessário, se ele está fazendo falta, se você não consegue fazer suas gravações sem o tal equipamento. E, outra coisa, jamais compre o equipamento na hora, vá para casa, espere passar uns dois dias e depois, se realmente for necessário, efetue a compra.

Às vezes compramos por impulso e acabamos jogando dinheiro fora.

Não estou falando aqui para você não comprar bons equipamentos, pelo contrário, economizando dinheiro é que você vai conseguir comprá-los.

Se você tem um pré-amplificador mic200 da Behringer, por exemplo, e quer trocar por um Blue tube da PreSonus, não faça isso, compensa esperar mais, juntar mais dinheiro e comprar um Focusrite ISA, por exemplo. Você vai ganhar dinheiro, pois não vai gastar duas vezes e terá um equipamento bem superior ao que possui.

Bem, vamos ficando por aqui, e Deus nos livre desse mal (risos), a Síndrome de Aquisição de Equipamentos.