Superfície de Controle para Home Studio
Com a tecnologia a favor dos Home Studios, está ficando cada dia mais fácil fazer uma gravação de áudio. Hoje tem inúmeros Software de gravação de áudio e midi, que as vezes ficamos até confuso em sua escolha.
No passado só se usava mesa de som analógica, onde tudo era controlado ali, girando os botões fisicamente. Porém com a chegada dos Software de gravação isso já não é tão comum. Simplesmente porque tudo que antigamente era utilizado, mesa de som e periféricos, estão sendo usados virtualmente.
O fato é que nem todos do passado se acostumaram apenas com o mouse, e de maneira nenhuma querem sair totalmente das mesas analógica, simplesmente porque muitos não tem tanta habilidade com o mouse, e acabam demorando mais tempo em uma mixagem, coisa que com uma mesa analógica ele faz bem mais rápido.
Foi pensando nessas dificuldades que saiu a SUPERFÍCIE DE CONTROLE.
Hoje com uma SUPERFÍCIE DE CONTROLE podemos praticamente esquecer do mouse em uma mixagem e até mesmo em uma gravação.
Com ela podemos alterar parâmetros de: Volume, Pan, Equalização, acionar o Play, Stop, Record, etc… Ou seja, é como se você estive realmente na frente de uma mesa analógica.
Definitivamente isso faz com que muitos estúdios deixe de lado suas mesas analógicas, para usar a SUPERFÍCIE DE CONTROLE.
É claro que tem pessoas que preferem as mesas analógicas, e não largam por nada. Eu também prefiro, porém que seja uma mesa com bons prés. Tem um post sobre esse assunto de gravar direto em placa de som ou usando uma mesa. O nome do post é Gravar com Mesa ou Não?
Uma hora ou outra quem trabalha com mesa vai precisar do computador para alguma coisa no processo de uma Gravação, Mixagem ou Masterização.
Hoje no mercado existem várias SUPERFÍCIES DE CONTROLE, cabe a você escolher, e aproveitar mais essa Tecnologia ao nosso favor.
Abaixo vou mostrar algumas SUPERFÍCIES DE CONTROLE para vocês conhecerem e quem sabe escolher uma para seu Home Studio.
Superfície de Controle BCF 2000

Superfície de Controle Command 8

Superfície de Controle Digi 003

Superfície de Controle Mackie Control Universal

Superfície de Controle Tascam us 428

Superfície de Controle Yamaha 01x

A SUPERFÍCIE DE CONTROLE além de ajudar na velocidade de realizar os trabalhos, com ela você poderá evitar problemas de coluna “Coisa que eu já tenho” devido a má postura em frente ao Computador, e também a LER “A minha está no inicio”, pois você não vai precisar ficar com a mão no mouse para realizar o controle do Software.
Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.
Posts Relacionados
17 comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Mesa de Som para Home Studio | Produção Musical | Produção Musical - Home Studio - [...] existem muitos controladores MIDI que simulam uma mesa e controlam todo o software e plug-ins em sua sessão de ...


Eu tenho uma US428, e não a largo por nada, e recentemente adquiri uma BCF 2000 pois a US428 não tem o fade motorizado, com esta dupla estou realmente muito contente, e trabalhar com superfícies de controle e realmente uma ajuda muito grande. Vale o investimento, ainda mais para quem como eu comecei a trabalhar com sistemas analógicos.
Olá Christian!
Muito obrigado pelo seu comentário pois vai ser de grande utilidade para o pessoal que acompanha o Blog. Realmente uma Superfície de Controle ajuda muito, e como você mesmo disse que começou a trabalhar no sistema analógico, a Superfície de Controle não deixa você fugir muito do sistema antigo, já que tudo está em botão e faders, ao contrário de ser tudo no mouse.
Grande abraço e sucesso sempre.
Mais uma vez meus parabéns pelo tópico abordado!!! É de exrema importancia este tipo de informação para os que estão crescendo no ramo da produção musical!!! Que Deus o abençõe!!!
Obrigado pelo comentário Marcos.
E fico contente que esteja aproveitando o material aqui do Blog. Forte abraço.
Excelente trabalho que você vem fazendo com os blogs!
Que Deus o abençõe!
Olá Myckel!
Obrigado pelo comentário. Forte abraço, Deus te abençoe.
Danilo tem como vc fazer um video aula de samba… pagode, um forrózinho ou xotizinho… entendeu? Se puder me dá um aló!
Olá Judson!
Está anotado o pedido, assim que possível vou fazer e aviso aqui no Site.
Forte abraço e obrigado pelo comentário.
OLÁ DANILO!
RAPAZ VC PODERIA FAZER UMA VIDEO AULA SOBRE CAPTAÇÃO? COMO TIRAR UM BOM TIMBRE NA HORA DE GRAVAR,SOBRE COMPRESSÃO NA ENTRADA DA PLATAFORMA DE GRAVAÇÃO OU EXTERNA. CONFIGURAÇÃO BASE PARA UM BOA CAPTAÇÃO DE VOZ E INSTRUMENTOS!
VALEU, FIQUE COM DEUS!!!
Olá Lucas!
Está anotado o pedido, e vou fazer o Maximo para atendê-lo.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
olá, concordo com o Lucas…tenho meus equipamentos e mesmo me esforçando estudando e olhando o manual sei que ainda não consegui tirar o maximo qualidade, essa video aula vai me ensinar a usa-los de maneira correta.
Olá Elielson!
Estarei reforçado o pedido. Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Otimo esse topico, eu uso a Projectmix da M-Audio, que por sinal voce esqueceu de sitar, se eu nao me engano ela é uma das mais vendidas, pelo bom custo benefioco. Abraço.
Olá Jonanthan!
Obrigado por lembrar. Além de ser uma Superfície de Controle é também uma placa de som.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Ola Danilo. Parabens pelo trabalho. Vc realmente tem o dom.
Gostaria de saber se vc ja teve contato com softwares de superficie de controle para Ipad. Instalei algunsaqui e parecem funcionar bem. Pena nao ter conhecimento para explorar s recursos.
Aproveito para sugerir uma materia sobre conexoes basicas para homestudio. Eu, por exemplo comprei uma M-Audio FTU e estou apanhando aqui pra faze-la funcionar. No mais, só elogios ao seu trabalho. Abraços!!
Olá Guilherme!
Primeiramente obrigado pelos elogios ao trabalho feio aqui no Blog.
Bom ainda não tive a oportunidade de ter acesso a Superfície de Controle para Ipad, porém vou procurar me informar e deixo um comentário aqui no Blog.
Sobre a matéria de conexões para Home Studio, está anotada a sugestão, e vou fazer o máximo para postar o quanto antes.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Ola parabéns pelo blog gostei muito! Aproveito a oportunidade pra perguntar : como faço a digi003 funcionar direito no windows 7 64 bits? Instalei ela abriu reconheceu o pro tools, o PT operou a digi mas, eu não consegu fazer ela operar e mandar som para dentro do pro tools, deu para ouvir o que está na seção mas, gravar nada . Como faço pra resolver isso ? No manual não diz nada a respeito! Tem algum comando especifico para fazer ela operar o pro tools? Obrigado