Compartilhe:

Olá amigos, espero que estejam bem… Vou começar um assunto muito importante sobre Teoria Musical, pra mim é muito útil em tudo, desde intervalos para gravar violões e guitarras, e para escrever arranjos, se ganha muito tempo… Bom então vamos lá…

A figura abaixo se chama Pentagrama ou Pauta, é onde escreveremos as notas musicais “figuras”, tudo que for escrito nela um músico que conheça teoria musical vai tocar sem dificuldade.

A pauta é dividida de linhas e espaços, ou seja de baixo pra cima temos 5 linhas “Não confunda com corda de violão” e também temos 4 espaços.

Então primeira coisa que temos que saber é isso.

Após isso temos as claves, a clave que mais uso é a de Sol pois meu instrumentos é Violão e Guitarra, porém temos Clave de Sol, Fá e outras, vou explicar a clave de Sol que creio que é a que mais utilizamos, A calve de fá e para instrumentos mais graves como Contra Baixo.

Abaixo a clave de Sol e de Fá:

Pronto, vamos começar pela clave de Sol. A clave de sol assim como todas as clave são colocadas no inicio da música, sendo assim o músico vai saber onde se localizará as notas que serão escritas na pauta. Na clave de sol a nota sol se encontra na segunda linha como mostra a figura abaixo:

Bom sabemos que a nota sol está na segunda linha da pauta, automaticamente a próxima nota é Lá e vai ficar no segundo espaço, e assim por diante terceira linha SI, terceiro espaço Dó e por ai vai…

Então para esta primeira matéria decoramos as notas nas linhas e espaços.

Linhas de baixo para cima: MI – SOL – SI – RÉ – FÁ

Espaços de baixo para cima: FÁ – LÁ – DÓ – MI

Além destas 5 linhas e 4 espaços temos as linhas e espaços suplementares como mostra a figura abaixo: