Compartilhe:

Sempre o pessoal me manda email perguntando sobre alguma palavra que escutam mas não conseguem colocar na prática, vou colocar algumas das mais usadas aqui, e se você se deparou com alguma deixe um comentário que assim que possível respondo.

Altas – Altas nada mais é que agudos, quando alguém se referir em “sinto falta das altas” está se referindo aos agudos aprox. 8 Khz.

Altura – A pessoa está se referindo a uma frequência entre 20 hz a 20 khz, ai onde entra as baixas ” Graves” e altas “Agudos”.

Ambiência – Quando alguém se refere a tipo a frase “Nessa bateria vamos colocar só uma ambiência” ele se refere a um espaço criado através de equipamentos de reverb seja ele analógico ou digital “plugins” tente usar um room em um plugin e você vai sentir que vai gerar uma ambiência.

Atenuação – Quando se fala em atenuar tal frequência, se refere em diminuir o volume dela, também pode ser em alguns instrumento através dos faders.

Balance – Nada mais é que o famoso L e R.

Bass-Traps – Usados para absorção de graves em salas.

Beat – Usado para dar o andamento a música, por isso os músicos perguntam ” Qual o beat da música?”

Bypass – Uso muito isso para saber o som flat e o som processado pelo equipamento ou plugin, ele nada mais é que um botão para deixar o som natural sem alterações feitas pelo equipamento.

D/A – Nada mais é que a conversão de um sinal de áudio Digital para o Analógico.

EFX – Abreviação de Efeitos.

Fade – usamos para inicio e fim de músicas, os famosos fade in e fade out, fade in para inicio e fade out pra fim.

Harmônicos – Nada mais é que frequências múltiplas das primeiras ou seja, se uma nota começa em 20Hz ela também terá 40 – 80 – e por ai vai.

Intensidade – “Quero mais intensidade” mais volume, mais som, “Quero pouca intensidade ” menos volume , suave.

Noiseless – Captadores Noiseless, muito utilizados em fender, Noiseless significa que aquele equipamento não téra ruidos.

Pad – Sempre tem este botão em pré ampli, mesa de som etc… são usados para atenuar db, geralmente -20 db -40db depende do equipamento.

É isso pessoal, tem muita coisa sobre termos técnicos usados em estúdio, mas com o tempo vamos aprendendo, espero ter ajudado em alguma coisa.

Grande abraço.