Compartilhe:

Tratamento acústico é muitas vezes confundido com Isolamento acústico, sendo que uma coisa é totalmente diferente da outra.

Já ouvi muitas pessoas falando que iria comprar espumas para colocar em uma sala para não incomodar os visinhos, ou até mesmo caixas de ovo.

Como falei no inicio do artigo, tratamento acústico e isolamento acústico são duas coisas diferentes. Colocar espuma em uma sala faz parte de um tratamento acústico, e não isolamento acústico como muitos pensam.

Aqui no blog escrevi um artigo sobre Isolamento acústico, clique no link a seguir para ler sobre o assunto – Isolamento Acústico para Home Studio

Em uma sala se você colocar espuma em toda sala, o que vai acontecer é apenas filtrar os agudos, ou seja, as freqüências altas serão absorvidas pelas espumas.

Então se você quer fazer um isolamento acústico, esqueça espumas as quais chamamos de Sonex, e principalmente esqueça as caixas de ovo.

Bom voltando ao tratamento acústico, o tratamento acústico é feito para controlar a qualidade de som dentro de uma sala.

Tratamento acústico

Creio que você já teve problemas em fazer uma mixagem em sua sala, e quando vai escutar em outro local o som soa diferente.

Às vezes em sua sala o grave pode estar soando muito alto, e isso não é pelo fato de um instrumento estar muito grave, e sim a sua sala que está sobrando às freqüências graves.

O tratamento acústico é feito para deixar uma sala com mais definição, onde todas as regiões de freqüências graves, médias e agudas são escutadas com clareza.

Uma sala sem tratamento acústico dificilmente você vai ouvir o que você está fazendo em uma mixagem, pois ao atenuar grave em um bumbo pensando que o instrumento está sobrando, isso poderá ser da sala, e quando você for escutar em outro local o som vai soar magro, sem grave.

Posso colocar espuma “Sonex” em toda a sala?

Se você quer ter uma sala morta e sem brilho, você pode colocar Sonex em toda sua sala.

A função da espuma “Sonex” em uma sala, nada mais é que atenuar as freqüências altas, por isso disse que se você colocar espuma em toda sua sala vai deixar ela sem brilho.

Creio que você já viu em outros estúdios vários absorvedores nas paredes. Isso porque em uma sala você não vai querer só atenuar as freqüências altas, pois não existem só freqüências altas para ser tratadas, e sim temos as freqüências graves e médias.

Então se você colocar espuma em toda sala, com certeza você vai precisar trabalhar nas outras freqüências.

Porque devo fazer um tratamento acústico em minha sala, já que as pessoas que vão ouvir o CD não possuem sala tratada?

A resposta é simples. Você quer uma mixagem que fica boa apenas em sua sala? Creio que não.

É por isso que é preciso um tratamento acústico.

Imagine você fazer uma mixagem em uma sala que sobra grave. A primeira coisa que você vai fazer é tirar os graves dos instrumentos achando que está sobrando grave.

Depois de pronto o ouvinte escuta em outro ambiente e vai falar: Cadê o grave da música?

Então você precisa fazer um tratamento acústico para que sua sala tenha a maior definição e fidelidade possível.

Você já teve ou tem problemas com tratamento acústico? Deixe seu comentário.