Compartilhe:

Acredito que o violão é o instrumento mais popular, em qualquer rodinha de amigos ele se faz presente. Qualquer pessoa canta, nem que seja no banheiro (risos).

Com a oportunidade que a tecnologia nos proporciona na atualidade e a facilidade de conseguir gravar em casa com qualidade digital está se aumentando a cada dia. É por isso que neste artigo, vou dar dicas para você conseguir uma boa qualidade na gravação de voz e violão.

Equipamentos necessários para gravar Voz e Violão.

Na gravação de voz e violão é necessário apenas uma placa de som e um microfone, esses são os equipamentos básicos para a gravação.

Uma placa de som com 2 canais de entrada é o suficiente. Mais do que isso é bobagem.

Aconselho um microfone condensador, já que os microfones condensadores são mais sensíveis e tem mais qualidade que os microfones dinâmicos.

“Para gravar com um microfone condensador é necessário ter um local bem isolado, pois qualquer ruído externo é captado pelo microfone”.

Um acessório importante para voz é o Pop Filter. Se você não sabe o que um Pop Filter, leia a matéria que fiz sobre ele, no link – Pop Filter.

Ótimo, já temos a placa de som e o microfone, agora vamos ver a melhor forma de gravar, a voz e o violão.

Como gravar Voz e Violão.

A melhor forma de gravar voz e violão é a captação Multipista, ou seja, gravar em canais individuais e um instrumento por vez.

Faça o seguinte: Primeiro escreve o arranjo da música, se você não sabe escrever partitura, escreve uma cifra ou algo parecido. O importante é você compreender o que escrever. Depois, ache o tempo da música “BPM”, qualquer software possui metrônomo.

Agora sim, vamos gravar…

Grave o violão na primeira trilha, em seguida, recomendo gravar outro violão em uma outra trilha. Desta forma, iremos ficar com duas trilhas de violão.

Feito isso, vamos para a voz. Abra uma nova trilha e grave a voz.

Por fim, ficamos com 3 trilhas, 2 de violão e 1 de voz. Você pode gravar quantas vozes e violões forem necessários.

Para quem deseja se aprofundar no assunto, aconselho três cursos: Frequência, Mixando e Melodyne.

Você pode conseguir ótimos resultados usando apenas os equipamentos que citei.

Seja qual for o estilo musical que deseja gravar voz e violão, Pop Rock, Pop, Sertanejo, Gospel Balada e outros, o importante é você ter um conhecimento sobre gravação e mixagem, assim, você terá melhores resultados.

Deixe seu comentário.

Qual sua experiencia em gravar voz e violão?