Masterização é o ultimo processo na gravação de um cd.

A diferença da masterização para a mixagem é que, na mixagem temos todos os canais separados ou seja, podemos alterar volume individua de cada instrumento, reverb em determinado instrumento, compressão,  etc…

Já na masterização os instrumentos estão apenas em 2 canais, L e R, esquerda e direita, tudo que fizermos na masterização seja equalização compressão vai afetar todos instrumentos que estiver no áudio.

Então o que iremos fazer na masterização são os seguintes itens:

– Deixar a equalização de todas as músicas do cd o mais parecido uma da outra. Ou seja, não podemos deixar a primeira música com muito grave, e a 5 música do cd sem grave e com muito agudo.

– Deixar o volume de todas as músicas em um volume só, ou seja, não podemos deixar a segunda musica mais baixa que a terceira, e sim todas no mesmo padrão.

– Verificar entrada e saída de cada música, não podemos dar o play em um aparelho de som e esperar 5 segundos em uma música , na outra esperar 10 segundos, temos que deixar todas no mesmo tempo de inicio.

– Verificar final de cada música, como o tempo de fade out.

– Inserção de ISRC, código que o produtor fonográfico ou o artista recebe para ganhos na execução em rádio e televisão. Nesta etapa todos tem direito de receber, Produtor, músicos, interpretes, entre outros… isso verificamos junto a instituição que estamos afiliado.

Esse são alguns dos pontos mais importantes que temos que seguir em uma masterização.

Para contratar este serviço, entre em contato conosco.