Frequência é praticamente tudo no áudio, tudo que escutamos tem uma frequência.
Neste post vou falar um pouco sobre o assunto, e dar alguns exemplos, além de 2 apostilas para download e 1 cd para treinar os ouvidos.
Vamos aprender primeiramente as faixas de frequências e saber qual o efeito que tem quando as ouvimos.
Efetue seu login ou registre-se para ter acesso a todo o conteúdo VIP.
Ola Danilo como faço pra conseguir baixar o CD citada acima???
Olá Diego, coloquei o cd abaixo da apostila, só clicar sobre o texto para download. Grande abraço.
Olá Danilo, como estudo essas frequencias, pois no cd só esta vc fala o exemplo depois vem chiados, gostaria de entender esse processo, obrigado.
Olá o chiado seria o Ruído Rosa, você tem o analisador de freqüência instalado em seu pc? Se sim abre este arquivo “Ruído Rosa” que vai mostrar as freqüências que ele está atuando. Qualquer dúvida só deixar comentário. Abraço.
Aguardo sua resposta, obrigado
Olá resposta acima. Abraço.
Olá Danilo!
Bem, eu acabei de montar o meu homestudio, e infelizmente estorei todo o meu orçamento com acustica, equipamentos, instrumentos, e etc e acabei cometendo o erro de manter o meu primeiro microfone um Behringer B1 e agora estou com um grave problema porque, o behringer b1 não capta muito bem frequencias mais graves, então o cantor perde na gravação aquele grave caracteristico da voz, principalmente quando ta cantando notas mais altas, e agora só poderei de trocar de microfone no mês que vem. Então gostaria de te perguntar, até você acha que da pra compensar essa falta de graves no equalizador ou não tem jeito mesmo ? Uma vez que o som já foi captado com essa deficiência ? E qual microfone você me recomenda para captar bem as vozes mais graves ? Obrigado!
Olá Leo!
Quando é captado com pouco grave até da pra acrescentar na mix, porém tem que tomar cuidado com os puf.
O B1 não é muito legal. Dependendo do seu orçamento pega um TLM 102, ou se conseguir o TLM 103 melhor ainda.
Um mic legal é o RODE NT2A, tem um grave legal.
Grande abraço.
[…] Aprendendo sobre Frequência (Assinantes) […]
Valeu Danilo!!!
Obrigado pelo comentário, Judson.
Abraço.
Olá Danilo, primeiro, parabéns pelo seu site. Há um nível de excelência bem elevado por aqui, fico feliz por ser assinante.
Bom se tratando de um equalizador analógico, como aplicar essa parte de frequência quando se trata,por exemplo de equalizar um ambiente?
Exemplo, em minha igreja temos 1 EQUALIZADOR ANALOGICO GRAFICO C 31 BANDAS FBQ 3102 BEHRINGER, e acredito que muito do que temos de ruído e som alto, seja reflexo de uma má equalização dos retornos e PA’s. Para equalizá-los eu devo levar em conta apenas as frequências que eu quero destacar ou eliminar, ou a questão da análise da acústica do ambiente é indispensável para se obter um bom resultado?
obrigado.
Olá Luiz!
Obrigado, fico feliz que gostou do site.
Para equalizar o som ambiente é preciso fazer a análise. Com isso você vai saber onde acentuar ou atenuar.
Abraço.
[…] Aprendendo sobre Frequências […]