A PRODUÇÃO MUSICAL se inicia a partir de qualquer gravação amadora, a qual chamamos de gravação guia.
Essa gravação guia poderá ser feita em um gravador de mão sem nenhum instrumento, ou se você toca algum instrumento poderá gravar para que o produtor musical conheça a harmonia e melodia da música.
Geralmente um produtor senta-se com o artista e sugere a tonalidade da música, para que na hora que for gravar a voz não ter problemas de o cantor não alcançar o tom ou a música ficar em um tom muito baixo.
Uma dica para o produtor é: se o artista chegar com uma gravação completa no lugar da gravação guia, prefira a gravação guia. Isso vai ser melhor porque você poderá colocar toda sua criatividade na PRODUÇÃO. Agora se você pegar a gravação guia com uma PRODUÇÃO, certamente você ficará preso àquela gravação.
Colocando seu talento em prática na hora de produzir!
Não foi por acaso que você escutou inúmeras PRODUÇÕES MUSICAIS nem estudou em vão, além de contar com seu dom – coisa em que eu, particularmente, acredito muito –, e sua experiência no assunto.
Agora é sua hora de mostrar toda sua habilidade, é como pegar um recém- nascido, criá-lo e entregá-lo crescido à mãe. O artista deu à luz a música, o PRODUTOR MUSICAL a cria e a devolve depois de um tempo para o artista. Imagine a felicidade de uma mãe em receber um filho tão bem-criado!
Pois é, um PRODUTOR MUSICAL tem essa missão: fazer a música soar bem, ter uma história, ter sentimento. Uma simples frase pode fazer toda diferença na música, escolher a volta da voz após um solo ou algo assim.
Só para vocês perceberem como é a música: pegue uma música e a analise detalhadamente, pode-se notar toda sua história. Vou dar um exemplo de uma história de uma música lenta:
”Uma introdução na parte A com violão, na parte B da introdução entram alguns violinos, depois no final da introdução entra a bateria e já finaliza para entrar a voz e um piano” e por aí vai…
Notou que se formos colocar no papel uma PRODUÇÃO MUSICAL de uma música, vira uma história musical. Isso é tão verdade que toda essa história é escrita em partituras, onde quem as lerá serão os músicos que irão executá-las.
Nós que trabalhamos com PRODUÇÃO MUSICAL sabemos da sua importância, isso porque uma PRODUÇÃO MUSICAL não interessa apenas ao artista, mas é muito mais interessante para o produtor musical.
Imagine um produtor musical desconhecido no mercado fonográfico, que faz uma PRODUÇÃO MUSICAL e essa PRODUÇÃO adquire uma proporção imensa com um determinado artista, consequentemente todo mundo vai querer saber quem produziu aquela música, é aí que você começa a se destacar no mercado. Outros clientes com certeza irão procurá-lo.
Além disso, um produtor musical ao ter uma música que se destaca na rádio, TV, internet etc., recebe os Direitos Conexos que, por sinal não é tão pouco, quando a música é muito executada.
Por isso, quanto mais o produtor musical se empenhar no trabalho de um CD, mais terá retorno, além de ter o prazer de mostrar aos outros clientes um trabalho de qualidade.
Você que vai contratar um PRODUTOR MUSICAL.
Escute algumas músicas que ele tenha produzido, analise e peça sugestões para amigos que conheçam do assunto. Confie totalmente no trabalho de quem você escolher, afinal é ele quem vai escrever a história de sua música. Palpites nessa etapa são interessantes, porém você não deve falar o que ele tem de fazer, afinal ele é o profissional dessa área. Conversem muito antes de iniciarem o trabalho, assim ele vai saber realmente o que você quer e onde quer chegar.
Você que é PROTUTOR MUSICAL.
Mostre que realmente você pode fazer muito pela música do artista, explore ao máximo seus conhecimentos e pense no trabalho como um todo. Por exemplo: um CD com dez músicas, você terá de escutar as dez, antes de começar a escrever os arranjos. Isso porque os instrumentos que você vai usar no CD serão bem parecidos. Não utilize violão em música, depois na outra uma harpa, depois uma guitarra no estilo Heavy Metal, e por aí vai… Tente dar uma identidade para o artista, para quando o ouvinte escutar relacionar na hora de quem é a música.
E para finalizar…
Siga sua intuição na PRODUÇÃO. Pelo menos eu, na hora de escrever os arranjos, ficava muito indeciso e perguntava para mim mesmo, será que fica legal essa frase?
Por isso, sempre quando estiver produzindo, tenha um gravador em mãos para não perder nenhuma ideia, pois, às vezes, a primeira ideia que você teve é a que vai ficar.
Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.
Danilo
Muito legal o seu post, acho que nem precisamos mais elogiar o seu trabalho e sua dedicação, e ainda as suas dicas…que são muito valiosas, ainda mais hoje em dia num mercado tão disputado.
O que eu gostaria de saber, se é preciso estudar música para ser um produtor?
O que é preciso estudar para ser um produtor?…além é claro de conhecer as notas e também saber tocar um instrumento.
Desde já agradeço…
Olá Doglair!
Legal que tenha gostado.
Sobre a pergunta em estudar para ser um Produtor Musical, isso é essencial, pois um Produtor vai cuidar também da Melodia e Harmonia da música, a não ser que seja um Produtor que só vai escolher o repertório, jogar na mão de outra pessoa para criar os arranjos e acompanhar a gravação, depois só escuta e aprova o trabalho.
Agora o bom estudar é bastante improvisação e harmonia, se conseguir estudar arranjos também é legal, pois você vai conhecer as estruturas musicais.
Teremos o curso de guitarra aqui no Blog a partir do dia 23, que vai ter post sobre o assunto de harmonia e improvisação, vai ser bem legal, ainda mais que vai ser muito voltado para estúdio de gravação.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Ótima idéia Danilo! Gostei, hehe
Concerteza vou participar deste curso.
Eu também tinha esta dúvida, se para ser um bom produtor musical precisaria ter varios estudos, ou vai de experiencia mesmo. Claro, tem pessoas que tem seus dons, mas mesmo assim acredito que uma pessoa que estuda musica “em geral”, ja pode ter mais intimidade nesses aspectos de produção.
Abraço!
Olá Diego!
Estudar sempre é bom, e um dos melhores estudos é escutar e analisar músicas.
Abraço e sucesso.
OLÁ DANILO TUDO BEM?
BOM PRIMEIRAMENTE QUERO PERGUNTAR COMO ESTÁ SUA MÃE, SE ELA MELHOROU?
E QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA.COMPREI SEU DVD SOBRE PRESETS.PERCEBI QUE A VOZ QUE TEM LÁ EM UM PROJETO QUE VEIO JUNTO COM O DVD.. ESSA VOZ QUANDO DEIXO ELA EM FLAT FICA COM SOM ENCORPADO, MAIS QUANDO EU GRAVO NÃO FICA ASSIM, SENDO QUE USO UM MICROFONE DA RODE NT1A. PERGUNTO: ANTES DE ENTRAR NA INTERFASE VC USA ALGUM PRÉ, COMPRESSOR OU UMA EQUALIZAÇÃO? ESPERO SUA RESPOSTA!
mano, gostei que tenha falado sobre harpa, instrumento escasso que to tentando colocar novamente no mercado de produçao musical, aliaz se quiser gravar harpa e confiar no meu trabalho, é so mandar a musica que eu gravo aqui e te mando. gostei do post do blog tbm, importante passar essas informaçoes, principalmente pra produtores que nao se preocupam com o resultado final antes mesmo da finalizaçao. é o famoso “vamos ver no que vai dar” (risos) e isso prejudica muito um trabalho em um todo, nao gosto de deixar tudo por conta dos musicos, gosto de ter controle total das minhas produçoes, e deixar os musicos apenas para dar uma “ideia a mais” nos seus respectivos instrumentos (afinal eles conhecem seu potencial e cada tecnica utilizada no seu instrumento) e é isso, obrigado, vlw. Deus te abençoe.
Keiferson, muito obrigado pelo seu comentário.
Também não gosto de deixar a música para os músicos fazer o que quiserem, sempre escrevo a maiorias das coisas que tenho em mente, assim, não tem como fugir.
Abraço.
muito bom, mesmo
Edson, legal que gostou.
Abraço.
ola danilo boa noite e muito obrigado pelo post. sempre e interesante tudo que vc nos envia sabemos que e bastante profissional,e este nao e diferente dos outros, obrigado mesmo, unm abraço.
Boa noite, Jamil!
Legal que gostou do artigo.
Grande abraço.
Muito bom, Danilo se vc puder postar alguma coisa sobre Produção com samplers midi, a diferença na hora de equalizar e etc… Outra coisa que eu tenho um pouco de duvida: Vazamentos tira-los totalmente ou não, através da edição ou noise gate???? Obrigado
Olá Rino!
Tenho dois cursos que podem te ajudar: O Mixando, e o Produção no Nuendo.
Abraço.
Ou automação?
Sobre isso, não tenho muito o que dizer, pois você já disse tudo.
Agora eu sou “coisa lôca”, pra não dizer outra coisa, pois gosto muito de músicas com múltiplos andamentos. Acho muito intediante músicas que ficam sempre naquele andamento. Músicas lentas continuam lentas até o final, realmente é um saco.
Basta ouvir a música “Live and Let Die” do Paul McCartney ou “A Day In The Life” dos Beatles. Procure no youtube. Leitores do Danilo.(Apenas uma sugestão).
Ah, esse tipo de música, não é qualquer um que faz e eu adoro.
Um abraço professor.
Boa semana pra você, Danilo.
Claudio Araujo.
Olá Claudio!
Obrigado pelo comentário.
Escutei muito Paul MacCartney, tem algumas coisas que gosto.
Na época em que eu escutava ainda não era músico, então, não prestava muita atenção nos arranjos, instrumentação, etc…, sempre estava focado na voz.
Hoje, tudo é diferente, quando escuto uma música praticamente esqueço a voz (risos), procuro sempre escutar o arranjo em si, é claro que a voz está no meio disso, mas, não dou muita atenção a ela igual aos instrumentos.
Abraço e obrigado pelo seu comentário.
gustavo, voc~e poderia me tirar uma dúvida.
tenho uma placa fast track da m-audio.
uso o sonar 7.
na hora da gravação em alguns momentos aparece um som forte (tchiiiiiiiiiiii (como televisão fora do ar).
voc^ conhece esse problema? sabe como posso procurar a solução??
obrigado
Olá Itã!
Isso ai pode ser aterramento, ou algo em seu PC. Tente trocar a entrada USB, talvez resolva.
Abraço.
Danilo,
Mais uma vez parabéns! Que Deus continue abençoando sua vida.
Estou começando agora tentando montar um home studio, embora faz tempo que tento gravar.
Com relação ao tema eu tenho uma dúvida. Com certeza alguns clientes ainda não têm suas musicas registradas e isso pode ou não estar no pacote da produção. A dúvida é se existe um software que pegue por exemplo um áudio da voz principal e escreva já numa partitura essa linha melódica? Ou somente via midi com um controlador num editor musical do tipo encore, sibelius…?
Forte abraço e mais uma vez parabéns,
Valeu,
Olá André!
Você poder gerar o MIDI da voz através do melodyne.
Abraço e obrigado pelo comentário.
muito legal sobre a guia,porquê não tem como esecutar uma grvação sem passar por ela.
da hora mano!
sempre com dicas para nos que estamos iniciando neste ramo!
sucesso!
abraço!
Branco, legal que gostou.
Abraço e sucesso.
muito bom seu artigo e instrutivo. mais pode falar alguma coisa sobre chiado, uso a placa deita 1010lt quando plugo atravez da mesa de som sempre fica chiando. quando uso noise reduce virtual, perde a qualidade principalmente nos ouverdrive. todos os efeitos, amples, etc que uso é vitual.
Olá Francisco!
Pode ser aterramento, verifique isso.
Abraço.
parabem cara queria uma dicas de gravaçao e mixagem de baixo que pluguins usar etc…
Olá Iufran!
Tem alguns artigos sobre o assunto, e também algumas vídeo aulas que explico sobre a mixagem de contra baixo. Veja algumas abaixo:
Mixando.
Curso de Frequência.
Abraço e sucesso.
Oi Danilo! Muito boas suas dicas, qro lhe parabenizar pelo seu trabalho, sua dicas… enfim, tudo o q vc tem postado e ensinado. Qdo decidi ser assinante do artsom não imaginava q seria tão interessante assim. Mais uma vez, PARABÉNS! Um abraço.
Olá Cido!
Obrigado pelo seu comentário e fico feliz que gostou da área VIP.
Grande abraço.
Danilo… vc é uma pessoa muito a bençoada por Deus…. e Graças a Deus que vc é aquela pessoa que não liga muito pra estar no topo de tudo… e querer ser o cara…. o que vc sabe… vc dividi conosco… no que vc pode ajudar … vc está sempre a disposição..
Agradeço a Deus por sua vida…
não só este.. mas todos os Seus Posts são ótimos… vc é di mais…
Deus te abençoe e te guarde…
um dia eu chego lá…..
Olá Tiago!
Agradeço por suas palavras e fico feliz em saber que o site esteja ajudando várias pessoas.
Abraço e obrigado pelo comentário.
toco guitarra a uns doze anos, e tenho admirado as suas ideias ,e penso me ingressar nessa área .
Olá William!
Com certeza você vai gostar muito, e já que é músico, terá uma grande vantagem.
Abraço.
que jesus continue te iluminando neste 2012 abraços
Amém, Wagner.
Feliz 2012 para você e toda sua família.
Deus abençoe.
ola danilo tudo bem eu um sonho de monta um estudio caseiro,
eu ja tenho algum conhecimeto de gravaçao quero a prende mais com,?
voces ai.
obrigado pela suas oportunidades que voces ajuda as pesoas cara voce e dez parabens por mim ajuda,?
obrigado.
juscelio
Olá Juscelio!
Seja bem-vindo ao site, e fique à vontade para deixar seus comentários.
Obrigado.
como sempre, vc supreende cada vez mais.
meus parabens são ótimas as suas dicas, só tenho que agradecer.
ass: isma varjão
Olá Ismael!
Fico feliz que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço.
Muito esclarecedor Danilo 🙂
Legal que gostou.
Abraço e sucesso.
valeu cara pelas suas dicas vc ta de parabems obrigado….
Olá Márcio!
Legal que está gostando.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Muito legal as dicas…conheça algumas de minhas gravações:
http://www.myspace.com/aldairtatumtum
Vlw!
Aldair, legal que gostou.
Vou ouvir suas músicas.
Abraço.
Olá Danilo, obrigado pela atenção.
Assisti os videos, muito bons.
Obrigado,
Juscélio
Que bom que gostou, Juscélio.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Danilo, muito legal. Com esses toques ai, to conseguindo ter uma visão melhor do ambiente de produção e gravação. Valeu.
Fico feliz por isso, Renato.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
gosteimuito bom ajudo bastante e sempre tira muitas duvidas a cada e mail desse uma duvida é sanada mutio bom …
Legal que está gostando, Uanderson.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Como sempre todos os seus artigos são demais, muito obrigado.
Boa sorte pra você.
Olá Adriano!
Obrigado pelo comentário.
Grande abraço e sucesso.
Muito bom ,parabens Abraço.
Legal que gostou, Ronaldo!
Abraço e sucesso.
Gostei da dica de dar preferencia as guias do que uma gravação completa.
outro dia o tecladista me trouçe uma base de teclado já pronta e queria que a gravação ficasse igual, mais ele não consseguia tocar igual,depois queria usar aquela gravação na musica, mais estava mal gravada e fora do tempo…
Me deu um trabalhão danado, eu tive de convencer a esquecer aquela gravação e começar tudo do zero.
Valeu!
Olá Josenildo!
As guias são muito importantes.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Danilo,
suas dicas são realmente muito profissionais e grande valia, a cada dia que leio seu site aprendo mais e mais!
Que Deus o abençoe!
Abraço!
Olá Renato!
Fico feliz por isso.
Obrigado pelo comentário e Deus abençoe.
Parabens,informações dificeis de questionar no dia a dia. Muito bom poder ter um local onde se possa receber conhecimentos e poder questionar, trocar informações.
Alias, gostaria de poder ter esse tipo de informaçoes em relação a composição. Programas, ferramentas, parceiros para troca de informações. Voce sabe de algum forum, site ou qualquer forma de contato da composição musical?
Olá Sérgio!
Não sei dizer um fórum sobre o assunto, mas vou abrir um artigo sobre composição musical e vamos compartilhar experiências.
Abraço.
Olá parceiro Danilo.
Este blog é realmente o que eu precisava para ampliar
meu conhecimento. Entretanto aproveitando
o espaço não conseguir fazer o download para a mixagem e
depois enviar para seu e-mail o que faço?
Olá Júnior!
Ocorreu algum erro durante o download?
Abraço.
Danilo, estou montando um home studio porque sou compositor e quero começar a trabalhar com produção musical. Já tenho a sala e agora vou iniciar a construção. Ainda vou adquirir os equipamentos que preciso e será uma viagem longa que exigirá muita dedicação e força de vontade. Mas amo a música e seguir esse caminho será um prazer.
Sempre leio os artigos do Artsom. Obrigado.
Gostaria de dar uma sugestão. Que tal um curso que ensine a criar diversos tipos de baterias/Batidas/Ritmos no Nuendo/Cubase inclusive as levadas e breks de refrão etc… valeu!
Olá Osmanito!
Vamos pensar neste curso, quem sabe em breve já não esteja disponível.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Olá Danilo td bem?
Recentemente comecei a frequentar seu blog e e tenho aprendido muito.
Tenho muita dificuldade com mixagem e masterização e tenho sanado algumas coisas aqui…parabéns e continue nos ajudando
grande abraço
Olá Gihl!
Seja bem-vindo ao blog.
Acredito que você vai gostar muito do Portal VIP.
Abraço e sucesso sempre.
suas dicas ajudam e muito !!! pode ler galera !!! aposto que vale a pena !!! obrigadoooo
Legal que esteja gostando, Ricardo.
Grande abraço.
Danilo,gostei de seu post sobre produção musical. E uma coisa que acho muito importante é que o produtor musical saiba tocar pelo menos um instrumento musical.
Parabéns.
Um abraço.
Olá Aparecido!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço.
Gostei muito desse artigo Danilo, você é muito bom naquilo que se propôs a fazer cara continue assim, você merece o sucesso que faz no meio, abraços.
Olá Aelson!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Valew pelas dicas amigo, até os comentários ajudam de muito…
Abraço
Legal que gostou, Moyses.
Abraço e sucesso.
Olá Danilo
com certeza mais um artigo muito bem feito,muito ilucidativo. gostei muito mesmo, abraços.
Legal que tenha gostado, Edson.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
show de bola seu site,ótimas postagens,parabens
Olá Jr.
Fico feliz que gostou do site.
Abraço e sucesso.
achei muito bom o topico….. alguns artistas querem as vezes mandar no arranjo do produtor ….. o que voces acham?
Olá Samuel!
Sempre tem, mas o produtor também tem que ter voz durante a produção.
Abraço.
Olá Danilo,
Gostei muito, valeu!
gostaria de agradecer mais uma vez por dedicar um tempo ardo para nos passar um pouco de sua vasta esperiencia,por isso sou muinto grato por esse grande trabalho que vc estar fazendo, valeu um grande abraço.
Olá Ademilson!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Realmente, está difícil arrumar tempo, mas estou me esforçando.
Agora com o Home Studio VIP e com o grande número de membros, o tempo acaba ficando mais curto, mas agradeço a Deus por isso.
Forte abraço.
Olá Danilo, sou novo neste site porém estou acompanhando quase que diariamente, estou gostando bastante do que tenho visto, parabéns! Esta matéria é antiga porém a minha dúvida cabe nele. Estou montando um home stúdio, já toco a uns 12 anos e estou pensando em fazer um curso de produção musical, pesquisei no Google e achei alguns bem interessantes, dentre eles em na EM&T e um na Anhembi Morumbi, gostaria de saber se conhece algum destes e sabe qual seria o melhor ou se conhece outro com a mesma qualidade ou melhor que estes, lembrando que é em São Paulo. Vlw e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
Olá Alan!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Olha, eu não fiz nenhuma das opções, mas vamos ver se alguém do site já fez e pode recomendar.
Abraço.
muito esclarecedor esse tópico !!! parabéns !!!!
parabéns é disso que precisamos para alargar cada vez mais nossos conhecimentos na área de gravação e produção musical.
Boa noite, Danilo. Obrigado pelas dicas. As mesmas serão sempre bem-vindas. E parabéns pelo seu trabalho e seus
exemplos práticos.
Muito acertado o post, o produtor precisa ter essa liberdade para criar, para sugerir, e buscar por todos os médios atingir um nível de excelência para seu trabalho e claro para o trabalho do artista que no fim das contas vem sendo um mesmo interés
Os aconselhos do professor Danilo, além de ser técnicos , precisos, também são “humanos”. Faz com que haja parceria entre o produtor e o músico.
e ai Danilo tudo bem? olha você esta de parabéns pelo seu trabalho
você não sabe o quanto esta me ajudando não só eu mas muita gente
nem todo mundo tem condições de gravar em um estúdio mas com estas dicas que você tem nos dado já da para mostrar um pouco do nosso talento,que deus te abençoe e ilumine seus caminhos sempre você merece tudo de bom. um forte abraço
Mas uma vez , aprendi mais um pouco . O artigo foi muito bom e tudo que estou lendo esta sendo bem guardado , e será lembrado e executado em minhas produções..
valeu Danilo!!!
Olá amigo…seu trabalho é ótimo..sou músico e estou fascinado por gravações e produção musical…comecei a ver algumas coisas e dicas pelo Nuendo…mas gostaria muito de me aprofundar e montar meu Home Stúdio…como faço para ter aulas com você?
Como sempre quase tudo que você escreveu está certo.
Eu, particularmente, discordo em ter meu filho entregue a mim depois de criado. Certamente não teria o meu estilo de vida, podendo ser melhor ou pior, em fim, mas não essencial.
Outra coisa que discordo: Esses produtores que estão em alta, considerados bons e que produzem os atuais “artistas”, deixam os álbuns todos com a mesma cara. É só escutar Luan Santana, Gustavo Lima e outros do mesmo nível, que não é possível, através somente do instrumental, identificar quem é.
Acredito que o mercado fonográfico foi rotulando durante muito tempo os produtores, relacionando seu sucesso ao consumo do povo, geralmente de mau gosto, então se uma música ruim vendesse bem aquele produtor ganhava destaque. Conheço produções fantásticas que não venderam bem, e ainda assim os produtores são muito bons.
Abração.
Olá amigo! Vc tem um vasto conhecimento no assunto,vale apena lê oque vc escreve, parabéns.
Obrigado, Osmar!
Fico feliz que está gostando do site.
Abraço.
De grande importância seus comentários, parabéns amigo por compartilhar seus conhecimentos com às pessoas.
Fico feliz que gostou, Osmar! Obrigado pelo comentário. Abraço.
Parabens pelo post, Será de muito valia. Não sou muito de escrever…
Olá Danilo! Adicionei o seu trabalho porque me interesso em ouvir opiniões e orientações sobre gravação de cds. No meu caso específico, procurei um Estúdio renomado, com selo de grande produtora do Brasil para intermediar uma gravação de belíssimas mensagens de auto-ajuda, da autoria e voz de meu irmão, Edson Rosa Pinto. Para minha surpresa não tivemos orientação e o resultado da gravação foi péssimo. O Engenheiro de Audio, também bastante conhecido (com diversas premiações no exterior), mandou entregar como finalizado uma gravação cheia de oscilações na tonalidade da voz, espaços prolongados, texto repetido e muito mais. Pagamos caro pelo trabalho e estamos com este prejuízo. Para você ter idéia este estudio é de propriedade de um cantor nacionalmente muito conhecido. Só que ele não sabe o nível do trabalho que levaria o seu sêlo. Na finalização do trabalho que´é um album com três CDs, queremos colocar sons de natureza. Nesta nova investida, na busca de profissional de qualidade, o que nos orienta? O autor é uma pessoa muito querida, desenvolve, além de suas atividades profissionais como terapeuta, Medicina da Habitação, Terapias Espirituais, um trabalho humanístico que leva o nome de MÃE ALDEIA DAS BORBOLETAS AZUIS, com publicações diárias no grupo do facebook da Mãe Aldeia e no facebook EDSON ED. Dê uma olhada, e, por amor, nos oriente sobre a produção destes CDs. Grande abraço, e parabéns pelo trabalho desenvolvido! Ótimo sempre!
Danilo gostei muito das dicas! De facto concordo que devemos gravar as ideias que as vezes tocamos e nao achamos que ficaram boas, mas depois percebemos que estavam realmente boas. Seguirei as tuas dicas e finalizo dizendo que aprecio imenso o seu blog continue assim. Abracos…
VErdade… O produtor educa a criança desde seu nascimento, e com certeza a mãe que a receber, se ela tiver a educação desejada vai trazer muitas crianças para serem educadas, o que é valioso tanto para o produtor quanto para o artista!!
Muito obrigado Danilo pelas suas dicas!
Adoro quando abro o meu email e encontro lá um email teu sempre com boas sugestões!
Sou novo por cá e ainda não tenho tudo o que preciso para começar a fazer as minhas gravações mas espero começar em breve e seu site será uma referência para mim.
Um abraço directamente de Portugal!
Ótimas dicas para produzir, sem dúvida o conjunto vai mais longe, mas quem da mais sentimento a música o arranjo ou a letra? abraços Danilo.
Olá!
Arranjo e interpretação, mas é claro que a letra tem que estar a altura do arranjo.
Abraço.
Muito bom esse artigo Danilo, você tem me ensinado muita coisa…
Estou me tornando um ótimo produtor graças as suas aulas e dicas.
É um prazer enorme fazer parte do seus ensinamentos.
Paz.
Olá Nato!
Eu que agradeço por ter você aqui.
Abraço amigo.