Certamente você gostaria de ouvir o bumbo e o contrabaixo bem definidos em sua mixagem, correto?
Talvez umas das coisas que não deixe o som chegar nessa tão esperada definição possa ser o compressor.
Uma boa equalização, sem dúvida, trará um resultado satisfatório, mas, se você deixar os dois instrumentos com a mesma intensidade de transientes, possivelmente a sonoridade não ficará tão agradável.
Comprimir o bumbo e o contrabaixo juntos é uma boa opção, às vezes, faço isso, porém sempre comprimo os dois individualmente, antes dos dois instrumentos irem para um grupo, assim consigo ajustar os eventos de áudio de modo individual.
Pense comigo: digamos que você tenha um canal de bumbo e um canal de contrabaixo. Quando você usa um compressor, qual é o seu pensamento? Onde deseja chegar?
Pois é, se você não tem o som em sua mente que você deseja alcançar, isso significa que você não tem referências para a sua sonoridade.
Escutar músicas pode ajudar, aliás, uma música de referência pode lhe auxiliar.
O ratio e release são imprescindíveis na hora de comprimir um contrabaixo, mas o ataque é super importante.
Um ataque rápido, pode deixar as frequências altas do bumbo em evidência. Enquanto com um ataque lento, o contrabaixo pode ficar mais na frente e com o punch tão esperado.
É por isso que perguntei qual a sonoridade que você deseja chegar, um pequeno ajuste pode mudar totalmente o rumo da mix.
Claro que esse ponto a que se deseja chegar não se aprende do dia para noite, e você conseguirá identificá-lo em outras mixagens quando seu ouvido estiver treinado para isso.
Na área VIP existem artigos com tutoriais em vídeo, onde explico sobre o compressor, além de dar exemplos práticos para serem aplicados em suas mixagens.
Deixe seu comentário.
Você usa compressor no contrabaixo? Tem dificuldades com a região grave em suas mixagens?
Velhinho a cada dica que você passa e um degrau a mais no meu aprendizado
valeu grande continue assim.
grande abraço mestre Danilo
ótimo artigo com certeza vou tentar na minha próxima produçao
BELEZA! VOU OBSERVAR ESSE MODO DE COMPRIMIR BAIXO E BUMBO . MUITO OBRIGADO AI PELAS SUAS DICAS.
muito bom !cara muito bom mesmo gostei demais !! vou trabalhar nisso
Danilo, o que seria, em numeros, um atack rapido? e o que seria um atack lento?
Um abraço
Essa foi top!!!!! Acompanho todas as postagens, mas raramente tenho a oportunidade de comentar! Por que só tenho acesso aqui no serviço! Essa eu não poderia deixar passar.. esse assunto do casamento entre o Kick e o Bass é muito polêmico e extenso! Muitos tentam deixar receitas de suas mix´s. Mas existe um caminho lógico e fiel.. e Você nos trouxe isso, Danilo! Não podemos nos esquecer que se não tivermos algo em mente de objetivo, finalização, jamais será possível chegarmos lá.. podemos até passar por lá, mas não aproveitaremos, não usufruiremos dos resultados, ou seja, a saga não terá fim! E aí se perde muita qualidade! Assim como tudo na vida, precisamos ter um foco em relação a sons! Obrigado. Grande abraço, queridão! Vc nos salva a cada postagem.
Não sei se porque toco contrabaixo acabo fazendo dessa maneira, (primeiro uma equalizada na batera depois no baixo, compressão no bx e geral, nem sempre nessa ordem), mas fiquei contente por mais esse toque, pois às vezes a gente vai por intuição mas sem saber se é o caminho certo Valeu por mais este artigo!!!
Como sempre, brilhante comentário .
mas, gostaria de uma dica para treinar o ouvido .
Q Deus te abençoe e continue te dando sabedoria
Na forma como eu mixo, o baixo e o bumbo tem que ocupar lugares diferentes no espectro. Soh um dos dois pode dominar as frequencias de 100 pra baixo. Depende do estilo – Num rock tipo AC DC o bumbo domina abaixo de 100 hz e o baixo eu reduzo uns 6 db abaixo de 115hz e dou um destaque em 350hz ou 400hz. Se o som pedir um baixo mais grave, tipo um reggae, comprimo bem o bumbo com ataque bem rapido e release mais longo. Isso da mais destaque pros agudos do bumbo e diminui a ressonancia do subgrave, abrindo espaco pro baixo. comprimir os 2 juntos eh o toque final, bem de leve, so pra colar ele juntos.
valeu a dica cara gostei muito da dica
Valeu pela dica, gostei, muito obrigado.
muito boa asua dica de compressão danilo gustavo Deus a bençoe você
fico félis em saber que tem pessoa como você pra nos ajudar com seus tutoriais e dicas de gravação abraços.
ok, muito massa, vlw pela dica….é sempre bom dar uma lembrada nos detalhes…
Oi Danilo, gostaria de saber se existe um curso específico para o compressor, tenho muita dificuldade com isso, todos esses parâmetros: Ataque, ratio, release não manjo nada.
Olá Edivan!
Na área VIP tem vários vídeos sobre o compressor, de uma olhada – http://www.artsomstudio.com.br/assinantespremium.
Abraço.
nossa muito bom…valew mano
Legal que gostou, Daniel.
Forte abraço.