Acredito que você já cantou embaixo do chuveiro e, com certeza, notou a quantidade excessiva de reverberação no ambiente.
A acústica de sua sala é um fator que pode acabar ou ajudar sua mixagem.
Além disso, o posicionamento dos monitores afeta bastante a sonoridade.
Se você deixar seus monitores muito atrás da mesa de som, você pode perder um pouco das frequências altas, isso porque os sons podem refletir na mesa e nos periféricos antes de chegar aos seus ouvidos.
Com as frequências graves não é diferente. Os cantos são uma bela armadilha para eles. Se os monitores estiverem em um dos cantos da sala, talvez façam você pensar que sua mix está com um grave perfeito.
Ah! Outra coisa importante:
Procure ficar centralizado em relação aos monitores.
Minha dica é: se você tiver uma sala grande, monitores com falantes de 8 polegadas é uma ótima opção; agora se for pequena, escolha monitores de 5 polegadas.
Procure deixar os monitores a um metro de seus ouvidos, isso vai ajudar bastante, pois quanto maior o espaço acústico a sua volta, melhor! Assim terá menos reflexão.
Tudo isso de que falei até agora pode afetar sua mixagem, pois quantas vezes você não mixou uma música e quando foi escutar em outro local o som estava totalmente diferente?
Quer fazer um teste?
Coloque um som para tocar em seu estúdio e coloque suas mãos atrás de suas orelhas em formato de concha, como mostra a figura abaixo:
[imgpost]
Faça como estou fazendo na imagem acima e perceba a diferença de sonoridade em sua mixagem.
[/imgpost]
Você vai perceber o som com as frequências médias mais acentuadas. Isso acontece porque você diminui as reflexões na sala e faz com que o som chegue mais rapidamente a seus ouvidos.
Outra coisa interessante é: coloque um som para tocar e fique agachado em um dos cantos da sala, você vai perceber que os graves aparecem com mais intensidade.
[imgpost]
Faça como estou fazendo na imagem acima e perceba a diferença de sonoridade em sua mixagem.
[/imgpost]
Faça esses testes e depois deixe seu comentário sobre o que você percebeu em relação à sonoridade.
Danilo fiz estes teste que voce mostrou e realmente é isso que acontece aqui na minha sala.
É isso ai, Geovane.
Obrigado pelo comentário.
Danilo fiz os testes que vc mostrou e realmente acontece.
mais no caso da figura 1 com as mão atrás das orelhas, essas seriam as frequencias exatas???
e no caso da figura 2 tbem seria o grave exato pra mix??
vlw abraço!
Olá!
No primeiro exemplo o grave some um pouco, neste caso as altas vem para frente.
No segundo exemplo aumenta acentua perto de 100Hz.
Abraço.
Muito bom..Um bom tratamento acustico se consegue uma boa mixagem.
Olá Felipe!
Uma boa acústica ajuda e muito na hora da mixagem.
Abraço.
DANILO VC PODE MOSTRAR UMA MEDIDA BOA PARA UMA SALA? AGRDEÇO.
Olá José!
Sala que vai gravar o que?
Abraço.
legal, Danilo
eu descobri isso por acaso, eu tinha uma sala onde fiz uma gabine pra gravar voz e violão e o meu som era, dentro dessa sala, sem muito grave, pois a sala era pequena, eu me mudei de bairro e agora estou com uma sala maior e o mesmo equipamento que tinha na outra, mas quando eu fui escutar o meu som esva com uma sobra enorme de graves, e eu não ouvia na outra sala, e eu posicionei as caixas monitores, um pouco acima ja é outra conversa, as vezes ficamos tentando e o som não chega, mais uma grande fatia disso acontecer esta na acustica da sala…um abraço.
Exatamente, Sandro!
O posicionalmente dos equipamentos como monitores influenciam muito.
Abraço.
gostaria de aprender a produzir músicas, ja que somente gravo audio para comerciais.mas preciso de um monitor antes para referência de som.
Olá Rui!
É, realmente você vai precisar de um monitor de áudio.
Abraço.
kara eu to comecando do zero…to montando o meu pc ainda to qrendo colocar processdor intel core i7…hd interno 1tb…placa de video 2gb e memoria ram 8gb…placa mae chip intel qual a melhor? kara to curtindo dmais as ideias q vcs tem me passado louvo a Deus por sua vida.
Olá Enin!
Tenho uma máquina onde passo as especificações dela – Computador para Home Studio.
Abraço e Deus abençoe.
Dicas sempre valiosas.
Para quem tem uma sala sem tratamento acústico ou monitores não muito bons, sempre costumo dizer que é melhor mixar com um bom fone de ouvido.
Abraços!
Legal que gostou da dica, Hilquias.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Danilo,
Acho que só você poderá me ajudar. Tenho um home studio em casa. Estou usando um par de monitores da Behringer 2031. Escolhi esse modelo pois tenho uma banda de axé que tem como base instrumento de frequencia grave muito marcante (os surdos), como nas bandas Olodum e Timbalada. Minha maior dificuldade esta sendo encontrar o ponto certo destes graves.. Estou me matando e nada esta dando certo. Eu faz a mix na sala e fica perfeito.. toco em outro lugar e pronto! Fica horrivel… O graves em alta e não definidos… O que fazer eu não sei? queria saber se eu posso mandar umas fotos para você do local e com estou utilizando os monitores pra ver se você me ajuda! Valeu. Curto muito o site de vocês! Acompanho as postagens muito interessantes! Show de bola!! Abraços!
Olá Elton!
O ideal é não deixar os instrumentos na mesma frequência, só assim você vai conseguir uma mixagem clara.
Abraço.
Caraca cara! realmente dá muita diferença só esses gestos que vc passou!
Olá John!
Legal que gostou das dicas.
Abraço e obrigado pelo comentário.
E os fones de ouvido? São confiáveis?
Olá Gabriel!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Sim, eu gosto muito deles, mas sempre verifico nos monitores, analisador e fones.
Abraço.