Quando falamos em Editores de Áudio, logo pensamos no Sound Forge, Wave Lab, entre outros… Porém todos os Multipistas que temos hoje conseguimos editar um áudio tranquilamente.
Porque falo isso
Antigamente quando eu usava o Sonar, na era dos Pro Audio, sempre tinha que fazer a edição no Sound Forge, então tudo que queria editar tinha que abrir o Sound Forge fora do Sonar.
Sound Forge e outros Editores de Áudio são bem legais, é possível editar áudio para fazer possíveis samples, editar inicio e fim de uma música quando for para a Master. Esses Editores de Áudio são muitos usados por pessoas que fazem Vinhetas, Spots, e comerciais de rádio.
Porém depois que passei a usar o Nuendo nunca mais usei esses Editores de Áudio para editar arquivo de meu projeto.
Por exemplo:
Se tenho uma Guitarra e quero tirar o chiado que teve na gravação, é possível fazer isso tranquilamente sem precisar de um Editor de Áudio fora do Nuendo.
Isso pode ser feito no Cubase, Sonar, Logic Audio, e outros Softwares Multipistas.
Tudo que você imaginar em edição de trilhas é possível fazer dentro desses Softwares Multipistas. Cortar, aumentar volume na própria trilha, fade in, fade out, consolidar, reverse, etc…
Fiz um Artigo sobre Edição de Trilhas que é legal você dar uma lida – Qual a importância da edição em suas trilhas?
Todos os Softwares Multipistas têm a parte de edição, porém como falei acima os Editores de Áudio mais usado é o Sound Forge e o Wave Lab.
Eu particularmente já usei o Sound Forge, porem hoje uso o Wave Lab, não apara editar minhas trilhas individuais que gravei no Nuendo, e sim para finalizar.
Onde você faz sua Edição de Áudio?
Gostaria que você compartilha-se se você faz Edição de Áudio no próprio Software de gravação ou usa algum Editor a parte. Deixe seu comentário.
Eu uso o Adobe audition 3…eu gosto dele em particular. Mais precisamente pelo fato de eu saber o usar o Reduction Noise dele, mais por isso mesmo…
Danilo, instalei o Nuendo 4 no meu PC…vou começar a mexer nele…fazer algumas gravações.
Assim que eu me habituar nele, desinstalo o Sonar e outros softwares…deixar somente aquilo que vou usar. Assim não confundimos nossa cabeça…kkkk
Mais uma vez, Grande abraço…e fica com DEUS.
Eu gravo sonar x1, mas edito no sound forge…eu acho as ferramentas de edição do sound forge mais faceis tipo( mute,normalizer,etc.) e tbm o sonar tem um atalho para o sound forge q me facilita mais ainda…Parabens pelo post…até a proxima
Tbm uso o audition, mas estou querendo aprender a usar o Wavelab. Mas como trabalho com o Audition deste que ainda era cool edit é difícil de o deixar.
Ola sou tecladista. e novo na area de VST queria saber o que devo comprar, peças, que softawares usar, sou um iniciante e queria entrar nessa nova area com a sua ajuda. obrigado.
Oi Danilo gravo no sonar8..e edito nele……uso o sound forge somente para finalização…..é o único que conheço e aprendi usar melhor depois q adquirir um curso seu…..espero poder conhecer os tambem….abraços
Legal Giovani…
Muitos usam desta mesma forma Sonar e Sound Forge. O Sound Forge é bem completo para edição, porém da para ser feito dentro do próprio Software.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Olá Danilo.
Parabéns pelo trabalho.
Vi que você usa o Wavelab.
Qual versão dele você usa?
Ele é melhor ao Sound Forge em algum aspecto?
Olá Mateus!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Sim, uso a versão 7 e acho ele bem melhor que o Sound Forge, ferramentas, gráficos, funcionalidades etc.
Abraço.
Palavras como Legal, legalzinho, bonzinho é vago, não é termo de um profissional do audio, para argumentar a incapacidade de se trabalhar com determinados softwares! Diga-se de passagem, considerado um dos melhores no âmbito da edição e masterização, Sound Forge assim é considerado por grandes produtores do mundo todo e não por pesssoas do ramo da produção, aqui do Brasil. Assim como existe “PEDREIRO e pedreiros” existe produtor e produtores! Assim como Wavelab, Sound Forge não é só edição como está escrito nesse blog e sim um poderoso na masterização do audio! Então sugiro ao criador desse blog estudar mais e argumentar sobre, sem palavrinhas esnobes. Precisa ter argumento sobre o que se escreve “Sound Forge e outros Editores de Áudio são bem legais”… O que é legal pra vc para outro não o é ! O que se precisa fazer é argumentar sobre as diferenças encontradas e o que a pessoa acha melhor sobre determinado programa. Pra mim, não gosto do Nuendo, por exemplo, gosto do Cubase e uso Sonar X3 também, assim como Sound Forge Pro 11… Isso é de gosto e qualificação de cada um, sobre o que se domina; de repente vc com seu Nuendo não consegue atingir o nivel de produção feita num Cakewalk Sonar X3 + Sound Forge Pro 11, por uma pessoa que entende totalmente, desenrola num Cakewalk… Gosto e Qualificação são duas coisas distintas! Fica aí a minha contribuição!
Hi,Tenho feito minhas instrumentais no FL e faco a captacao da voz com o Sonar X1,mas o Fl tenho como versao Demo e nao consigo comprar o original.como posso fazer pra tal???
Olá Helder!
Nesse caso use os instrumentos virtuais que o Sonar oferece, assim não vai precisar de outro software.
Além disso você pode instalar muitos plugins.
Abraço.
Olá Danilo eu comprei um vídeo aula curso do sonar gostei muito, estou tendo um problema ao abrir o SOUND FORGE no sonar 8.5, pra fazer edições do tipo: tirar respiração, e etc. depois de feito essas edições, fecho o SOUND FORGE e em seguida o sonar pede pra salvar certo? e vem então o problema. AQUELA TRILHA “SOME” perde-se todo o trabalho. você pode me ajudar?
desde já agradeço.
Olá Rone!
Isso que você quer fazer está mais que ultrapassado, faz você perder muito tempo.
Qualquer software multipista já tem tudo para edição, não precisa de um segundo software.
Dentro do HomeStudioVIP (http://www.homestudiovip.com.br/) você vai aprender sobre o assunto.
Abraço.