Recebo algumas perguntas do tipo: Em que volume tenho que deixar para gravar? E se Clipar? … Entre outras perguntas, inclusive no Chat/Vídeo que fizemos essa semana teve esta pergunta. Bom vou tentar explicar aqui sobre o volume que podemos deixar em uma gravação sem clipar e conseguir um resultado satisfatório.
Parece simples né, quanto mais alto conseguir o take melhor, pois é mais quanto é o mais alto, as vezes clipa na placa, ou as vezes clipa no Software, o que fazer?
Bom a primeira dica é tentar usar um compressor, antes de chegar na placa, desta forma os ataque que é dado no instrumento o compressor elimina, deixando assim um espaço maior para a interpretação do cantor.
Agora caso não se use um compressor, sempre peça para o músico passar o som, por exemplo, se for um guitarrista pede para ele tocar a parte com maior dinâmica da música, se for a voz, pede para ele cantar o refrão por exemplo, e por ai vai.
Se você não tem compressor externo, o que pode ser feito é usar um plug-in na entrada do áudio.
Vai funcionar da seguinte forma…
Primeiro regule o volume na placa de som de forma que não fique muito alto, deixe o cantor a vontade pois terá partes na música que ele vai precisar soltar a voz, então nessa parte não poderá clipar na placa. Não se preocupe tanto com o volume ai, pois iremos compensar no compressor.
Bom depois disso insira um compressor na entrada do canal da voz, igual a figura abaixo:
Pronto!
Depois disso, iremos configurar o compressor conforme o cantor for cantando. Para voz um ataque rápido e um release médio resolve, a atenuação não deixe passar de – 5 db para não ser uma compressão muito exagerada, já que aqui o que queremos é atenuar os picos e conseguir volume.
Veja comigo deve ficar o ponto mais alto após a compressão:
Pessoal, lembrando que esse pico é o mais alto, ou seja, o cantor vai cantar tranquilamente e fazer sua performance sem que o áudio clipe na placa e nem no Software.
Tome muito cuidado com a configuração do compressor, pois depois que gravou não poderá voltar mais, e se ficar ruim terá que gravar novamente, então se sentir que o compressor está esmagando o instrumento libere o Threshold para diminuir a compressão.
E é isso pessoal, qualquer dúvida deixe seu comentário. Grande abraço e até a próxima.
Danilo, só que no Sonar, quando adicionamos um plugin, tipo um comprensor na hora da gravação…ele fica ali artificialmente, como se estivessemos colocado depois de ter gravado a voz. Não sei se me entendeu.
Vou colocar um exemplo:
Plugo a minha guitarra, pra usar com o Amplitube ou Guitar Rig, ok…ouço os efeitos e tudo, faço a gravação…mas os efeitos não vai direto para o Audio gravado, se eu deletar o Plugin pensando que o som já está gravado com o efeito que escolhi, ele volta a ser o som da guitarra seca, sem efeito e sem nada.
Espero que tenha entendido…e que possa me ajudar nisso.
Desde já agradeço…
É, realmente o Doglair compartilha da mesma dúvida que eu, Danilo.
Se tirarmos o efeito da entrada do áudio, voltaremos a ter a trilha seca, sem efeitos (reverber, compressor, etc), equivalente a termos insertado o efeito pós gravação.
Aproveito e pergunto: qual a vantagem do compressor, reverber ou EQ. físico aplicado antes da placa em relação ao plugin correspondente posto na entrada da placa?
Abraço!
gostaria de algumas dicas de como usar o nuendo para gravação em multi pista com a delta 1010lt, estou tendo dificuldade, pois não consigo habilitar os canis de entrada de audio,
Olá Silvio!
Bom para usar todos os canais de sua placa de som Delta 1010 LT só ir em input e habilitar 8 bus Mono. Com isso todos os canais da Delta 1010 LT serão habilitados no Nuendo para gravação.
Tenho uma vídeo aula completa sobre o Nuendo, de uma olhada pois nela mostro como usar o Software completo:
http://www.artsomstudio.com.br/loja/nuendo/curso-completo-nuendo-3.2
Grande abraço.