Qual a melhor maneira de captar um som de violão, microfonado ou plugado?
De certo é que o violão existem várias formas de captação, e dependendo de onde posicionamos o microfone podemos tirar diversos timbres de um unico instrumento.
Neste post vou passar algumas dicas que uso para microfonação de violão.
O Violão
A primeira coisa que temos que ter é um bom instrumento, um bom violão já é 70% de um bom timbre, não adianta você ter um microfone neumann, akg, e não tiver um bom violão, o timbre não vai ser lá essas coisas, então invista em um bom instrumento.
Qual microfone usar?
Depois que temos um bom violão a próxima etapa é um microfone legal, hoje no mercado temos inumeros microfones. Eu em todas gravações que faço violão uso condensador, independente do microfone. Vou passar a lista de alguns que já usei, e alguns que conheço.
Microfones mais em conta:
Rode NT1
Audio-Technica AT3528
AKG C1000S
AKG C3000B
Shure SM81
Microfones Top:
Neumann KM184
AKG C480B
AKG C414
Neumann TLM103
DPA 4011
AKG C12VR
É claro que existem mais modelos, mais deixei os que conheço mais.
Outra coisa, não pense em já pegar um DPA 4011 ou AKG C12VR da vida, vai adquirindo os equipamentos aos poucos, agora se você tem condição em pegar um par de Neumann KM184, vai em frente que você não vai se arrepender.
Posicionamento dos microfones
Se você sentar na frente de um violão, vai perceber diferentes timbres em diferentes partes do violão, por exemplo o grave que fica mais na boca do violão.
Vamos começar com a captação mais usada.
Usando 2 microfones, coloque um na 12ª casa e outro na ponte, como mostra na figura abaixo:
Agora vamos ver como seria gravando com 1 microfone apenas:
Tendo apenas 1 microfone coloque ele perto da 12ª casa, mais ou menos de 4 a 6 centímetros do braço do violão. O grande lance de gravar com 1 microfone é dobrar, ou seja, gravar o violão novamente de forma que teremos 2 trilhas, ai você vai jogar uma pra L e outra pra R. Isto dá um efeito bem legal de stereo.
Um outra técnica é com 2 microfones, colocar 1 primeiro na 12ª casa, e outro na altura do ouvido do musico do lado oposto do primeiro. Abaixo a figura de como vai ficar os microfones:
Agora pra finalizar temos o famoso XY. O que você tem que fazer é pegar 2 microfones e coloque um do lado do outro, fazendo com que as 2 capsulas praticamente toque uma na outra. Agora forme tipo um V na 12ª casa. Não deixe o microfone muito perto, coloque em aproximadamente 80cm. Veja como vai ficar na figura abaixo:
Em breve veremos sobre equalização e compressão para violão.
Grande abraço e qualquer dúvida deixe seu comentário.
Olá Danilo, acompanho seu trabalho, onde voce ja me ajudou muito.
Danilo, na questão dos dois microfones, eu abro uma pista para cada microfone e jogo um para cada lado, L e R? ou só se abre uma pista e grava os dois microfones por estarem em locais diferentes do violão. Obrigado, Deus Abençõe.
Olá Renato, você vai gravar em 2 canais mono, assim você poderá timbrar cada microfone individual, ai você poderá deixar os 2 no centro, ou gravar 2 violão e colocar 2 mic do primeiro para o L e 2 mic do segundo violão para o R. Grande abraço.
Entendi Danilo, muito obrigado.
Danilo, mas você acabou não respondendo com a melhor opção microfonização ou plugado?
Danilo mas se eu pego um takamine da vida que ja tem microfonacao propria,mesmo assim e melhor fazer com microfones externos.abraco…
danilo tenho uma duvida cruel rsrs assim vc fala q pode gravar dois violões aí joga um para o L e o outro para R mais não seria mais facil gravar uma vez só o violão depois copiar e colar o mesmo violão no outro canal???? tenho essa duvida pq gravar a mesma coisa duas vezes ?
Olá Waldiney! Bom funciona da seguinte forma, se você gravar apenas um violão e duplicar o canal, concorda que o sinal será o mesmo, sendo assim não iria ter diferença nas ondas, e o áudio de um canal para o outro será o mesmo, ou seja, apenas terá mais volume.
Então para dar o efeito stereo, você tem que gravar dois canais.
Resumindo:
Gravando um canal e duplicando você apenas terá mais volume.
Gravando dois canais e jogar um para o L e outro para o R você terá o stereo.
Grande abraço.
Adentrando a esse merito discutido (e e me perdoem pela intromissão)
As vezes eu gosto de usar isso que o colega esta dizendo, mas eu edito um dos canais de um jeito, com um timbre X, e o outro com um Timbre Y.
É claro que é nem dificil controlar o cancelamento de fase, mas quando dá certo, você fica com o som de 1 violão soando bem mais cheio e rico…
O que vcs pensam sobre isso?
Abraços!
Deus Abençoe!
Olá Alexandre!
Nunca tinha feito dessa forma, mas vamos ver o que a galera acha.
Abraço.
Olá Danilo, parabéns pelo blogsite, gostei muito mesmo, já tenho um video aula seu muito bom sobre produção musical, me ajuda e muito rsrsrs … bom mas o motivo de eu estar entrando em contato é que Você já falou sobre a posição do mic e tal, muito bom, e somado com o video que tenho seu, melhorou muito, mas tenho uma duvida: qual encordeamento e numeração você aconselha a usar no violão? … Muito obrigado e Sucesso .. Aguardo resposta
Obrigado Hobson, e fico contente que tenha gostado do blog.
Sobre as cordas para violão, varia muito, eu uso no meu violão cordas 0.12, mas ai que tá, depende muito do violão, pois tem que ter um braço legal, e a madeira tem que ser boa, se não é perigoso danificar o instrumento.
Uma coisa que recomendo fazer, leva em um luthier bom, e pergunte a ele se o violão vai agüentar cordas 0.12, se agüentar 0.13 melhor ainda.
Grande abraço.
Olá Danilo.
Tenho um Taylor 110e que veio com cordas 0.12.
Levei a um bom Luthi aqui em Brasília e ele me orientou trocar para 0.11, para preservar mais o braço.
Notei que perdeu em graves, apesar do som ainda ser muito bom
Será que melhoraria a sonoridade se retornar para 0.12?
Grato e sucesso, sempre.
Olá Petrônio!
Parabén pelo violão.
Então tem pessoas que usa cordas 0.13, eu uso 0.11 em um taylor também, justamente para acostumar o braço. Faz assim, deixa 0.11 para não forçar muito o braço, depois de uns 6 meses você coloca 0.12 e deixa por 6 meses, se não forçar o braço ai deixa 0.12 mesmo.
Grande abraço.
Olá! Queria saber se é melhor gravar violão plugado ou microfonado?
Se for microfonado, pode ser com micronfone de voz mesmo?
Você me indicaria uma marca boa de violão profissional (que não seja muito caro, pois tô começando! rsrsrs). Eu tenho um DiGiorgio e um Gianinni, mas são modelos + antigos e de estudo. Já gravei com o Gianinni e até que deu um bom som! Mas quero comprar um novo e melhor, pra fazer boas gravações. Espero que possa me ajudar!
Obrigado e bom fim de semana!
Olá Geison!
Na verdade depende do caso. Se você for gravar tipo esses Sertanejo Universitário ai você grava plugado e microfonado. Músicas Gospel geralmente se grava apenas microfonado, porém tem um CD que eu gravei da cantora Bia Packer, usei microfonado e plugado, e ficou legal.
O microfone você pode usar o da voz mesmo, sem erro. Já o som vai depender muito do violão. Hoje uso um Taylor, antes desse eu usava um Strinberg JS02C, tem um som bem legal.
Grande abraço, ótimo final de semana pra você também.
Um violão bem captado vale mais que um monte de guitarras!
Danilo, estou pra comprar um violao em torno de 1800, 2000 reais, e olhei epiphones e takamines, ainda estou muito em duvida. Vc teria algum especifico pra me recomendar? Comecei a ler seus artigos a pouco tempo e estou impressionado com o blog, parabens. Continue assim e voce vai longe! Abraço
Olá amigo!
Fico feliz que tenha gostado do Blog, e seja bem vindo.
Bom sobre o violão, vou te dar um conselho de amigo, pegue esses R$ 2.000,00 e use para dar de entrada em um Taylor. Você vai ter um violão para qualquer estilo e com certeza não vai querer trocar por outro violão por bons longos anos.
Abraço.
Danilo, sempre que posso leio o seu site antes de fazer qualquer gravação,… mas a pergunta é, Plugado ou Mic. ??
Se eu usar plugado, vou perder muito da qualidade????
sempre que gravo violão percebo que fica uma saturação de medios, um som um pouco embolado, não é aquele som bem definido…
se puder me dar um help nessa questão!!
Valeuu, abraços!
Olá Fabricio!
A qualidade da gravação vai depender muito do instrumento. Se você tem um bom violão com certeza terá um bom som.
Esse som embolado que você está falando, pode ser o captador do violão que não é legal.
Dependendo do estilo eu uso o violão com microfone, e tem estilos que uso microfone e ele em linha “plugado”, tudo vai depender do som que você quer tirar.
Qual a marca de seu violão?
Abraço.
Ola Danilo muito bom o blog…nota 1000
è o seguinte tenho um takamine e uso o microfone AKG 220 para fazer o microfonado mais ainda não consegui tirar um som da hora,o que faço para conseguir, tenho amigo que tem um AKG 120 e ele consegue tirar um som perfeito,,,me da uma luz ai amigo…
Olá Vinicius!
Legal que tenha gostado do Blog, seja bem vindo.
Qual o posicionalmente do Mic que você está usando para gravar seu violão?
Abraço.
Danilo!!
Cara eu uso sempre 12° casa mais sempre da uma microfonia to ficando louco ja,,,,kk me ajuda ai.
Olá Vinicius!
Essa microfonia pode ser da sala, tem como você me mandar o áudio gravado para escutar? Me manda no email [email protected]
Pode ser em MP3 mesmo.
Abraço.
Então,to gravando no 12ª casa…mais tem um agudo que me inrrita demais…ja coloquei ele na boca do violão tambem na parte traseira e nada..continua o som agudo tipo de microfonia..entende..
Olá Vinicius!
Manda o áudio em mp3 para meu email e vou ouvir e ver qual frequência está irritando.
Abraço.
E ai Danilo…Blz…
Mandei a gravação do Violão por email…da uma olhada…e ve se consegue me ajudar..abraços
Ok Vinicius, vou ouvir e te aviso. Abraço.
Muito legal seus artigos! eu tenho uma m-audio fast track pro e dois condensadores, um beringher b2 e um rode nt1-a. Gostaria de saber se preciso, além de gravar em dois canais(um L e outro R), gravar de novo e jogar os dois canais da primeira gravação todo pro L e os dois da segunda todo pro R, ou basta gravar uma vez e jogar o canal do b2 pra L e o canal do Rode pra R? não sei se vc vai entender o que perguntei ahuahu mas tenta ai! abraço
Olá Bruno!
Quando se usa 2 microfones e grava 2 vezes, na mixagem você tem que jogar os 2 primeiros canais para o L e os outros 2 canais para o R, vai ficar assim:
B2 e Rode para o L, e depois você grava novamente e joga o B2 e o Rode para o R.
Espero que tenha entendido e grande abraço amigo.
Boa noite , Danilo muito show esses artigos cara , quero te agradecer muito pelos artigos que vi aqui no blog pois é dificil achar tal material em portugues na net , muito bem , você sabe que o brasil tem uma certa deficiência com relação ao cenário musical e fica difícil as vezes seguir a carreira de músico ou qualquer outra nesse meio artistico e encontrar uma pessoa que compartilhe o conhecimento assim como vc é raro então meus sincero obrigado .
Boa Noite Elton!
Fiquei feliz em receber seu comentário e saber que o que posto aqui no Blog tem ajudado e contribuído com pessoas como você.
Obrigado pelo seu comentário e fique sempre a vontade para postar outros seja eles com dúvidas, agradecimentos ou criticas construtivas.
Grande abraço amigo.
Por favo tenhoa companhado suas video aulas e gostado muito. Mas me ocorreu uma duvida. Qro produzir meu próprio trab então não consigo ouvir a pista que q já está gravada como guia para o próximo instrumento. Poderia me ajudar? Grata,
Olá Regiane!
Legal que tenha gostado das Vídeo Aulas.
Após você gravar uma trilha, não esqueça de desligar o monitor “botão em forma de alto falante”.
Caso você desabilite e não seja isso me avise.
Abraço.
Ola Gustavo, quero gravar o meu violão plugado e microfonado , mais de que forma eu faço, deixo o microfone perto da 12° casa e ao mesmo tempo plugado? posso deixar o microfonado pro lado L e o plugado pro R?
me explique por favor…obrigado e parabens pelo seu site,
Olá Jefferson!
Para fazer essa captação que você deseja, basta abrir 2 trilhas de áudio mono, uma será para o violão plugado e a outra para o microfone, depois de gravado você manda os 2 canais para o L. Depois disso grave outra base da mesma forma e jogue os 2 canais para o R.
Fazendo assim você terá uma ótima sonoridade de violão.
Os canais você pode equalizar individualmente ou usar um grupo para equalizar todos de uma vez.
Abraço.
Estou usando estas suas dicas aqui, mas tenho uma dúvida.
Na gravação XY quando coloco a música em mono o som do violão praticamente desaparece, o problema esta na gravação ou tem alguma coisa que estou fazendo mal, na gravação inverto a fase de um dos microfones.
Abraço
Amigo, tenho um microfone sennheiser e-835 e um violao Crafter DE 7 e uma placa Fast track USB II. Porem pra mim fazer a gravacao em stereo, eu nao sei se faco 2 gravacoes apenas com o xlr, e mando uma pra direita e outra pra esquerda, ou se gravo com o mic. Tem alguma dica?
achei a resposta aqui mesmo. desculpe a repeticao. podem apagar.
Ok, Luis.
Abraço.
Olá Luis!
Para gravação em estéreo grave duas vezes.
Abraço.
Ouvi um cara dizer que é legel gravar com microfones diferentes (um dinamico e outro condensador) para mesclar o som. O que vc acha Danilo?
Olá Leandro!
Isso vai depender da sonoridade que o produtor que tirar do violão.
As vezes é leal colocar um som de linha, ou apenas um microfones e por ai vai.
Não tem um regra, tudo depende da sonoridade em que se quer chegar.
É por isso que alguns produtores colocam 6 microfones para captar um violão, assim ele pode escolher o som que vai querer na hora da mix.
Abraço.
Olá chará.. rs..!
Estou pensando em comprar um violão chamado Bristol BD-16, ele vem com captador Fishman Ion-T PickUp.. Você conhece este violão? Pois pesquisei muito sobre ele e descobri que ele é By Blueridge.
Toquei o violão na Loja da Playtech más não o testei plugado..
Curti muito o som acústico dele.
Mais me interessei mesmo foi pelo Captador, por ser um “FISHMAN da VIDA”..
Se puder me dar descrições sobre o violão e o captador..
Mui grato.
Danilo,
Excelente matéria.
Posso pedir que você fale um pouco sobre o Shure SM57? Quais as boas técnicas de gravação com ele? Vivo em um ambiente barulhento, sem isolamento, e acho que o condensador não vai funcionar legal.
Ainda: O Takamine EG320C aguenta cordas 0.13?
Abração!
Jean
Olá Jean!
Vou criar um artigo sobre o Shure SM57, um dos microfones mais usados em estúdio, o famoso “Bombril” (risos).
Sobre o violão, só um luthier vai poder dizer.
Abraço.
TENHO MIC. DINÂMICO. BEHRINGER XM8500. O Q FAZER? RSRS
Olá!
Não gosto dos microfones dinâmicos para gravar violão.
Abraço.
E ai danilo blza vc usa 0.11 na guita também?abraço
Olá Fábio!
Na guitarra estou usando 0.10.
Abraço.
Cara primeiro parabéns pelo site, ele tem me ajudado muito, e a muita gente acho. Parabéns mesmo. Mais eu estou com uma duvida aqui.
Estou vendo de comprar um violão bom mesmo de um lutiher de Botucatu, mais to meio com medo de não conseguir uma boa gravação com ele por não ter uma sala de gravação. Gostaria de gravar um violão central mesmo, não de fundo (estilo joão Gilberto hahaha pelo menos na intenção)
O que você acha? Supondo que eu compre o violão, deveria gravá-lo usando microfone condensador ou dinâmico? Dizem que sem sala tratada é melhor gravar com um dinâmico mesmo, você acha que daí eu perderia muito do timbre do violão??
Resumindo: sem sala tratada vc acha que compensa eu comprar um violão bom e caro(4000)?
Valeu!!!
Olá Régis!
Legal que gostou do site.
Compensa você comprar um bom violão, na faixa de 4 mil, e gravar usando um condensador.
Abraço.
parabénssss pelo belissimo trabalhoo, ótimo livroo Deus te abençoee!!
olá já mandei varios e-mail tentando saber detalhe desse seu produto mais infelizmente não tive responta então vou tenta aqui pela umltima vez me der detalhe desse curso http://www.artsomstudio.com.br/loja/curso-de-mixagem-e-masterizacao-no-sonar onde agente compra o sonar original??
Olá Danilo, gostei muito dos artigos do site, parabéns!
Gostaria de pedir uma sugestão. Tenho em mãos o gravador H4n da Zoom e um par de microfones condensadores de diafragma pequeno da Superlux. O H4n já vem com dois microfones embutidos na posição X/Y e possui duas entradas XLR que permite conectar os microfones. Desta forma, qual seria o melhor posicionamento para gravar violão acústico utilizando o H4n e o par de microfones? Utilizar o par de condensadores junto com o H4n realmente faz diferença? Ou seria melhor utilizar apenas o H4n? Qualquer opinião irá ajudar! Abraços!
Parceiro, quais melhores compressores, ou vst ou msm pré configurações para violão! Estou gravando em casa mas não tenho um referencia de um bom compressor acustico. O que recomenda?
Saudações!
Muito bom esse site, tem ajudado bastante para aperfeiçoamento de técnicas para gravação. Se possível gostaria de poder tirar uma dúvida sobre gravação de vilões:
– Gravo faixas com violões, porém até hj não tive grandes satisfações com os timbres de violões extraídos, por razões de excesso de médios/agudos e falta de um grave encorpado (já tentei de tudo… desde deixar o microfone mais distante do violão, deixar o mesmo na 12ª casa, tentei gravar com um microfone de capsula pequena ohmidirecional, com 2 microfones, gravei o mesmo plugado/microfonado… até comprei um novo violão pra tentar remediar a situação e mesmo assim não consigo um timbre encorpado, grave sem tender a saturação… (desejo muito conseguir um timbre limpo grave e encorpado (sem saturação de graves) bem puxado pro folk.
Atualmente uso um microfone condensador AT2020 e um microfone ohmidirecional Beringer B-5 (capsula pequena) e um violão folk Crafter de tampo maciço (uso acordoamentos 0.11). Gravo em um quarto sem qualquer tratamento acústico.
Vc teria uma ideia de onde eu possa estar errando? Poderia ser na equalização da mixagem? Na acústica do quarto? No posicionamento ou quem sabe na qualidade dos microfones?
Danilo bom dia!
Eu tenho um mic b2 pro behringer e uma placa m audio, contudo o som do violao nao esta me agradando. Ao grava em linha e mic parar da peso mesmo assim, não sei o que acontece. Os condesadores com diafragima menor é mais recomendado para usar? e mesmo tendo uma placa m audio, preciso de preamp? Agradeço desde já
Ola Danilo! Mto bom seu trabalho! estou aprendendo mta coisa por aqui.
Estou gravando meu violão em linha, agora qria microfona-lo, depois de ver seu blog.
Agora te pergunto, seria bom usar na mix o violão em linha e microfonado?
Tenho um akg perception 120.
Grato! Feliz Natal!
Nato
Olá Xará! Primeiramente, parabéns pelo site e pelo artigo. Muito bom e muito direto!
Estou com dois microfones: Um de diafragma largo (Rode NT1a) e um Shure Beta 87a, o qual comprei principalmente para uso vocal ao vivo (mas também é muito bom em estúdio). Gostaria de saber se tem alguma dica (caso possível) para fazer uma boa gravação stereo de violão utilizando esses esses dois mics, principalmente o Shure. Andei pensando em comprar um de diagrafma pequeno para usar com o diafragma largo (Rode). Tem alguma dica se é possível fazer algo bom com o Rode e o Beta87a? Agradeço! Grande Abraço!
Olá meu amigo!
Olha, o Shure Beta 87 nunca usei ele para violão, com ele gravei apenas caixa da bateria.
Já o Rode NT1a você pode usar na 12ª casa virado um pouco para a boca do violão.
Forte abraço.
Primeiramente, parabéns pelo artigo, muito bom!
Nas minhas gravações estava achando que estava saindo um som muito grave no meio do som e pensei em usar o violão com feedback, qual sua opinião sobre usar o feedback(tampão, abafador) no violão durante a gravação, pode valer a pena?
Outra coisa, acha que pode dar certo gravar usando dois microfones condensadores diferentes, sendo que um microfone é pra instrumentos e outro pra voz, mas usando eles juntos pra gravar o violão. Ou o recomendável é sempre usar um par de microfones idênticos?
Olá Bruno!
Não vale a pena, é preciso o som acústico do violão.
Pode dar muito certo usando microfones diferentes, basta posicionar da forma correta.
Abraço.