Como falei em um artigo aqui no Blog “Home Studio ou Estúdio?”, existe os Home Studios simples, onde são realizadas apenas gravações caseiras, porém existe Home Studios que acontecem gravações profissionais que serão lançadas no mercado.
Neste artigo irei falar um pouco sobre os equipamentos mais usados em um Home Studio simples e também os equipamentos usados em um Home Studio mais profissional.
Quero montar um Home Studio com equipamentos básicos
Neste caso você não vai precisar de muitos equipamentos externos como os grandes estúdios possuem.
Quando se quer um Home Studio básico você vai precisar apenas de um computador, uma placa de som externa e um microfone condensador.
Com esses 3 equipamentos é possível iniciar suas gravações e conseguir uma boa qualidade dependendo é claro dos equipamentos que você for comprar.
Existem placas de som de R$ 300,00 e também placas de som de R$ 2.500,00 e até mais que isso, então vai depender do bolso.
Voltando ao assunto de um Home Studio com equipamentos básicos, teremos que escolher uma placa de som com no mínimo 2 canais. Então qualquer placa de som que contém 2 canais de entrada desde que seja os 2 canais com preamp você poderá adquirir que não vai precisar de uma mesa de som.
Quero montar um Home Studio mais profissional
Para um Home Studio um pouco mais profissional é necessária outra classe de equipamentos.
O computador, a placa de som e o microfone permanecem, porém podemos acrescentar um preamp valvulado e um compressor que é muito útil em uma gravação de voz e também em alguns instrumentos.
Os equipamentos para um Home Studio mais profissional não tem limites, sempre o proprietário vai investir, já que ele está tendo retorno financeiro com os trabalhos que ele realiza.
Acredito que a maioria dos estúdios que tem hoje já passou por um Home Studio simples.
Se você ainda não fez o download do eBook Como Montar um Home Studio, clique no link a seguir e você estará dando um grande passo para começar de forma correta a montar um Home Studio, seja ele básico ou mais profissional. EBook Grátis Como Montar um Home Studio.
A um tempo atrás fiz um Chat∕Vídeo onde tirei várias dúvidas do pessoal em tempo real, confira no link – Home Studio – Dicas para você montar um “Online”.
E para finalizar, fiz uma seqüência de artigos sobre como montar um Home Studio, visite o link – Como Montar um Home Studio.
Acredito que dicas e sugestões não faltam para você ter os equipamentos certos para seu Home Studio, seja ele um Home Studio simples ou mais profissional.
Então chegou a hora de você fazer as escolhas certas para a compra de equipamentos para seu Home Studio.
Deixe seu comentário.
Qual a maior dúvida que você tem na escolha de equipamentos para seu Home Studio?
hj conto com os monitores krk rokit 8 , uma interfece “focusrite com 8 canais com otimos prés e tenho a opçao de expandir + 8 ,o mic q uso pra td é o akg c 3000 ,tenho tbm um power play d 4 fones !tem atendido bem minhas necessidades ja q faço batera virtual ,mas quero em breve gravar acustica!entao Danilo dxo uma pekena lista q pretendo adquiir ! 1 akg c 1000 s ,um pré channel strip(entre avalon ou isa 430 mk ll) 1 kit de batera e a batera , 1 liquid mix focusrite ,e no futuro um mic melhor pra voz!axa q ta faltando alguma coisa ?abraço !
Olá Fagner!
A lista futura sua está boa, porém de uma prioridade para o mic de voz.
Abraço.
no caso Danilo,oq iria para o fim da fila ? o pré?Eu ainda não descarto o eureka.mesmo sonhando com esses!oq vc axa? ao!!inves de um pré desses q custam entre 6 e 8 mil,eu pegar um eureka e investir o resto num mic porrada ?oq vc faria ,digamos se tivesse com esse orçamento ? abraço
Olá Fagner!
Olha amigo eu pegaria um bom microfone e o Eureka da PreSonus, vai ser uma combinação para a gravação da maioria dos instrumentos.
Abraço.
Há alguns meses compramos a 1º parte dos equipamentos para o nosso home estúdio, já nas primeiras gravações sentimos falta de mais algumas coisas, e então compramos hoje estamos tranquilos com o que temos. Mas até chegar nestes equipamentos não foi fácil.
Hoje a maior dúvida que tenho é como saber qual placa firewire com 8 canais pode ser expandida com mais uma ou duas, para ficar com 16 ou 24 canais. Não uso todos estas canais, mas o que quero é estar preparado para uma possível expansão.
Obrigado, e tens realmente muito bons post. Parabéns.
Olá Christian!
Você pode comprar as placas de som Firestudio 2626 ou a ProFire 2626, através delas você pode usar ADATs e ter os 26 canais de gravação simultâneos.
Abraço.
Boa noite Danilo,
Como já postei aqui os equipamentos que tenho em meu home studio, minha placa é a Fast track Pro, eu já tenho um Power Play eu poderia comprar um compressor e usar em minhas gravações? Se puder me passar essa dica eu agradeço.
Obrigado.
Olá Rhaony!
Sim pode comprar, porém indico um preamp já com compressor, no caso pode ser o Eureka da PreSonus.
Abraço.
Ola Danilo Gustavo e todos do site. Não sei se este e o local ideal para fazer este tipo de pergunta mais se caso não for fique a vontade para excluir esta pergunta.
Tenho aqui no meu studio um set de equipamentos Behringer (Mic B2, Pré Amp mic 2200, Compressor Tube Composer T 1952) entre outros equipamentos (M-Audio Delta 1010lt, Mixer Xenyx 1204fx_uso somente o amplificador para monitoração e um Par de Monitores Passivos).
Mais minha duvida e sobre o Tube Composer T 1952, na realidade ele me custou uma nota, e já estou com quase um ano que o uso, por ignorância ou por defeito no equipamento não senti nenhuma diferença no som apos a compra do equipamento, não sei se e pela configuração do compressor que uso mais uma coisa e intrigante, não importa o quanto modifico os parâmetros do Tube Composer o som continua intacto, mesmo se eu ponho o limiter em 0 db ou em + 20db se ponho o output em – 20 em 0 ou em + 20 não tem nenhuma diferença no som, sei que o hardware (compressor) e diferente do plug-in (compressor) mais um e baseado no outro e e por isso que eu fico intrigado, para resumir a pergunta: e um compressor que não comprime o som, parece que a única função que esta ok e warmth que são os harmônicos da válvula. Já ouvi muita gente falar mal dos equipamentos da Behringer, mais não estou me abdicando da culpa e pondo na marca, pois os outros equipos da mesma marca nunca me deram trabalho a não ser o dito cujo.
Eu o uso principalmente para captação de voz, tem algum “preset” que posso usar nele?
Obrigado pelo espaço
Ola Danilo, fuçando melhor o meu Composer vi que por descuido usava uma chave em off no lugar de on, ou seja era como se estivesse todo tempo o audio passando do compressor sem ser adicionado nada alem dos harmonicos da valvula, so que como passei tanto tempo usando o mesmo sem ser comprimido o audio e axpandido tambem agora nao consigo configura-lo da forma correta ou seja tem uma opção manual e outra automatico no manual eu não sei como usar os parametros e gostaria de que se possivel vc colocasse alguns parametros usados neste mesmo compressor.
Olá Carlos!
Não usei esse compressor, porém compresso é compressor os parâmetros são os mesmos.
Podemos marcar uma assessoria online onde posso te dar dicas de utilização dele e alguns parâmetros.
Envie um email para [email protected]
Abraço.
Olá Carlos!
Compressor você trabalha com 4 parâmetros juntos, Threshold, Ratio, Attack e Release. Um parâmetro depende do outro, então é preciso configurar os 4 de acordo com o áudio.
Qualquer coisa podemos marcar uma assessoria onde passo as dicas online, pode me mandar um email sobre o assunto.
Grande abraço.
estou querendo comprar um controlador-midi,me fala 3 marcas,com custo beneficio,e em quais nessecidades e operaçõe eu vou usa-lo
Olá Ivaldo!
O que indico é o Axiom 61, você vai gostar dele, além de ser USB, o que torna mais fácil e prática a conexão.
Abraço.
MEU MONITOR É UM “LG DE TUBO 17 POLEGADAS” RSRSRS, MINHA PLACA É UMA SOUND BLASTER “QUE NUM TA COM NADA” E MEU FONE DE OUVIDO É UM BEHRINGER HPS 3000.
BRINCADEIRA SOBRE O MONITOR. MAS SERIO, DEVAGAR ESTAREI TBM “COMO MUITO DE VCS” COMPRANDO UNS EQUIPAMENTOS MAIS SOFISTICADOS QUE ME ATENDAM MELHOR . MUITO LEGAL O POST, CONTINUE ASSIM DANILO
Olá Heitor!
Com certeza, e breve você vai ter vários equipamentos de ponta.
Abraço e sucesso.
Boa noite Danilo!
Estou começando agora e o lugar que vou montar o Home Studio tem medidas 3x3m.
Estou com idéia de fazer um pequeno aquário para gravação de voz em um canto dessa sala.
A princípio, pra essa medida do sala vou comprar:
2 cabos balanceados de 4m XLR/XLR para mandar pro microfone pro no aquário (1 cabo pra ficar de reserva ou pra gravar guitarra) Mic MXL v67 e um SM57.
1 par de cabos balanceados P10/XLR para mandar da placa de som para o par de HS80.
Esses 3 cabos vou comprar da MOGAMI com plug’s NEUTRIK.
1- Queria saber o que tu acha e dessas informações?
2- O que tu me diz dos cabos da Santo Ângelo? To querendo comprar pra outras finalidades.
3- Se o mesmo modelo de cabos para microfones serve para os monitores?
Parabéns!!! Blog Show de Bola.
Abração e fica na paz.
Olá Alex!
As 2 marcas de cabo que indico são: Santo Angelo e Pro Co, as 2 são muito boas.
Sobre os microfones, seria legal saber o que pretende gravar.
Se for voz, tente pegar um AKG C3000, você já vai ter bons resultados.
Abraço.
Olá Danilo, tenho um setup interessante, para quem iniciou a pouco
tempo, veja abaixo:
Interface profire 2626 – M-Audio
Powerplay – Behringer
Studio channel – Presonus
Microfone AT 2020 – Audio Technica
Microfone AT 4040 – Audio Technica
Sistema 2.1 – Par de Monitores KKR 8 G2 e um sub KRK 10s
Fone de ouvidos mdr 7506 – Sony
* Faço locução de spots, com projetos maiores futuramente.
Obs, Comprei o Studio Channel e quase não percebo diferença
dele se comparar com os preamps da Profire, se tivesse um
Eureka, essa diferença seria sentida mais facilmente, ou
so um Chanel Strip no estilo Avalon 737 ou similar faria
de fato a diferença?
Em relação aos microfones, acha que estou bem servido para
o que eu faço ou teria outras dicas, como os TLM’s (102,103)
ou mesmo o tradicional AKG 414, o salto de qualidade seria
bem percepitvel ou não muito?
Parabens pelo o espaço, Sucesso!
Olá Márcio!
Parabéns pelo setup.
Precisa ver como você está ligando o Studio Channel na ProFire 2626, esse é um fator importante.
O TLM 103 é top para locução, a maioria dos locutores profissionais usam.
Grande abraço e sucesso.
Meu setup nada mais é do que o indicado pelo Danilo no seu E-book.
Superou minhas espectativas, levando em consideração o custo relativamente baixo dos equipamentos.
Só vou dar um upgrade instalando um EUREKA.
Parabéns Danilo. Todas seus artigos publicados são objetivos nas informações.
Olá Luiggi!
Fico feliz em saber que o setup que indiquei foi legal para você.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Olá, Danilo, montei em minha casa um home stúdio para pequenas gravações agora estou querendo ir mais longe, gravar alguma coisa melhor, mais profissional, eu já tinha comprado anteriormente um mic B2-pro, uma mesa beringer 16 canais, e o pc, agora comprei um preampl T1953 Beringer e um compresos T1952 beringer, como devo ligar isso tudo, devo comprar uma interface de audio, tipo a focusrite o que vai melhorar no meu som, no mais obrigado, e parabéns, vc manda muito bem.
Oi Danilo, tudo bem? Meu nome é Adilson, sou leitor do seu blog estou com uma dúvida, quem sabe você me ajuda.
Sou músico amador e pretendo montar meu home studio, a princípio amador também. Minha ideia inicial é começar aos poucos e só investir em equipamento conforme vá me familiarizando com o processo de gravação e, de preferência ir utilizando equipamento que já possuo. Tenho um amplificador YAMAHA THR10, não sei se conhece. É um pequeno amplificador para estudos, mas com vários recursos, inclusive vem com o software de gravação Cubase. Minha dúvida é sobre qual seria a configuração ideal de um computador ou notebook para fazer o trabalho. Fique à vontade para sugerir marcas também. Fico no aguardo e antecipadamente agradeço. Abração.