O mascaramento de frequências ocorre quando você tem muitos instrumentos em uma determinada região de frequência.
Para ir direto ao assunto, sem muita enrolação, vou dar um exemplo bem prático.
Vamos supor que você tem o canal de over em sua mix, no qual se destacam os pratos.
As frequências destes canais estão perto de 8 KHz. Se tivermos uma energia maior nessa região de frequências – ou seja, 8 KHz – ao aparecer outro instrumento nessa região, automaticamente você vai perceber que o som do instrumento soará um pouco abafado.
Caso esteja solado, o tal instrumento pode até soar legal, porém, quando for somado ao over, vai soar sem brilho.
“Acredito que você já passou por isso: sola o canal de chimbal e leva uns dois minutos para mixá-lo e, depois, passa para uma guitarra, por exemplo, ela parece soar abafada. Isso porque seus ouvidos ficaram boa parte do tempo escutando apenas uma região de frequência, neste caso, as frequências altas.”
Então, o que fazer se ocorrer algo parecido com o que citei?
Simples, você pode reduzir as frequências perto de 8 KHz no canal do over, ou acentuar as frequências perto de 8 KHz no instrumento em si.
“É por isso que você sempre deve analisar a mixagem como um todo, e não os instrumentos isoladamente; o que pode parecer ruim solado, quando for ouvido com os outros instrumentos poderá soar legal.”

Você quer uma mixagem equilibrada, onde todos os instrumentos possam ser ouvidos com nitidez? Procure analisar a mixagem como um todo, e use o botão SOLO para editar e iniciar a timbragem do instrumento, e, após fazer a equalização, aí sim, escute o instrumento juntamente com os outros.
Na área VIP, você encontrará vários vídeos sobre equalização, onde explico a respeito das frequências. Outro material que indico é o Curso de Frequência, no qual esclareço sobre as frequências fundamentais e harmônicas de cada instrumento.
Deixe seu comentário.
Você já percebeu o mascaramento de frequências em suas mixagens?
Meus parabéns por essas valiosas dicas, estava precisando aprimorar mais um pouco sobre esse assunto, graças a Deus e ao ArtSom Studio vou aprender mais sobre Mascaramento de Frequências.
Atenciosamente
Netinho.
Olá Netinho!
Fico feliz que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário, abraço.
Danilo mais uma vez valeu pela força,Eu já garantí a minha vídeo Aula sobre frequências,quem não tem não sabe o que está perdendo,esse negócio de timbrar e mixar não é nada fácil ,qualquer erro é fatal,sucesso a você e por todos os seus projetos,se não nos falarmos,Um feliz Natal e Um ótimo 2012 com todas as sortes de Bençãos,Forte abraço.
Olá Willian!
Realmente, conhecer frequência é indispensável para quem quer trabalhar com áudio.
Abraço e Feliz 2012.
Muito interessante Danilo,parabéns. Com essas dicas poderemos ter uma mixagem mais equilibrada. Obrigado.
Olá Cleidson!
Obrigado pelo seu comentário.
Abraço e sucesso.
Parabéns pelo artigo.
Muito construtivo, simples e realmente muito verdadeiro…
Realmente tudo isso ocorre sem que possamos perceber, principalmente se na passagem de som há um atraso em relação ao horário e existe muita cobrança de produtores, organizadores e etc. Onde só percebemos esse “mascaramento” de frequências na metade do show…
Parabéns pelo artigo mais uma vez…
Olá João!
Legal que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário, abraço e sucesso sempre.
ainda não adquiri meu curso de frequências confesso que tenho muito problemas com isso porem já decidi vou adquiri-lo parabéns Danilo pelo artigo..
Legal Raphael!
Tenho certeza que vai te ajudar muito.
Abraço.
VALEU DANILO PELAS DICAS!!VOCÊ É MUITO BOM NO QUE FAZ!
Obrigado pelo comentário DJ Elber.
Abraço.
poh danilo valew mesmo…
Legal que gostou Jorge.
Abraço e sucesso.
Demorei muito tempo pra entender estas máximas que você comenta, Danilo e nunca é de mais ler um pouco mais sobre o assunto. Até porque, de vez em quando esquecemos de alguns detalhes e perdemos um tempaço corrigindo erros que deveriam ser observados desde o principio…
Boa dica, irmao…
Grande braço desde Cádiz-Espanha
Feliz Natal e Boas festas!!!
Ton Coelho
Legal que gostou do artigo, Ton.
Obrigado pelo seu comentário.
Feliz 2012.
parabéns valiosas dicas, mó força que estão me dando kkk
Legal Burno
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Valeu Danilo, Curso de Frequências, logo logo vou comprá-lo !
Legal Sílvio.
Com certeza você vai gostar.
Abraço.
Olá Danilo. Sou novato por aqui. Gosto do assunto. Estou aprendendo contra baixo e vim buscar informações que me ajudassem a escolher um cabeçote e a construir uma caixa acústica para o instrumento. Consegui montar um conjunto muito bom. As dicas foram e continuam sendo valiosas. Abraço.
Olá Rubens!
Seja bem-vindo ao site.
Bom, o cabeçote vai depender muito do valor que você tem para investir no equipamento.
Abraço.
É interessante o seu discernimento sobre o assunto de Studio, porém devido a tanta atividade que me encontro não tenho conseguido arrumar um determinado tempo para a tal questões, mas compreendi a soma de assunto em que você colocou em pauta, e pude perceber o motivo de um amigo ter assassinado a minha musica… (risos), verei se em 2012 consigo mais espaço em meu tempo de atividades… Feliz Natal e um prospero ano novo!
Olá Paulo!
Espero que você encontre tempo para desfrutar as dicas do blog e aplicar em seus projetos.
Tenha um Feliz 2012.
Abraço.
Faça das palavras do colega as minhas, você esta de parabéns, seus posts são sempre muito proveitosos.
Legal que gostou.
Abraço, Wagner.
Olá Danilo. Adorei a dica dessa eu não sabia ainda.
Gilberto, é vivendo e aprendendo.
Abraço e sucesso amigo.
Eu já ouvi falar desses casos de instrumentos que são da mesma faixa de frequência, especificamente entre um baixo e um surdo em um samba. Como os dois estavam na mesma frequência o som ficava “embolado” quando os dois tocavam juntos e não dá pra diferenciar qual é o som do surdo e qual é do baixo. Ouvi dizer que isso se resolve usando um equalizador paramétrico para separar as frequências de cada instrumento. Danilo, se for possível, faça um post sobre o equalizador paramétrico e como usá-lo para resolver esse tipo de problema.
Grande abraço e Deus abençoe.
Olá Geysler!
A região grave é a que mais ocorre esse processo, porém, isso pode correr em qualquer faixa de frequência.
Na área VIP, tem um vídeo de mais de uma hora com o tema – Equalização – acredito que você vai gostar.
Abraço.
Olá Danilo, acabei de receber o curso de frequência, vou começar estudar pra poder entender melhor essa área pra saber aplicar adequadamente nas minhas mixagens.
Valeu pelas dicas do blog e que Deus continue te abençoando.
Olá Rhaony!
Bons estudos e obrigado por escolher meus cursos.
Sucesso sempre. Deus abençoe.
Boa dica Danilo, vlw pela idéia. Estou provando isso na prática. Ontem mixei uma música e isso fez muita diferença na audição. O Ideal mesmo é Mixar cada canal e timbrar os instrumentos aí está o segrede conforme você citou . Parabéns pelo Blog!
Ulisses, obrigado pelo comentário.
Abraço.
BOM PRIMEIRO QUERO DESEJA-LO BOAS E QUE ANO QUE VEM SEJA UM ANO DE BENÇÃOS PARA VC,DANILO EU JÁ TENHO O CURSO DE FREQUENCIAS MUITO BOM MAIS QUERO LI FAZER UMA PERGUNTA. O QUE VC ACHAR DA PLACA DE AUDIO DA BEHRENGER UCA 222 DARIA PARA USA-LA NO HOMER STUDIO E FAZER UM TRABALHO BOM OU RAZUAVEU? O QUE VC ME DIZ
Obrigado Luiz, um feliz 2012 para você e sua família.
Sobre a placa de som, indico uma USB ou FireWire, você vai ter melhores resultados.
Abraço.
Danilo gostei muito do artigo e também ja vou querer estar já na área vip agurda por mim
Olá Nilo!
Será bem-vindo a área VIP.
Abraço e sucesso.