Muitos músicos atuam nos palcos, mas chega na hora de gravar, quando se depara com um metrônomo acaba ficando preso, e não consegue dar vida a música.
Então vou dar um dica que uso em minhas produções para deixar o músico a vontade, e não ficar preso ao click que alguns músicos não se dão bem com ele.
Altere o Click
Uma das coisas para deixar o músico mais a vontade, é alterando o click, em sua DAW você poderá alterar o click por qualquer outro instrumento percussivo, como por exemplo um Cowbel, isso fica a seu critério.
Groove de bateria
Caso você queira fazer uma guia para gravar bateria, você pode gravar um violão ou teclado, mas antes monte um groove de bateria, não precisa ter viradas e nem mudanças, pode ser um groove reto do inicio ao fim, só faça loops dele. A intenção é fazer com que o músico fique a vontade, tendo impressão que está tocando com uma banda.
Outra coisa que uso muito é loops de percussão, tais como pandeirola, shakers, isso ajuda muito e da mais pegada ao músico. Você poder fazer sampleado mesmo, com diversos vsti´s que tem por ai.
Com esses artefatos, o metrônomo ficará em segundo plano, pois os grooves vão dar mais swing a música.
Cuidado para não se perder
A melhor forma e mais rápida de se gravar, é escrevendo os arrajos. Você não precisa ser expert em partituras, marque do seu jeito, ou escreva apenas as cifras com quantos compassos o músico ficará em cada nota, o importante é ter um gabarito do que será feito, e não ficar girando lâmpada se perguntando o que é que vai vir no próximo compasso.
Imagine uma construção sem um planta, não chega a sair do chão, mesma coisa é uma música, você já tem que marcar onde vai ser introdução, onde será solo do meio, onde a voz entra, onde é o coro, convenções, etc… Faça a estrutura da música e você vai ver que tudo fica mais fácil.
Minha opinião
Eu gosto de ser amigo dos músicos que gravam comigo, nunca queira colocar seu músico na parede, do tipo jogar um metrônomo e deixar que ele se vire, as vezes apenas uma pandeirola junto, ele já sai gravando, e com isso o trabalho vai render, e a cada dia suas produções irão melhorar.
Olá Danilo! Td bom? Bem legal essa idéia do “Groove de bateria”. Com certeza deixa nós músicos mais a vontade em relação aquele medo tipo: O que vai acontecer se eu me perder? Rsrs’ Gostaria que me pasasse informações sobre preços, orçamentos e etc… Pretendo gravar uma só faixa de trabalho, e dessa vez optei pelo seu trabalho depois de ouvir: “Diego Torres & Tiago”. Parabéns!Aguardo, e Obrigado!
Olá Bruno, para orçamentos de produções nos falamos por email ok. Grande abraço.
beleza, otima dica obrigado Danilo paz…
Legal Odon que tenha gostado. Forte abraço.
VALEU MEU AMIGO PELAS DICAS UM ABRAÇÃO
Abraço Dirley.
Sucesso amigo.
Vc disse em usar um groove reto para a guia, e como é que se faz quando tem um rallentando ou diminindo do andento ou aumentando?
Olá Demilson!
Groove é algo pronto, fica complicado ralentar ele. Neste caso, geralmente usamos MIDI, ou editamos o loop.
Abraço.
ISSO E VERDADE…
ABRIL MINHA MENTE…
GOSTEI
OBRIGADO PELAS DICAS
ABRAÇO
Ademir, legal que gostou.
Abraço e sucesso.
OLA DANILO TUDO BEM? VALEU PELAS DICAS QUE VC COMPARTILHA COM A GALERA.
Olá Edson!
Legal que gostou do artigo.
Abraço.
Gostei muito dessa dica de Metronomo, lembro quando a minha banda foi gravar um trabalho nosso, o baterista sentiu muita dificuldade com o metrônomo. Eu já era acostumado com ele e não senti nenhum problema assim como os outros músicos, mas para o batera foi um reboliço danado!
To adorando seus posts, também pretendo montar um home estúdio, mas primeiro estou lendo muita coisa, pesquisando muito para que não possa errar e sair no prejuízo.
Obrigado Danilo por compartilhar seus conhecimentos!!
Abraço!
Olá Marlone!
Legal que esteja gostando do site.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Muito bom Danilo. Danilo eu estou usando o Sonar x1 e até comprei uma vídeo-aula mas o expositor não falou sobre a edição da música escrevendo direto na partitura. estou sentindo muitas dificuldades. vc tem alguma dica publicada?
grande abraço e obrigado pelas dicas
Sanção
Olá Sanção!
Estou para terminar um curso completo no Sonar X1, vou disponibilizar o mais breve possível.
Abraço.
Bom dia! Estou usando uma xenyx 302usb, e na hora de gravar microfone ou violão o metronomo está gravando junto.
Equipamento:
xenyx 302usb
keyrig 49
fone
DAW Sonar X1/2
Olá Juarez!
Configura o Sonar par agravar apenas input e não som interno.
Forte abraço.
parabens Danilo
Olá Jessé!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço.