Em minhas mixagens, sempre começo pelo bumbo da bateria.
Quem é conhecedor sabe que a frequência fundamental do bumbo geralmente está próxima de 60Hz e a dos harmônicos, perto de 4KHz.
Isso é o básico para iniciar uma mixagem, conhecer as frequências de cada instrumento.
O grave, encontramos perto de 60Hz, já o ataque, perto de 4KHz.
Deve-se lembrar que as frequências vão variar de acordo com o tamanho do bumbo, microfone, etc. Mas em um bom bumbo captado você vai encontrar essas características que citei acima, com a frequência perto do que foi mencionado.
A grande dificuldade é conseguir deixar o bumbo em sintonia com o contrabaixo.
Os dois estão na mesma região de frequência, por isso, a grande dificuldade.
O legal de mixar é que não ficamos presos em apenas determinada região de frequência.
Por exemplo:
Podemos deixar o corpo do bumbo em 60Hz e o baixo trabalhando em 100Hz, tudo vai depender do que você precisa na música.
É claro que o baixo tem que ter essa frequência de 60Hz, pois é aí que está seu corpo, mas podemos fazer com que ele trabalhe em uma frequência mais acima, ou seja, em 100Hz.
Outra coisa que não posso deixar de mencionar é o vazamento das altas no bumbo.
Geralmente corto acima de 8KHz, assim atenuo o som do chimbal.
Após a equalização, na maioria das vezes inserto um compressor para deixar o bumbo mais denso.
Vou deixar alguns parâmetros que podem ajudar você quando for mixar.
Equalização
Essa equalização pode ser um bom ponto de partida.
+3dB em 60Hz
-5dB em 290Hz
+4dB em 4kHz
Compressão
Você pode usar a compressão abaixo para deixar o bumbo mais ‘na cara’.
Ratio: 4:1
Attack: 4ms
Release: 250ms
Threshold: Não reduzir mais que 8db.
É claro que tudo isso dito acima não é um padrão e com certeza não será usado em todas as suas mixagens, já que cada uma delas é uma história.
Foi por isso que fiz o curso de frequência em vídeo, assim você pode realmente conhecer as frequências de cada instrumento e aplicar, conforme a necessidade da música, o que tiver aprendido.
E também disponibilizei no Portal VIP vários vídeos sobre compressor, assim você vai aprender a usar cada parâmetro.
Enfim, mixagem é algo que requer muita paciência e experiência.
E já deixo uma mensagem para aqueles que estão iniciando:
Nunca você vai reconhecer suas mixagens como ótimas, sempre vai querer melhorá-las.
Falo por experiência própria, pois até hoje isto acontece comigo (risos).
Mas isso é bom, pois faz com que tentemos melhorar cada dia mais nosso som.
Espero que tenha gostado do artigo.
Forte abraço.
Parabéns, Gustavo!!!
Muito bom esse post….
Olá, gostaria de saber se você tem dicas para mixagem ao vivo, é que eu controlo a mesa de uma igreja e gostaria de deixar o som mais limpo e melhor?
Olá Eurlles!
O material que eu tenho é todo voltado para estúdio, porém, 90% você pode aplicar em mixagem ao vivo.
Abraço.
Obrigada Danilo Gustavo suas dicas e o material gratis me ajudaram também nesta vitoria exitto total me formei no dia 09/07/13 . Segunda turma de operadores de audio aqui do estado do Pará….. Super beijo remixado walew
Olá Irislene!
Que bom saber disso.
Fico feliz pela sua vitória.
Abraço e sucesso cada vez mais.
Danilo muito bom!, estou curtindo muito esse site, em breve estarei adquirindo os seus cursos.
olá Danilo,gostaria que vc me ajudasse e tirasse minhas duvida,estou querendo comprar uma inter façe de audio,a que estou em mente é a digi desing 003 mix,e queria q vc me indicasse um pré valvulado e a referençia,sua opniao é muito importante amigo…abraço!
sou fa do seu trabalho cara preciso dum bom sampler de bateria tenho o ez ate gosto mas gostaria de testar o estudio drumer oque voce acha se tiver ele te agradeço