Quantas vezes você não pensou que o problema estava realmente em conseguir uma interface de áudio melhor, ou até mesmo trocar o microfone, ou pior, em jogar tudo para o alto e abandonar o barco?
Eu sei muito bem o que é isso, já passei por situações parecidas, mas para tudo existe uma explicação e, é claro, uma forma de resolver.
Neste artigo você vai saber o que aconteceu com Daniel Willian, que pensava a mesma coisa, mas quando cheguei a seu home studio disse que suas produções musicais poderiam melhorar em 80%, e veja só o que aconteceu.
Ontem, dia 26/05, saí de casa para mais um SOS Home Studio.
Como sempre, peguei meu notebook e fui rumo a Morungaba – SP, onde reside o produtor e músico Daniel Willian, que além disso, claro, é cantor (esse fato só descobri no dia do SOS).
Geralmente quando chego ao estúdio, peço para o produtor mostrar algo que tenha sido produzido recentemente e, após escutar, falo qual a porcentagem aproximada de conseguirmos melhorar sua produção.
Ele colocou uma música que tinha produzido; depois de um minuto, pedi para que parasse o som e disse que seria possível melhorar sua mixagem em 80%.
Confesso que, ao fazer essa afirmação, notei uma desconfiança da parte dele, mas isso é normal, pois a pessoa já tentou de tantas formas melhorar que acredita ser minha ajuda apenas mais uma opção, como outras.
O negócio é que eu já tinha falado e já estava ali, então a única forma era colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Logo, fui conhecer os equipamentos musicais do Daniel, e vi que realmente era possível melhorar suas produções com o que ele possuía. Como sempre falo, substituir equipamento só se for por algo muito melhor, pois não compensa trocar seis por meia dúzia.
Acontece em quase todos os SOS Home Studio de as pessoas perguntarem quais equipamentos poderiam trocar para melhorar suas produções. Minha resposta é simples: primeiro vamos gravar e deixar uma música pronta, depois vamos ver se há necessidade de trocar algo.
Existem pessoas que compram uma interface, passam-se três meses, elas veem que não houve melhora em suas produções e acabam trocando por outro lançamento. Fazem a mesma coisa com o microfone, cabos etc. Isso nada mais é que a Síndrome de Aquisição de equipamentos. Leia depois o artigo que escrevi sobre o assunto.
Mas vamos seguir por aqui, e você vai ver e ouvir o que foi possível fazer no caso do Daniel.
Os equipamentos usados no SOS Home Studio foram:
Interface de Áudio Focusrite Scarlett 2i2

Monitores de áudio KRK Rokit 5

Microfone Condensador Shure PG 42

Violão Crafter

Contrabaixo Cort

Controlador M-Audio KeyRig 49

Bateria DTX Drums Yamaha

Então, como fizemos a gravação? É isso que você vai saber agora.
Como as interfaces de áudio têm entradas mono, usamos cabos mono p10 para gravar contrabaixo e XLR para o microfone Shure KM 42, já que os condensadores precisam de alimentação de +48, o que chamamos de phantom power.
O violão e a voz gravamos usando o microfone Shure KM 42, e – detalhe – voz gravada pelo próprio Daniel.
Já os pianos, pad e efeitos foram VSTi, usando o controlador M-Audio KeyRig 49.
A bateria DTX Drums da Yamaha, logicamente, gravamos via MIDI usando o VSTi EZDrummer.
E, por fim, a guitarra gravamos com o VST Guitar Rig, usando o preset que mostrei no vídeo que fiz para a empresa de cabos Santo Angelo. O timbre é muito bom, faça o download do preset aqui.
Muito bem, depois de algumas horas de gravação, vamos ao momento tão esperado, a mixagem, eheh…
Vou mostrar para você, mas antes gostaria de agradecer a confiança que o Daniel depositou em mim, já que antes de minha ida ao seu estúdio, por meio de uma conversa, vi sua necessidade de conseguir melhorar suas produções e, por consequência, suas mixagens.
O mais gratificante de tudo isso é que conheci mais um amigo pessoalmente, mostrei para ele que era possível conseguir um resultado satisfatório e o fiz economizar uma grana, já que não foi necessário trocar nenhum equipamento no momento.
Eu o ouvi falando que a partir daquele momento as coisas seriam diferentes, já que tinha visto tudo na prática e acontecendo em sua frente com os equipamentos que possui. Saí de seu estúdio com o sentimento de dever cumprido.
Vamos de música? Escute um trecho da gravação que foi realizada com os recursos mencionados aqui, neste artigo.
Ah… Acredite em você, não deixe o desânimo tomar conta, tenha foco e trabalhe dia após dia; tenho certeza de que no final tudo vai dar certo.
E se você conhece alguém que está querendo desistir por não conseguir resultados, compartilhe esse artigo com ela no Facebook, Twitter ou Google+.
Para finalizar com chave de ouro, basta deixar seu comentário, assim vou saber se gostou do artigo.
Quer conseguir melhores mixagens? Neste link aqui você vai ter mais de 270 opções para alcançar isto sem precisar sair de casa.
faltou so o antes e o depois qualidade top de mais eu tenho quase os mesmo equipamentos tenho guitarra fender americana, teclado controlador keyboard , violão shelter americano o monitor de referencia Jbl Lsr 2300 Ativo,interface tascam us800 e nao consigo tirar esse som
Olá Robson!
Parabéns pelos equipamentos.
Como sempre comento aqui no blog, é bom ter equipamentos top, mas como viu e ouviu, é possível tirar um som bacana usando equipamentos mais acessíveis.
Você com estes equipamentos é possível tirar um som de gente grande.
Não sei se já faz parte do HomeStudio VIP, mas se ainda não for, vale a pena fazer parte.
Hoje mesmo recebi uma música de um membro VIP que já está a um ano estudando comigo e gostei muito da qualidade que ele está conseguindo tirar em seu estúdio. Breve vou postar a música dele aqui.
Forte abraço e sucesso.
fazia mais ja experiou ja vou espera são joão passar para pegar o pacote abraços
Ok, Robson!
Já temos mais de 270 vídeos e tenho certeza de uma coisa, como está ajudando muitas pessoas, com você não será diferente.
Enquanto isso, aqui no blog você tem mais de 400 artigos para estudar gratuitamente.
Abraço.
NOTA 1000, DANILO GUSTAVO ESTE E O CARA
Olá Antonio!
Fico feliz que gostou.
Forte abraço.
Muito bom,gostei,muito bom mesmo!!!
Olá Roberto!
Que bom que gostou.
Abraço.
Olha Danilo assim que vi essa materia agora acredito que com equipamentos de baixo custos posso ter ter musicas com qualidade valeu pela materia incrível. eu estou a pensar comprar uns equipamento da C-1 behringer porque são de baixo custo vc ja ouviu falar deles?? achas que são bons??
Olá Hélder!
Já ouvi falar sim, mas tudo depende do valor que você tem para investir.
Quando alguém me procura, vejo suas necessidades para depois indicar algo.
Esse microfone não usei, mas é o ponto de partida da Behringer.
Abraço.
AAhhh ok.
Olha estou a pensar comprarar tambem a Interface de Áudio Focusrite Scarlett 2i4 gostei dela e que me aconselhas achas que vale apena invistir nele.Os monistores que mostras na materia são bons, ou conheces um outro melhor com um bom preço e que vale apena? E pra parabeniza-lo pelo grande blog que tens e agradecer a paciênça que tens de nos responder e tirar a nossas duvidas.
Olá Hélder!
Obrigado amigo.
Sim, vale a pena, é uma ótima interface.
Forte abraço.
poxa fiquei impresionado,parabens.acho que a parte mais complicadan se chama mixagem,isso me arranca os cabelos da cabeca.parabens
Legal que gostou, Rodrigo!
Dentro do HomeStudio VIP foco muito em mixagens, e lá tem mais de 270 vídeos, entre eles 60% é sobre mix.
Seu que essa é a grande dificuldade para muitos, por isso faço mais vídeos nesse tema.
Abraço.
olá danilo quero parabenizar vc pelo seu trabalho e dizer que fez comigo o que vc fez com o daniel citado nessa materia só em ver esse poste eu chega min arripiei ao ouvir a música , gloria a DEUS pela sua vida um abraço
Olá Janio!
Obrigado pelo comentário amigo, fico feliz em conseguir mostrar para as pessoas que elas são capazes de conquistar seus objetivos, o que falta é apenas uma mãozinha para elas chegarem lá.
Deus abençoe!
ola danilo parabéns ficou muito showw. só queria perguntar se foi ele que mixou seguindo suas dicas ou foi vc que fez a mix na musica dele? grande abrços.
Olá Gesiel!
Aí que é interessante o SOS Home Studio.
Nesse caso fizemos tudo na hora, inclusive a gravação e é mixado por nós, pois cada parâmetro, efeito etc, explico detalhe por detalhe e mixamos a música juntos.
Depois que o aluno anotou tudo e entendeu o que foi feito e como foi feito é a vez dele fazer na prática.
Por isso o SOS Home Studio não é indicado para que não tem uma base sobre frequências, compressor, reverb etc. É preciso ter uma base, e neste caso sempre indico antes os cursos em DVD e o Portal VIP, pois assim terá o aproveitamento de 100%.
O Daniel falou comigo hoje e disse que pegou uma produção de um novo cliente só de mostrar a nova mixagem que ele fez, fique super feliz em saber disso, pois assim consigo ver que o SOS teve resultados.
Abraço meu amigo e sucesso.
Paz meu irmaõ , fico muito feliz, vc é uma benção nas nossas vidas trazendo seus conhecimentos. é uma pena que vc esta muito longe de onde eu moro para poder participar do SOS HOME ESTUDIO, mas qualquer dia desses espero ter esse prazer de tê-lo no meu humilde home estudio. deixo aqui o meu abrço e muito sucesso pra vc, que Deus te abençoe sempre.
Olá Gesiel!
Obrigado pelo comentário.
Será um prazer conhecê-lo pessoalmente, distância hoje em dia não é mais problema.
Forte abraço e Deus abençoe.
Não consegui escutar a música
Olá Éwerton!
Atualiza a página que resolve, aqui está normal.
Abraço.
Ok. Consegui. Valeu!
Danilo, qual foi o kit de bateria utilizado do Ezdrummer? Gostei da caixa.Bom trabalho parabens!
Olá Ewerton!
Foi o kit padrão da EZDrummer.
Abraço.
Cada dica que o Danilo Gustavo diz nos seus sites são super dicas de tirar o chapéu , eu sou assinante do Home Studio vip , e sempre estou me especializando com as dicas do Danilo Gustavo , e que por sinal são dicas equiparadas aos ensinamentos dos grandes mestres top do áudio dos melhores do mundo , e este Danilo Gustavo é um verdadeiro “Bob Katz” do Brasil .
Olá Geraldo!
Fico feliz que gosta das minhas dicas e é bom ter você no Home Studio VIP.
Vejo que você é uma pessoa que se interessa muito pelo assunto e está sempre fazendo perguntas para entender melhor cada vídeo, parabéns por isso.
Sobre o Bob Katz, falta só 99,9% para mim chegar a sua altura, deixa ele saber disso kkk.
Abraço e sucesso.
Poxa Danilo fiquei curioso pra ver o que você usou pra mixar essa bateria hehe. Gostei bastante. Minhas baterias são feitas todas no EZdrummer e é minha maior dificuldade na hora da mixagem deixar a bateria com o som cheio, com punch. Seria uma boa se você pudesse fazer um vídeo mixando a bateria midi e postar no HSV pra agente. Ou disponibilizar algum preset de mixigagem da bateria midi. Abraço até logo!
Olá Ewerton!
Ontem terminamos o curso do Studio One no HomeStudioVIP, agora vamos para os vídeos diversos.
Há… o vídeo novo é sobre mixagem de violão e voz, dá uma olhada lá.
Abraço.