O compressor é essencial na mixagem, podemos com ele facilmente controlar a dinâmica de qualquer instrumentos, e através dele controlar qual instrumento queremos que salte na mixagem.
Existem várias formas de compressão, e de como usar o compressor. Neste post irei mostrar tipo de compressão, e forma de utilização.
Primeiramente precisamos saber o que é compressor.
O Compressor
O Compressor nada mais é que um regulador de dinâmica do sinal de áudio. Isso nada mais é que, quando nós temos uma voz por exemplo que tem variações de dinâmica “volume” ele nos permite deixar esse áudio mais homogêneo, Sem picos e sem partes muito baixas.
Na prática, imagine um piano, que em certas partes da música fica alto, e em outras partes quase não aparece, neste caso temos um problema de dinâmica, ou seja, certas notas o musico tocou muito forte e certas partes muito fraca.
Dependendo do estilo musical essas dinâmicas fica legal, mas em certos estilos isso não cai bem.
Bom usando o compressor de forma correta iremos reduzir esses picos, automaticamente aumentar os pontos baixos, fazendo com que o piano ou qualquer outro instrumento fique o mais plano possível do inicio ao fim da música.
Temos diferentes tipos de compressores, de forma que cada um serve para uso especifico.
Na maioria dos compressores podemos mudar o tipo de compressão.
Tipo de compressores
Os tipos de compressores que veremos são:
CLASSA_R & CLASSA_U
VCA
FET
OPTO
Conhecendo esses tipos de compressão teremos na manga várias opções de uso do compressor para diferentes situações.
Então vamos conhecer cada um deles.
CLASSA_R & CLASSA_U
Este tipo são encontrados nos clássicos compressores, que utilizam tubos de vácuo, deixando o áudio com uma compressão mais quente.
VCA
Um circuito que tem uma resposta rápida, e pode segurar tranquilamente com uma quantidade exagerada de volume. Este tipo de compressão é bastante transparente, podendo ser usado tranquilamente em um sub mix de batera.
FET
Este tipo chega o mais perto da saturação de calor do tubo. Com um ataque muito rápido, este circuito não cai bem para quantidade exagerada de volume. Este tipo é usado muito em voz.
OPTO
Um dispositivo eletrônico destinado a transferir sinais elétricos utilizando ondas de luz para proporcionar acoplamento com isolação elétrica entre a sua entrada e saída. Este tipo é bastante usados em guitarras, baixos, e também masterização.
Agora que você já sabe sobre os tipos de compressor, experimente em suas mixagens, e tente destinguir a diferença de cada um.
Na próxima parte iremos ver sobre os parametros do compressor, e as técnicas de compressão.
Grande abraço.
Cara muito bom teu blog, Parabéns! Vai me ajudar bastante!!!
Legal que gostou Igor, fique a vontade para deixar comentários. Abraço.
[…] O compressor na mixagem – Parte 1 […]
Usar o T-Racks 3 Deluxe ou iZotope Ozone 5 faz diferença ou os analógicos seriam mais recomendáveis???
Olá!
Hoje em dia dificilmente você vai conseguir acertar qual foi gravado analogicamente ou digitalmente.
Na master, é claro que o analógico vai soar mais quente, mas dependendo dos plug-ins, é possível chegar bem próximo do analógico.
Abraço.