Pra mim o panorama na mixagem é essencial para a distribuição dos instrumentos.
Panorama pra quem ainda não conhece nada mais é que o L R = Left – Right, que existe em qualquer aparelho de som.
Pois bem, na mixagem um dos motivos para que sua mix não soa legal está relacionado ao mal uso dos pan.
Um exemplo simples do uso do pan errado, 3 instrumentos na mesma faixa de frequencia no L por exemplo, imagine a dificuldade que teremos para definir qual é qual instrumento.
Algumas coisas que é regra na mixagem para muitos é a colocação dos pans em instrumentos que são LR ou seja gravado em 2 canais mono. Exemplo a sala de uma bateria “Room” colocamos um canal 100% para L e outro canal 100% para R, de forma que temos maior dimensão da bateria, e vai soar como se estivesse-mos na sala.
Na verdade a mixagem tem que soar como se estivesse-mos dentro do ambiente em que a banda está tocando.
Analisando a Música
A primeira coisa que temos que fazer é analisar a música, e ver onde queremos chegar na mixagem.
Para isso é simples você pode pegar um papel e escrever os instrumentos que tem na música para poder distribuir eles no panorama.
Abaixo você vai ver um exemplo de mixagem centralizado, e é o jeito que iremos começar.
Imagine uma mixagem assim, impossível de se conseguir uma mixagem nítida né?
Pois é, então o que iremos ver neste tutorial é como podemos dividir os pans em uma mixagem.
O inicio – Bateria
Eu gosto de mixar a bateria de 2 modos:
Como seu eu estivesse na frente dela ou como se eu estivesse tocando ela.
Alguns detalhes que deixo como padrão é o Bumbo e a Caixa, esses 2 costumo deixar sempre no centro. Na verdade tudo que é grave deixo no centro, apesar da caixa ser média, deixo ela no centro também. Ao longo do tutorial vocês irão entender o porque.
Vamos ver como ficaria a bateria se eu estivesse olhando ela de frente…
Bumbo = Centro
Caixa = Centro
HH = 80% Left
Tom 1 – 80% Left
Tom 2 – 10% Left
Tom 3 – 80% Right
Ride – 90% Right
Overs – 100% L R
Sala – 100% L R
Como vocês podem ver, a bateria está bem distribuída, de forma que, mesmo não olhando a pessoa tocar, mas podemos imaginar no panorama.
Vamos ver como ficaria se eu estivesse tocando a bateria…
Bumbo = Centro
Caixa = Centro
HH = 80% Right
Tom 1 – 80% Right
Tom 2 – 10% Right
Tom 3 – 80% Left
Ride – 90% Left
Overs – 100% L R
Sala – 100% L R
Como vocês podem ver os lados foram invertidos. Abaixo vou ilustrar como ficaria isso em um papel pra vocês terem uma base.
Na próxima parte iremos ver outros instrumentos, e ver também o cuidado que temos que ter para usar o pan sem ter o cancelamento de fase.
Qualquer dúvida é só deixar um comentário.
Grande abraço é até a próxima.
bom gostei muito apezar de muitos esconder a arte de produzir vç é ao contrario danilo vç mostra oque é capas de fazer e fas
Olá Deonildo, obrigado pelo comentário, e estamos aqui pra ajudar, se precisar de alguma ajuda em relação a música e áudio e eu puder contribuir conte comigo. E estarei sempre postando novidades no blog. Grande abraço e sucesso.
Ola danilo
muito bacana voce compartilhar seus conhecimentos conosco
posta mais a respeito de panorama tipo vozes metais percussao etc
ficaremos muito gratos a voce.
Olá Ernandes, estarei postando sim, creio que este assunto vai até a parte 5. Grande abraço.
cara parabéns espero pela de cancelamento de fase
Legal que tenha gostado Junior, e breve estarei postando sobre este assunto. Grande abraço.
cara muito massa essas suas dicas…vc é o caraaaa….hehehe aguardando a segunda parte….vlw
Legal Leandro, estamos sempre aprendendo, breve estarei escrevendo a segunda parte. Forte abraço.
olá gostei muito das explicações de vcs estou precisando de alguns plugins como final master,algum plugin que dê um ganho e um brilho na voz,é ,sond forge 10 e plugin nativos afinal preciso de muita coisa entre em contato comigo. Valeu
Olá Renato, para equalizar uma vo ou qualuqer instrumento, é preciso conhecer as frequências fundamentais e harmônicas de cada instrumento. Por exemplo esse brilho que você quer pode ser encontrado em aprox. 8 khz a presença em aprox. 4 khz… e assim por diante, depois para deixar ela mais na frente pode-se trabalhar a dinamica nos compressores, além de um boa ambiencia na etapa dos fx. Mas o legal mesmo é começar pelas frequências. Tenho um dvd sobre isso, é só clicar neste LINK. Grande abraço e sucesso.
olá Danilo,parabems por todos os seus trabalhos,que por sinal são os melhores do mercado audio visual.entanto voçe e a experiencia e a humildade de nos mostrar tudo que sabe.
aprendo muinto com voçê a cada dia! parabems e que Deus te ilumine sempre
Olá Wanderson! Obrigado e fico feliz que goste de meus trabalhos… Deus abençoe você também e muita saúde e paz nesse ano de 2011 e outros que virão. Abraço.
Pessoal, para ir a parte 2 Clique aqui!
Valéu Danilo, vc realmente é um profissional que compartilha seu conhecimento com aqueles que estão começando na strada, desejo a vc tudo de bom.
Danilo as vezes uso tom 3,surdo ou lateral no centro, como as vezes ele é grave, o que me diz disso?
Olá Jonanthan, não uso toms no centro, principalmente o tom 3 ou surdo… A não ser o surdo de percussão, esse sim uso no centro.
Grande abraço.
ei Danilo valeu pelo comentario a judo muito na mixagem do meu cd
Legal amigo. Forte abraço e sucesso.
Obrigado cara! Esse post me ajudou muito! Tirei algumas dúvidas sobre o Pan e a mixagem em geral.
Legal que tenha te ajudado Igor. Obrigado pelo comentário. Grande abraço e sucesso.