Depois de vários e-mails que recebi sobre Produção Musical de Sucesso, resolvi escrever esse artigo. Aproveitando o tema, vou falar sobre algumas produções musicais que fiz até hoje e também responder a uma dúvida bastante comum entre muitas pessoas: “Se já fiz a Produção Musical de algum CD ou música de artista que fez sucesso”.
Obs.: Desculpe-me o texto longo, mas não consegui resumir. Mas, acredito que será produtivo.
Vamos ao texto…
O que é preciso para uma Produção Musical de Sucesso?
Hoje em dia, acontecem alguns fatos verídicos, nos quais as pessoas ficam conhecidas nacionalmente por meio de uma produção musical em que muitos não dariam nada por ela.
De cem artistas que lançam um CD nessas condições, um ou dois conseguem acontecer no mercado ou sobreviver da música através de seu trabalho.
Do meu ponto de vista, alguns fatores que considero particularmente importantes:
[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2011/11/produtor-musical-e-producao-musical.jpg” alt=”Produção Musical de Sucesso” w=”373″ h=”280″]
– Pré-Produção Musical
– Músicos de qualidade
– Instrumentos de qualidade
– Equipamentos de qualidade
– Produtor Musical com experiência
– Marketing Musical
Na verdade, tudo isso não se adquire com um ano de trabalho, mas é consequência de muitos anos de trabalho, onde a cada projeto, o Produtor Musical obtém experiência e, assim, consegue perceber desde o que mercado precisa até o que o ouvinte final quer escutar.
Assisti um vídeo onde o Produtor Musical Rick Bonadio mencionou que começou sua carreira de produtor com 16 anos, gravando uma banda da qual participava. Depois disso, montou um estúdio em sua casa, onde passou a fazer várias produções musicais. Embora algumas pessoas falem mal, ele fez várias bandas ou artistas solo aparecerem no mercado. Mas, como ele fez esses artistas aparecerem no mercado? É sobre isso que iremos ler neste artigo.
Ter um CD bem produzido e com boas músicas não é o suficiente para fazer sucesso, não no Brasil.
Depois que o CD é gravado, é preciso desenvolver um marketing de peso, quando digo isso, não é pouco dinheiro envolvido, é bastante dinheiro. Estamos falando uma cifra em torno de milhões.
É claro que estou me referindo a grandes produções musicais que dispõem de empresários de muito capital para investir. Não vamos colocar nesse meio, pessoas que gravam seu CD com recursos próprios.
O fato é que rádio, televisão e até site∕blog cobram para tocar uma música ou exibir um vídeo.
Se a banda ou o artista gravar um CD e colocar embaixo do braço, com certeza, vai ser a mesma coisa como se não tivesse gravado. Já ouvi gente contar que gravou um CD, ligou para o produtor musical reclamando que o CD estava mal gravado, que não estava tocando nas rádios, em suma: que não fazia sucesso.
Veja bem, se a pessoa não investir para tocar nas melhores rádios, não pagar para ir em programas de televisão, para exibição de sites etc., mesmo que seja o melhor CD do mundo, não consegue decolar.
Claro que, o CD um dia pode acontecer, como mencionei no início do artigo, porém, vai ser na sorte, e olhe lá.
O que é uma Produção Musical de Sucesso?
Depende do ponto de vista de cada um. Existem bandas e artistas que não estão na mídia, mas estão se apresentando em muitos shows e sendo muito bem remunerados por isso. Por outro lado, outros estão na mídia, são muito conhecidos, porém, seu cachê não está lá essas coisas e tampouco fazem muitos shows.
O que é o melhor neste caso: uma Produção Musical de Sucesso recebendo pouco e aparecendo na mídia; ou uma Produção Musical de Sucesso ganhando dinheiro, porém, fora da mídia.
A pura verdade é que a mídia é manipulada. Coloca na tela o que está no auge. Saiu uma notícia de “arrebentar a boca do balão”, pode estar certo de que, durante a semana inteira, a mesma tecla será tocada.
Tudo isso é verdade tanto que vários programas de tevê criaram quadros para vídeos do Youtube mais acessados da semana ou do mês, por que isso? Simples, já que foram acessados no Youtube, a audiência estará garantida.
O que acontece com os artistas que participam de Reality Show musical?
Depois de um artista ganhar em um Reality Show musical, a lógica seria que ele estourasse, tocasse em todas as rádios, fosse aos melhores programas de tevê etc. Mas nada disso acontece, por quê? Porque não acontece nada depois do Reality Show.
Às vezes, é o que mais acontece, um Reality Show ao invés de melhorar as coisas, acaba agravando a situação. Pense comigo: imagine você aparecendo em rede nacional, os jurados julgando sua música como não sendo boa, sua voz como não estando legal, ou coisas do tipo. Pronto, sua carreira fica arruinada, 50% das portas se fecharam para você.
Mais uma prova de que um bom cantor com um CD de boas músicas bem gravado não fazem um artista estourar. É preciso investir no marketing musical.
Então quer dizer que, se eu gravar um CD e não tiver dinheiro eu não vou fazer sucesso?
Calma, não vamos monopolizar o negócio como muitas emissoras de tevê fazem.
Existem muitas, mas muitas duplas, bandas e artistas que fazem sucesso sem precisar investir muito dinheiro. Como falei, é um pouco mais difícil, mas se tiver talento, o talento prevalece sobre o dinheiro. Sempre foi assim, graças a DEUS o dinheiro não compra tudo, pense sempre nisso.
Já imaginou uma loja de talentos: “Bom dia, amigo, gostaria de comprar um talento de Produtor Musical”(risos).
Agora, para finalizar…
Danilo, qual Produção Musical sua fez Sucesso?
Voltamos ao início (risos). Depende do sucesso: aparecer na mídia ou fazer muitos shows?
O grande lance é que a maioria dos trabalhos que realizo são de artistas que não estão na mídia. Ou seja, pegar um artista ainda desconhecido e fazê-lo surgir na mídia é mais complexo do que pegar uma Céline Dion que já é bem-sucedida.
Um artista que já é reconhecido nacionalmente, pode ter certeza de que se ele gravar voz e piano e trabalhar na música será sucesso, pois já tem o seu público.
Estou há treze anos trabalhando com música, não acho muito tempo, porém, já tive experiências bem marcantes. Com Produção Musical, trabalho há seis anos, e também acho pouco tempo, mas, nesse curto período, consegui realizar muitas coisas.
Existem produções musicais que fiz que hoje estão na Universal Music, Sony Music e outras gravadoras. Para mim, isso é um grande passo, pois transformar um artista que não era conhecido, fazer um trabalho chegar a esse nível, é o reconhecimento de que o trabalho está soando, no mínimo, bom.
Bem, esse assunto é muito amplo, se ficar escrevendo, vamos ficar aqui um longo tempo. (risos).
O importante é você nunca desistir de seus objetivos, e para quem acredita em Deus, sempre pensar que Ele sempre tem mais para você.
Links de minhas produções musicais – Produção Musical – Produtor Musical.
Espero que esse texto tenha somado algo ao seu interesse. Gostaria de ler seu comentário sobre o assunto.
Abraços e até a próxima.
Gostei, concordo com tudo que vocês postaram no artigo
Legal que gostou Matheus.
Obrigado pelo seu comentário.
Abraço.
td bem Danilo !penso q os produtores d nome como por exemplo o Pinocchio ,ja tiveram um começo,hj é consagrado entao é mto soliscitado por ter “estourado” varios artistas sertanejos . E tbm ja pegou a fama de pé quente ! Rs.+ com trabalho e fé em Deus podemos chegar lá !abraço.
Olá Fagner, graças a DEUS tudo bem.
É, quando o artista tem um investidor por trás, tudo que fica mais fácil, porém, o talento sempre prevalece. E como você mesmo disse, a gente chega lá.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
É Danilo, isso é a pura verdade.
Até tenho um amigo, o cara não canta nada, e agora pirou que é cantor, colocou R$ 15.000,00 na conta e foi pra Goiania gravar um cd. Falei pra ele que primeiro trabalho ele tinha que procurar alguém que entendi de música ou um bom produtor se não ele vai se ferrar com um monte de picareta que existe em GO. Falei pra ele não se decepcionar quando a parada não for o estouro que ele imagina que vai ser.
Abraço que Deus abenções você.
Olá, Leniel!
É amigo, o artista sempre tem que ter o pé no chão, é claro que devemos sonhar, tudo pode se tornar possível para aquele que sonha, porém, jamais o artista pode se iludir por falsas promessas; promessas do tipo: Se você gravar o CD comigo, garanto que coloco você em tal rádio, ou tem tal programa de TV.
Já ouvi muitas histórias que não acabaram bem.
Grande abraço e obrigado pelo seu comentário.
vai a minha dica tambem quer fazer sucesso leva uma bota de uma mulher ou fica apaixonado e faz uma musica dela,pode acreditar q isso é fato veridico!como por exemplo o tiko’s groove tava apaixonado e fez sucesso com os hits i don’t know what to do e i can’t get nothing!! tem outros tambem kkkkk
(risos).
Muitos acabam aproveitando dessa situação, e “as vezes” acaba dando certo.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Boa noite Danilo, mais uma vez surpreendendo com seus artigos, parabéns. Desta vez pude tirar muitas dúvidas que tinha a respeito da produção musical de sucesso.. Não sabia que esses fatores citados por você quanto ao Reality show musical pudesse “sujar” tanto a imagem do artista, mas acabo concordando com o que você disse a respeito das “qualificações” que os experts da musica nacional acabam por atribuir aqueles que tentam alavancar seus sonhos e acabam sendo prejudicados…mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
Olá, Jonathan!
Obrigado, fico feliz que gostou do artigo.
Grande abraço.
Cara, adorei. Muito bom este artigo, de verdade!
Espero continuar recebendo dicas como estas, que com certeza, são muito uteis para a carreira que quero seguir!
Olá, Daniel!
Legal que gostou. Com certeza, sempre estarei enviando artigos para seu e-mail.
Obrigado pelo comentário e sucesso sempre.
Concordo plenamente com tudo que foi dito. Conheço vários casos da espécie. E, embora trabalhe com show de humor, meu atual espetáculo é muito musical: elascansamroberto
Olá, Edson!
Legal seu projeto, dei uma olhada em seu site, parabéns.
Obrigado pelo seu comentário e sucesso.
o aprendizado o profisionalismo o susseso sao consequencias da boa vontade do esforço do trabalho, o importante e nunca desistir dos seus sonhos e buscar sempre crescer e aprimorar seus conhecimentos e tentar alcançar seus objetivos.
falando em fazer susseso eu acho que e mais facil fazer susseso hj com dinheiro do que com talento, sei la e tambem acho que susseso e coisa de deus se tem que ser será,mas foi umm otimo artigo parabens amigo uma boa noite e obrigado.
Olá, Jamil!
Ótimo seu comentário.
Realmente, o cenário musical, está a cada dia indo para o lado do $$$$, infelizmente.
Mas, como sempre falo: Nada compra o talento.
Abraço amigo.
Muito bom Danilo.
Compartilho das mesmas idéias.
É necesário ter os pés no chão para ter sucesso e avaliar se o que vale mais é aparecer na mídia ou fazer Shows, pois aparecer na mídia não significa que o artista não é bem sucessedido. Ser bem sucedido como músico e se sentir realizado dependem do que cada pessoa define pra si como sucesso. Acredito que quem ama a música gosta mesmo é de tocar.
Olá, Peterson!
Também sou da sua opinião. Acredito que existem grandes músicos que não são conhecidos, porém, vivem da música. Se para eles tocar já é um sucesso, dinheiro nenhum compra isso.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Bom Dia Danilo.
Bom para começar quero te dizer que sou seu fã. Conheço diversos cursos de produção, sites de produtores. Mas em tudo que já li e continuo pesquisando, não encontrei nem um site tem completo, e com tamanha paixão como o seu. Trabalho com produção para rádios, e estou iniciando na produção musical. Em breve farei os seus cursos. Gosto muito dos seus comentários sobre studios e produção musical. Desde já meu abraço e parabéns pelo seu trabalho!!!
Olá, Junior!
Fico feliz em saber que gosta de meu trabalho, é um prazer isso.
Grande abraço e sucesso sempre.
Danilo,em parte concordo plenamente com você,um bom produtor é responsável por 90% por cento do sucesso de um artista, anão cer que ele conheça muito do assunto digo isso por experiência própria já gravei um CD a alguns anos e a produção deixou uma marca muito negativa. alguém pode até dizer vai culpar os outros pelo seu fracasso longe disso.é que ao longo dos anos acabei tendo a certeza que dava para fazer muito melhor, faltou profissionalismo,porque o pouco tempo que tenho um home Studio tenho certeza que se foce eu o produtor teria melhorado bastante coisa,então não basta só o dinheiro é preciso um produtor que tenha refecia positiva.abraço danilo.
Olá, Francisco!
Realmente, uma música bem produzida é outra coisa. Um bom produtor musical acaba fazendo a diferença.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Wow! Realmente, produzir a nivel de sony music merece todo o meu respeito!!!!!! Parabens!!!!!
A proposito, toco numa banda cujo CD foi considerado o melhor do genero musical, aki da regiao. Estamos sem empresario e te pergunto, Danilo, se isso, o premio, promovido por um blog e com criticos respeitados aki na capital, j’a e um facilitador para nos mesmos sairmos por ai e fechar contratos?
ABs !!!!!!!!!!!!
Olá, Thiago!
Se o CD foi considerado o melhor em sua região, é sinal que pode despertar interessa em algum empresário ou até mesmo uma gravadora.
Geralmente, grandes empresários olham as datas de show do artista. Se o artista tem bastante shows, é sinal que é possível fazer um grande trabalho com ele.
O artista é o produto, empresários de visão quer um bom produto.
Abraço e sucesso amigo.
E Danilo tudo que vc falou e a pura verdade.
lembrando que hoje tem cantor bom demais que colocaria grandes medalhões no bolso, só que não basta ser bom tem que ter a diferença ($$$$$$) se não…. e mais um grito na multidão.
Mudando de assunto para onda musical, já ouvi e vi grandes cantores falando da onda universitária que e passageiro que não dura muito tempo, olha não e bem o que eu penso não, no meu ponto de vista eu vejo que onda musical dura uma geração cerca de 15,20 anos.
assim como foi com a música raiz, sertanejo, sertanejo popular e agora o universitário.
Assim caminha a humanidade, agora vamos parar por aqui se não vamos longe.
Olá, Valdeci!
Acredito que o universitário vai um pouco longe, porém, dentro do universitário é criado outras ramificações, e assim o estilo vai se renovando, até gerar um outro estilo (risos). Vai saber o que vem pela frente.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Professor.
Como disse em um email que eviei a você,também faço gravações desde 1997. Usei um 486 DX4 100. Bem, na época, coloque o trabalho em uma rádio comunitária, mas infelizmente não tinha o alcance muito grande e não abrangia a Cidade de São Paulo. Hoje trabalho com minhas próprias composições e também gosto muito de trabalhar com versões. O problema neste ultimo caso já se direciona ao direito autoral. Mas, tudo o que você disse aí é verdade. Só acho uma coisa a qual gostaria de opinar. As gravadoras perderam espaço no mundo real. Quem tem home studio já te uma gravadora em potencial. Além do mais, temos o youtube, o myspace e outros sites que conheço que te dão oportunidades que gravadora nenhuma pode impedir. Eu digo uma coisa, graças a Deus, a internet baniu as gravadoras do nosso País. Hoje só ouço falar da gravadora Som Livre. Bom, essa é a minha opinião.
Abraço Danilo, fique com Deus e até a próxima.
Olá, Claudio!
É verdade. Temos uma grande variedade de meios para divulgação de uma banda ou cantor solo.
A Som Livre é uma grande potência, pois faz parte da organização Globo, e seus anúncios são constantes na emissora.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Outra coisa Danilo, talento não se aprende. Vi muitas pessoas entrarem em escolas de canto para aprender a cantar. Isso não se aprende. Eu mesmo, sou fascinado por desenho, já fiz alguns cursos, mas nada. Não aprendi nada, quero dizer, o curso era super bom, mas não é o meu talento, então não adianta forçar. Já com a música, graças a Deus tenho um senso de métrica musical incrível e além do mais, a MÚSICA É A RAINHA DAS ARTES.
Abraços, professor.
Exato, Claudio.
A pessoa já nasce com o Talento, o que ela faz é se aperfeiçoar.
Acredito que o Dom é uma coisa divina, e que Deus despensa para quem ele achar graça. Porém, existem pessoas que não tem o dom, mas aprendem.
Conheço um caso em que a pessoa não conseguiu aprender violão de forma alguma, iniciou um curso de violão clássico, e acabou aprendendo. Hoje essa pessoa toca muito, mas se tirar a partitura da frente, acabou o músico.
Abraço e obrigado pelo comentário.
DESANIMADOR!
Olá, Mezzon!
Pelo contrário, ai que você tem que se animar. O dinheiro na venda do produto ajuda, porém, se o produto não tem qualidade, no caso o “talento”, fica mais difícil de se vender.
Abraço e sucesso.
Cara! falou tudo, é isso ai msm, infelismente aqui no Brasil tem que ter muuuuuuuito dim dim pra se ter nome na mídia,mas o que vale é o talento e o Dom que Deus nos deu para batalhar, o que tiver que ser será!!!!!!!!!
Olá, Ailton!
Exatamente, falou bonito (hehe).
O que tiver que ser será.
Abraço.
Tema bastante interessante e com boa explanação, parabéns!
Obrigado, AF.
Grande abraço.
A MUSICA FOR BOA BEM GRAVADA POSTARNO YOUTUBE AJUDA MAS INFELIZMENTE O JABÁ(PAGARPRA TOCAR NA MÍDIA)
CONTINUA CADA VEZ MAIS FORTE.
Pois é, Marcelino.
O Jaba sempre vai existir em grandes rádios.
Abraço.
Olá Danilo, concordo também com voce, eu mesmo tenho um amigo que gravou um umilde CD, porque a grana estava curta e as músicas até que eram razoaveis,e ele foi para um programa aqui em Manaus o qual usam uma marreta, se não gastarem do CD vai pra marreta e foi isso que aconteceu o rapaz foi marretado e isso levou o artista que estava começando seu sonho a derrota, uma maldade, espero que este programa seja extinto e nunca mais volte, fiquei revoltado…
Gostei muito das dicas…. essencial para quem deseja engrenar no ramo.
Legal, Edmar.
Abraço e obrigado pelo comentário.