Todos os dias recebo a seguinte pergunta: Qual o melhor Software para Produção Musical?
Essa é uma pergunta que pode parecer difícil de responder, porém hoje depois de 6 anos de áudio e 13 anos de música posso afirmar o que você vai ler aqui.
Quantos Softwares para Produção Musical existem no mercado?
Inúmeros. Hoje existem vários softwares para produção musical no mercado, softwares pagos e grátis.
Vou citar alguns softwares para produção musical que conheço e os que são mais utilizados por muitos.
Cubase
Um software completo para gravação, edição, mixagem e masterização. Lançado pela empresa Steinberg o Cubase ganhou espaço nos estúdios de grande porte e com este software é possível fazer qualquer gravação profissional.
Se você quer trabalhar com áudio e midi, o Cubase é um software completo.
Nuendo
Outro software da empresa Steinberg muito, mais muito parecido com o Cubase. Os projetos gravados no Nuendo podem ser abertos no Cubase tranquilamente, sem precisar exportar em OMF.
OMF – Projeto de áudio que pode ser aberto pela maioria dos softwares de gravação. Um projeto de áudio salvo em OMF pode conter quase todas as informações do projeto original, porém algumas configurações como efeitos e encaminhamentos de canais poderão não ser salvos.
Logic Pro
O Logic Pro Faz parte do pacote Logic Studio e foi desenvolvida para uso exclusivo para a plataforma Mac OS X.
Este software vem ganhando espaço a cada dia nos estúdios de gravação e também nos estúdios caseiros nos quais chamamos de Home Studio.
Sonar
Talvez um dos softwares de gravação mais conhecido no mercado. O Sonar vem de longa data e é muito comentado por quem está iniciando um Home Studio.
Acredito que muitos que estão lendo este artigo provavelmente já passou pela versão Cakewalk Pro Audio 9.
Pro Tools
Por muitos, um dos melhores softwares de produção musical se não o melhor. Na verdade pode ser muito bom para quem sabe usar, assim como qualquer outro software (Irei falar sobre isso durante o artigo).
Durante o artigo e os comentários que irão surgir você vai notar que cada um tem uma opinião sobre cada software de gravação.
Reaper
Uma incrível DAW que vem ganhando um grande espaço entre os produtores musicais.
Um software pequeno e leve, porém traz todas as ferramentas necessárias para uma produção musical, vale à pena conferir.
Como escrevi no inicio do artigo, existem inúmeros softwares de gravação, Reason, Fruit Loops, Studio One Pro, Ableton Live, Traktor Pro, Sony Acid, entre outros.
Como escolher o melhor software para produção musical?
Que tal partir pelo lado mais simples:
Pergunte para amigos que trabalham com áudio, pesquise nos últimos meses quem deixou um software para ir para outro e o porquê da troca. Através disso você vai saber qual software escolher para se dedicar e iniciar suas produções musicais.
Para mim o melhor software é aquele que domino todas as ferramentas, não existe nada pior que deixar um cliente esperando enquanto você procura um atalho ou uma ferramenta que não sabe utilizar.
A partir do momento que você escolheu um software para gravação se dedica ao máximo em aprender tudo sobre ele.
Um conselho:
Posso dizer que 80% das pessoas que já trabalham com um software e querem partir para outro, desistem na primeira semana, alegando que o software é muito complicado. A grande verdade é que um uma semana dificilmente teremos bons resultados no aprendizado de um software. Para aprender a usar a maioria das ferramentas de um software é necessário dedicação e um aperfeiçoamento diário.
Existem alguns cursos em vídeo que disponibilizo no link – Loja.
De sua opinião
Qual software você utiliza em suas produções musicais?
Já usei alguns softwares diferentes, comecei com o antigo CoolEdit que se transformou em Audition, que também utilizei. Hoje utilizo o Nuendo, que tem todas as ferramentos que preciso, trabalho tanto com gravação de musicas em estúdio como edição de áudio para vídeos onde se encaixa muito bem.
Concordo com o Danilo, deve-se escolher um e saber utilizá-lo bem.
Olá Christian!
Também já usei o CoolEdit, porém pouquíssimas vezes.
O Audition ainda não usei, já que conheci o Nuendo antes dele, e até o momento não vejo necessidades em mudar de Software, para mim o Nuendo é completo.
Abraço.
eu estou começando agora quero ser dj qual o melhor programa para fazer vinhetas
Olá Carlos!
Para todo tipo de produção musical indico o Nuendo ou Cubase, pois uso e gosto. Mas Software é gosto.
Abraço.
Eu uso o nuendo e cubase…O único problema que vejo no mercado é que a maioria dos clientes acham que Pro-Tools é o melhor do mundo e que pra ficar 100% profissional uma gravação tem que usar ele…Já perdi muito serviço por conta dessa ignorância das pessoas…
Olá Diego!
É infelizmente tem essa de que o Pro Tools faz o cantor cantar bem (risos).
Faz o seguinte, deixa o Pro Tools instalado em sua máquina, e se alguém perguntar se você tem mostra ele para o cliente.
Mais fique tranquilo Diegão, quando uma música que você produziu estiver nas paradas, quando a pessoa perguntar se você usa Pro Tools, diga que não e mostra a música que você produziu usando o software que você está usando no momento.
Abraço.
No momento estou utilizando o Reaper, as vezes utilizo o Ableton Live, mas esse Reaper para Home Studio realmente é muito bom,pelo fato dele ser leve e bem intuitivo.
Olá Rodrigo!
Sim a cada dia o Reaper vem ganhando mais espaço entre os Home Studio.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Ola Danilo! Ja venho lendo o seu blog a muito tempo, mas nunca cheguei a deixar um comentario.
Uso o adobe audition 3 para fazer as captações de instrumentos reais, fruity loops pra instrumentos virtuais, acho mais facil programar midi nele.
Gostaria de saber o que o Danilo acha sobre o adobe audition 3 para produção , mistura e masterização!
Obrigado pelos bons artigos do blog.
Fq cm Deus!
Olá Mari!
É um prazer ter você aqui no Blog.
Bom particularmente não usei o Adobe Audition para Produção Musical, porém pelo o que li dele é um software completo assim como vários no mercado.
O que sempre aconselho é: Conhecer o software de cabo a rabo (risos), onde fica cada ferramenta e atalho que você vai utilizar no dia a dia das gravações, mixagem e masterização.
Eu gosto do Nuendo pois me familiarizei com ele e acho ele muito fácil de usar, porém é o que eu disse em alguns artigos, DAW é gosto e prática.
Porem é aquele negócio, sempre tem um cliente que chega e pergunta: Qual Software você usa em suas gravações?
Audition não é um nome forte no mercado, porém é possível tirar um ótima qualidade com ele, já que ele possui todas as ferramentas.
Bom espero ter ajudado, e grande abraço.
Olá Danilo ! Será que vc poderia me explicar o que significa a palavra DAW, pois procurei na internet e não encontrei nada plausivel.
Olá Helton!
É a abreviação de Digital audio workstation, que nada mais é que uma estação de trabalho de áudio digital.
Abraço.
EU USO O NUENDO 4 E ACABEI DE COMPRAR O PRO TOOLS 9 ESSE SOFTWERE PODE ATE SER UM DOS MELHORES NA PRODUCAO MUSICAL MAS E MUITO COMPLICADO DE SE USAR O NUENDO E MUITO FACIL
Olá Alberto!
O Pro Tools até que não é complicado de usar, basta usar ele no dia a dia, assim você vai pegar prática.
Também uso o Nuendo e não abro mão dele.
Abraço.
Danilo,porque vc usa o nuendo e não o cubase já que foi o primeiro que surgiu?desculpe a pergunte é só curiosidade,parabens pelo blog violento(risos)
Olá amigo!
Então, boa pergunta (risos).
Gostei da interface do Nuendo e acabei acostumando com ele.
É gosto mesmo, nada técnico.
Abraço.
Boa Noite a todos!
Eu usava o cubase sx3 quando começei, depois que testei o REAPER mudei definitivamente e não me arrependo.
O REPAER é completo além de ser muito mas leve que os outros.
RECOMENDO.
Valeu!
Boa noite!
É realmente ele está ganhando espaço.
Obrigado por compartilhar sua experiência com ele.
Abraço.
o primeiro programinha q comecei a brincar chama´se adobe audition,porém desde de comecei a fazer algo mais profissa uso o nuendo ,me identifiquei com ele e cubase 5 ,prentendo sempre usalo ,claro q ainda tenho muito a aprender pois ainda vou completar 2 anos de audio,mas axu eles bem completos ,ainda mais em relação as ferramentas midi ,são fantasticas!!!sem falar no fato do protools só fazer bounce em tempo real !!!fico com nuendo e cubase ,têem td oq eu presciso!!!
Olá Fagner!
É isso ai amigo, se você está acostumado com o Nuendo ou Cubase fique com ele, pois ficar pulando de galho em galho não é uma boa opção, em vez de ficarmos preocupado em fazer bons arranjos e uma boa produção musical, ficamos preocupados em aprender um monte de software, o que não acho muito válido.
Abraço.
Eu uso o Sonar x1, acho ele maravilhoso, tenho gravações que fiz nele que não perdeu em nada para o protools, pena que o sonar não tem pra mac só no boot cam. Não queria mudar mas se quero partir pra um mac o que seria?abç.
Ola pessoal, que bom poder compartilhar as minhas experiencias com mais amantes da musica.
Bom, comecei a fazer as minhas produções por incrível que pareca com o Sony Vegas, pois era o único software que tinha acesso e conhecimento.
Então apos conhecer o artsomstudio do nosso amigo Danilo Gustavo, que migrei para o Nuendo 3 e posteriormente para o Cubase 5 por que tudo que preciso tem em um ou em outro.
Na realidade o Cubase 5 pra mim era o que estava faltando no meu studio e foi gracas as vídeo-aulas sobre o nuendo feitas pelo Danilo que conheci o mesmo e hoje estou com o Cubase 5 que e o que mais se adapta a minha realidade.
Abraco a todos e fiquem com Deus.
tbm pude começar a gravar graças as video aulas do danilo ,akela do nuendo 3.2 !!!!!gosto muito do nuendo e cubase !!!nós q usamos não devemos nos sentir inferiores a kem usa pro tools ,ninguem vai ser melhor só pq usa pro tools !!! abraços a todos
Olá Fagner!
Legal que os cursos tem te ajudado amigo, é bom saber.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Obrigado por compartilhar sua experiencia aqui no blog Leandro.
Grande abraço.
Olá Danilo e toda a galera que participar do blog. Trabalhando com produção musical de verdade o primeiro programa que utilizei e utilizo até hoje é o Sonar. Mas antes disso aprendi a fazer produções no Vegas e Sound Forge (coisa de fundo de quintal). O Sonar é um programa muito fácil de manusear e muito prático pra quem trabalha com midi, instrumentos virtuais e áudio. Já fiz várias produções e até hoje trabalho com ele. Por motivos de escolha do mercado tive que aprender a operar também o Pro Tools que ao meu ver já não oferece facilidade na produção de midi e no trabalho com os instrumentos virtuais e também não aceita alguns tipos de plugins. Em vista do Pro Tools, o Sonar tem um grau de facilidade de operação muito grande. Mas acho que o segredo é dominar o programa como o Danilo disse. Assim, você tem total confiança no trabalho que está fazendo e pode chegar no resultado que espera. Abraço a todos e parabéns pelo site e pelo blog Danilo.
Olá Danilo,
Eu comecei usando o FL Studio, acho ele ótimo pra trabalhar com MIDI, mas sinto que ele peca muito ao trabalhar com WAV, não é muito prático. Por esse motivo comecei estudar o Cubase. Experimentei o Reaper e gostei muito também, alguns recursos do Reaper são até mais fáceis de usar que o Cubase, mas é provável que eu continue com o Cubase pela maior quantidade de informações disponíveis. Apesar de não ser muito difícil trabalhar com MIDI no Cubase, ainda não deixei o FL Studio.
Grande abraço e Deus te abençoe.
Olá Geysler!
A prática no Cubase vai fazer você deixar o FL Studio em pouco tempo, é costume amigo.
Grande abraço. Deus abençoe.
sem sombra de duvida o melhor software é akele que vc domina muito bem suas ferramentas, nao adianta um dizer q sonar faz isso outro dizer q cubase faz akilo q fl studio é pra certo tipo de musica ou live é pra outro, se vc dominar o software vc faz o que quizer com ele, … e nao adianta dizer, aaaah mais eu uso um pra midi e outro pra wav, ISSO QUER DIZER QUE VC NAO TA DOMINANDO NENHUM DOS DOIS
Olá, Anderson!
É exatamente isso amigo.
Escuto pessoas falando que gravar áudio em um software, midi em outro, depois volta para o outro software para mixar, e por ai vai. Na verdade isso acaba virando uma verdadeira bagunça, eu não recomendo. É como você disse: Se a pessoa grava midi em um software e áudio em outra, é porque ela não domina totalmente o software.
Grande abraço, e obrigado pelo comentário.
Sou Fan do cubase porém conheci o Logic pro 9 é muito bom esse software e tem muita gente migrando pra ele, o que a versão 6 do cubase colocou agora de edição de bateria e e edição multitrack já tem no logic, o logic é muito avançado na minha opinião, e a interface dele vem sendo copiada por muitos outras daw que vem surgindo aí, o protools é muito bom pra quem trabalha mais com audio, samplers e midi não acho legal.
oi amigos sou novo aqui mais nao poderia de deixa de comentar uso o cubase 5 a muito tempo agora uso o pro tools 10 estou aprendendo
gostei muito dele e muito completo agora e gosto nao existe softwares melhor quando se trata de Áudio e sim quando sabe li
da com ele parabens danilo pelo topicos
Uma vez eu fiz uma pergunta a um produtor amigo meu, acho que a mais feita da area de produção musical: Qual o melhor software de produção? ele me disse: Pro tools e eu – porque? ele – os pluguins do pro tools age de uma forma diferente de todos os outros principalmente os processadores de dinamicas. foi a resposta mais contundente que já me deram em relação a esse assunto, comecei a usar o pro tools pra tirar essa duvida e cheguei a essa mesma conclusão, o pacote da focusrite são covardia…
Rino sou novo na area de produção e o primeiro programa que usei foi o cubase 5.1.2 e logo de cara me indentifiquei com ele,tente usar o sonar não gostei protools tambem não gostei.isso ai é questão de dominio e pra vc ter esse processor de pluguins vc tem que ter o protools por completo digo placas e seus perifericos valeu …
Utilizei o sonar desde a versão 2 … ainda no windows 98, testei diversos softwares como, pro tools, reaper, nuendo, o que melhor me adaptei foi o cubase, atualmente uso a versão 5, e estou bastante satisfeito. na minha opinião o melhor software é aquele em que você se sente mais a vontade para trabalhar.
Exatamente Daniel!
Obrigado pelo seu comentário.
Grande abraço.
Olá Danilo, só hoje deparei com com este site maravilhoso, li o e-book, como montar seu homestudio, e agora prentendo fazer parte deste grande grupo de apaixonados por musicas.
Há uns dois anos estou montando meu singelo studio em minha casa, e tenho penado bastante sobre o que comprar, principalmente com realção a plugins de bateria por exemplo já que eu ainda não tenho uma. outra diificuldade é a instalação que nem sempre dar certo. ainda estou no antigo XP SP3 32, uso o CUBASE 5 que sempre me atende muitissimo bem, formatei todo meu PC e agora ao reinstalar o CUBASE 5 a Barra transporte não aparece na tela, clico F2 aparece marcada mas não vejo-a, podes me ajudar
abraços
Olá Djacy!
Seja bem-vindo ao site amigo.
Talvez a barra esteja escondida fora da tela, tente aumentar a configuração do seu monitor.
Abraço.
Já fazendo parte da “familia Danilo Gustavo”, achei muito bom esse “entrevero de prosas” (sou gaúcho do “garrão” do Rio Grande do Sul)e “lôco” de interessado para aprender algumas “cozinhas más” sobre o mundo fantástico e encantado da música. A escolha de um determinado programa eu comparo quase como torcer por um time de butebol. Eu, por exemplo, tenho uma afinidade tão grande pelo meu Nuendo 3 que não penso em trocar nunca e assim por diante… Mas ainda digo, sem querer porventura contrairar o MESTRE DANILO, que o que se sobressai de tudo isso (a escolha de um determinado programa de gravação)é o que tem que se agregar a ele: Uma boa placa de áudio e se puder um bom pré mic. Grande abraço a todos.
Amigo Souza.
Olá Amigo Souza!
Mestre, to longe disso, e nem me passa pela cabeça (risos). Acredito que só existe um (DEUS).
Obrigado pelo seu comentário, é exatamente isso.
Grande abraço.
EU USO O ADOBE 3.0 A UM TEMPO E TENHO MEDO DE PARTIR PARA OUTRO SOFTWARE. CONSIGO FAZER MINHAS PRODUÇÕES DE FUNK,BREGAS,HIP-HOP…
MAS TENHO MEDO DE MIGRAR PARA OUTRO PROGRAMA.POIS JÁ TENHO UMA PRATICA NO ADOBE.
Olá Heitor!
É, para quem já tem prática em determinado software, fica complicado migrar para outro, porém, as vezes é necessário.
Abraço.
Danilo Parabéns pelo site,muito bem trabalhado seu material, e muito didático.Deus te abençoe ricamente. Abraço
Amém Cleidson!
Obrigado pelo comentário.
Grande abraço.
Pessoalmente, acho o Cubase 5, o melhor DAW. É bem rico, facil de manejar e com um layout bonito, sem muita confusão. Uso o cubase desde a versao 16 bits, srsr. é muito tempo. Estou pulando agora para o pro tools 10 por curiosidade, rsrsr. alias, os plugins nativos sao muito fortes.
Olá, Jaime!
Também gosto do Cubase 5, muito top.
Abraço e obrigado pelo seu comentário.
Lendo a matéria e alguns comentários, percebi que as dúvidas e situações em torno da melhor DAW a ser usada, acaba meio que chegando a uma mesma opinião: de que a melhor Daw mesmo, é a que você domina e que o Protools somado a uma mesa de muitos canais e um rack recheados de periféricos famosos,já é garantia de contrato com o artista. Mas como você mesmo disse Danilo, sem experiência e conhecimento de como usar as ferramentas, não se vai a lugar algum. Pesquisando a um ano atrás no Youtub, achei seus videos sobre o Nuendo 3.2, comprei os mesmos e o programa Nuendo 3.2 com outra pessoa. Fuçando um pouco mais, achei o Cubase 5 , fiquei facinado pelo programa e suas ferramentas, deixei o Nuendo e mudei para o Cubase, e como os programas são semelhantes, continuo usando os videos do Nuendo , mas no Cubase rsrs. Já to fazendo algumas coisas , mas ainda há muito que aprender , e o que comprar também, como diz o Rodrigo Itaboray , estudio , homestudio , é um sumidouro de dinheiro rsrs, mas um vez envolvido e encantado com o universo da musica e tecnologia , é difícil resitir as tentações rsrsrs. Abraço a todos.
Olá, Marcos!
Realmente, o Home Studio é mais que uma família (risos).
Iniciei com uma mesinha de som e uma microfone dinâmico, hoje já não sei direito em que tenho na minha sala.
Abraço e obrigado pelo seu comentário.
Sempre usei o SONAR, e gosto muito!
Foi o primeiro programa que usei quando comecei (isso em 2009) e nunca troquei.
Existem comentários rolando em todo lugar que produzem
muitas dúvidas com relação a qual programa usar, e se isso influencia no resultado final do trabalho!
Talvez fosse interessante e muito mais construtivo pra todos nós que estamos ak aprendendo uns com os outros se expuséssemos o porque que gostamos de tal programa.
Por exemplo:
Eu gosto do SONAR por que:
1)ELE TÊM INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE ÓTIMOS TIMBRES.
(INSERT/SOFT SYNTHS)AI É SÓ ESCOLHER.
2)PORQUE É FÁCIL CRIAR UM BUS E ENVIAR AS TRAKCS PARA ELES.(LOGO EM BAIXO DA MASTER CLICA COM O BOTÃO DIRETO DO MOUSE E INSERT STEREO BUS). MUITO INTUITIVO! HE HE HE
3)AS FERRAMENTAS DE EDÇÃO SÃO ÓTIMAS PRINCIPALMENTE A AUDIO SNAP QUE COLOCA AS COISAS FORA DO TEMPO NO TEMPO! “dentro de certas limitações” HE HE HE
ACHO O SONAR MUITO BOM!
Me desculpe a falta de conhecimento mais, existem algumas ferramentas a mais no nuendo ou no cubase que faça uma grande diferença que o Sonar não a tenha?
Se ouver me falem que Talvez eu troque! rsrsrs
Um abração pra vcs e até +!
Olá, Moisés!
Como você mesmo disse: Você gosta do Sonar, e isso basta (hehe). Falo isso porque eu gosto do Nuendo, dificilmente uma pessoa vai fazer eu trocar de DAW, pois já estou acostumado com ele. A mesma coisa é com você, já está familiarizado com o software, caso você for trocar, vai se sentir um pato fora da lagoa, a não ser que você aceita a estudar esse software e queira realmente trocar de DAW.
Abraço e sucesso.
Ja usei o Cubase e atualmente uso ProTools. Para mim uns dos melhores.
Olá, David!
Realmente, o Pro Tools é um software muito bom, está presente em vários estúdios.
Abraço e obrigado pelo comentário.
É isso ai moisés,já to até enjoado de ouvir”o melhor é o q vc domina mais”se vc comprar uma “moto 125c” e dominar bem em algum ponto ela pode ate ganhar de uma “1.100”,mas queremos saber q ponto é esse,se é justamente o ponto em q queremos trabalhar,então o canal é que “moto” devo aprender a “pilotar” para o tipo de “pista”, se o tipo de pista for o msm ,qual “moto” mais sofisticada,q tenha as ferramentas ou plug’s de melhor qualidade q possa te dar vantagem junto ao seu aprimoramento.
então julgando q quem procura essa informação esta disposto a aprender,
qual o Dow q tem no mercado hj,q venceria a corrida se eu começasse a aprender tudo hj?
Desde já agradeço.
Penso o seguinte,o piloto pode até fazer muita diferença,mas comparando a formula-1,se trocarmos os pilotos de equipe,e dermos tempo para eles se adaptarem,o ranque vai ser o msm?
então há diferença tb no software,hj qual software esta na frente julgando o beneficio final e q eu tenha tempo para me adaptar?
É o seguinte sempre usei o sonar,acho ele bem simples mas to querendo mudar pro cubase pq ja gravei nesse softwe e é muito lindo e o som com certeza parece bem mais firmeza.
Olá Marcio!
Uso o Nuendo e Cubase, posso dizer que os 2 softwares são fantásticos.
Abraço.
Olá Danilo, muito bom esse tema sobre softwares.Mas estou iniciando um home studio e trabalho com produção de radio, uso o vegas e o sound forge .Me indicaram o cubase para trabalhar tbm, vc acha viável essa idéia para criação de vinhtas ? abraço
Olá Jimmy!
Sim, você vai gostar muito do Cubase. Indico ele com certeza.
Abraço e sucesso.
olá Danilo,qual a diferença entre o cubase e o nuendo? Pois estou usando o cubase 5 gosto muito dele. estou aprendendo cada dia mais e em breve estarei comprando alguns dvds de vc.Cada vez que entro nesse site eu fico mais confiante em consquistar meus objetivos ou onde eu quero chegar!! qualquer dia vou enviar algumas musicas gospel minha pra vc ouvir..
flw Danilo Deus te abençoe
Olá Jefferson!
Entre no link – Cubase ou Nuendo?
Fico feliz que esteja gostando do site.
Abraço e sucesso.
Fala Danilo, tranquilo?
Me responde uma coisa, eu estou começando a trabalhar com locução. Qual software vc me indica apenas para tratamento de voz?
Um abraço.
Tudo bem George!
Olha, com o Nuendo ou o Cubase você vai conseguir fazer qualquer tipo de edição.
Abraço.
o que vc acha do Adobe audition??, pois me dei bem com ele
Olá Brendo!
É um software legal, porém, limitado.
Abraço.
vc aconselha qual ke seja facil de utilizar, pq como não tenho curso, tenho que ter algo mais facil de usar e rapido para não perder tempo, mas que tenha ferramentas necessarias para qualquer coisa, um programa que gostaria de ter seria uma de fazer loops, facilmente tbm, pois uns que achei não pode ser gravado, e outros dao trabalho de criar um por um entende?
Olá Brendo!
Todos são fáceis de usar, porém, é preciso dedicação.
Costumo dizer o seguinte: Dirigir parece ser complicado, mas depois de pegar a prática, trocar de marcha, dar seta, etc. vira uma coisa simples de fazer, nem é preciso pensar, é tudo automático.
A mesma coisa é com o software, qualquer software que você pegar para usar vai ser complicado, simplesmente porque você não tem prática, depois de alguns dias utilizando, você vai ver como tudo é mais fácil.
Uso o Nuendo e indico.
Abraço.
reaper faz tudo o que as outras daws fazen mas eu garanto a voçes é bem melhor. e logo vamos ganhar verçao em portugues heheheheh
Olá Diego!
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
uso o nuendo 4, e nao vejo necessidade de trocar ele por qualquer outro software. porem tem todas as ferramentas que preciso..
agora falo com vc… USO O NUENDO E NAO ABRA MÃO DELE.. rsrsrs
abraço danilo…
Legal, Marcos.
O Nuendo é um ótimo software, não abro mão dele.
Abraço.
Cara Ja usei o Reaper e agora me adaptei mais com o Reaper, sou novo no assunto, gosto do reaper nem sei porque, achei ele mais fácil, mas se eu continuar a usar ele, e exigir mais dele, ele vai me deixar na mão? ele é completo? ainda tenho o Reaper mas ripado, as vezes não sai som, o reaper ta tudo ok!
Olá Junior!
Acredito que não, mas ele não é tão popular, o que pode trazer problemas na hora de você abrir um projeto que vem de outro estúdio.
Abraço.
:(….Correção….:)
Cara Ja usei o Cubase e agora me adaptei mais com o Reaper, sou novo no assunto, gosto do reaper nem sei porque, achei ele mais fácil, mas se eu continuar a usar ele, e exigir mais dele, ele vai me deixar na mão? ele é completo? ainda tenho o Cubase mas ripado, as vezes não sai som, o reaper ta tudo ok!
Junior,
Para mim o Cubase é bem melhor.
Abraço.
Olha eu aprendi a gravar no sonar e hoje acho que domino um pouco esse programa,mas tive alguns problemas com ele e acabei mudando pro studio one 2,e me apaixonei de cara, acho que não volto mais pro sonar,tentei comprar o cubase,nuendo mas sempre estava indisponivel nas lojas e muito caro.Hoje estou com bom,bonito e barato certo.
Olá, Danilo. Tudo bom?
Eu uso o Ableton Live 8. O que você acha desse software? Ele é limitado ou dá para fazer produções profissionais com ele? Vejo muito o pessoal de música eletrônica usando o Ableton. Ele seria mais apropriado para este tipo de música?
Abração.
Gabriel Diniz.
Olá Gabriel!
Ainda não usei o Ableton Live, mas pode ser uma opção para esse estilo.
Abraço.
Grande Danilo!!
É loucura, mas uso o Nuendo, Cubase 5 e Sonar X1, explico:
Sou produtor e ainda não montei meu proprio home, por isso, quando vou produzir alguns músicos, aqui na região, os tres estúdios que frequento usam as DAWS citadas acima. Mas pretendo montar o meu e estou juntando uma graninha para isso, então sua resposta será muito importante. Das DAWS que citei, nenhuma delas utiliza hardware dedicado, só o Pro tools, que só conheço por meio de leitura. O fato de seus periféricos externos serem poderosos, não faz diferença no resultado final de uma mix? Te pergunto isso por que estou inclinado pro lado do cubase 6, mas como vou iniciar meu estúdodo zero sua opinião será decisiva.
Olá Juno!
Indico o Cubase.
Abraço.
Também penso assim, muita gente fica falando que o pro tools é maravilhoso coisa e tal, mas sabemos que a maioria dos estúdios que o utilizam tem também uma estrutura invejável do ponto de vista técnico e de pessoas, ou seja o resultado final é excelente e não apenas o software, outra coisa é que se você for atualizar seu programa você vai ver a grana que vai gastar em comparação aos outros, porém pesa o lado comercial ou seja, o cara chega perguntando: Qual programa você usa? – Se a resposta for Pro tools ele abre aquele sorriso e não quer nem saber do resto pode usar o pior equipamento que “depois a gente arruma na mixagem” rsrsrs
Pois é Danilo,aprendi muito no sonar,mas resolvi mudar de plataforma,comprei o studio one da pressonus, estou muito satisfeito com ele,é simplismente fantastico e facil de se mexer,muito parecido com o cubase.acho que fiz uma boa troca, pois não pretendo troca-lo tão cedo.
Olá Marcio!
Studio One é muito simples e prático também, ótimo DAW.
Abraço.
Olá Danilo,
Eu uso a “Studio one”(presonus)- interface da AUDIOBOX.
Tenho uma x3 live, gostaria de saber se tem como usar o efeito a minha pedaleira junto com a daw(já que não quero usar os efeitos do programa?
Grato,
Marcelo Oliveira.
Olá Marcelo!
Tem sim, mas terá que já gravar com efeito.
Não esqueça de gravar em estéreo.
Abraço.
Olá Danilo,
Atualmente estou usando o Nuendo 5, e me deparo com alguns problemas do tipo: ele não esta abrindo projetos com mais de 10 pistas, ou mesmo templates que salvei com mais de 10 pistas. O que pode ser?
Olá Wesley!
Se o Nuendo não for original, pode ser por isso, a versão está com bug.
Abraço.
Penso que as vezes as pessoas confundem muitas coisas,por exemplo quando falam de pro tools parece que o programa faz milagre do tipo…captar a voz do SILVIO SANTOS cantando e depois de passar pelos pluguins dele vc vai ouvir a voz do FRED MERCURY,o DANILO disse tudo,a melhor DAW é aquela que vc domina e outra coisa… em qualquer área relacionada a música o “OUVIDO e o BOM SENSO” SÃO mais importantes do que qualquer coisa!uma vez conversei com um cara cheio de marra e eke dizia q só trabalhava com pro tools q as baterias dele ele só sequenciava com bfd porque nenhum outro softwere não valia nada…um dia fui ouvir um trabalho do cara,meu DEUS que DESGRAÇA!kkkk
Olá Leandro!
Realmente, o pessoal infelizmente tem muito disso, que tal software faz milagre.
O importante é o som que se tira e não o software que se usa, pode ser um Cakewalk Pro Audio (risos) “Não precisa exagerar né, Danilo”, o importante é o som.
Abraço e sucesso.
Atualmente uso Cubase 5 e NUendo 5, e não deixo de usa-los pelo PRO TOOLS, que ja experimentei e não curti, ambos tem todas as ferramentas que o pro tools tem, e o som final é o mesmo. O resto é frescura de musico enjoado.
Abraço e todos.
Olá Wesley!
O Cubase é top, e a nova versão Cubase 7 está fantástica.
Abraço.
Quando comecei usava o Mixcraft 4, até que um amigo produtor me apresentou o Sonar (na época o 6). Desde então, nunca mudei de DAW. Me aperfeiçoei nesse e hoje uso o Sonar X2 Producer. Excelente DAW, inclusive. Não troco por nenhum Pro Tools…
Olá Danilo.
Sou usuário de Mac e já usei muito Windows, mas neste campo de música achei mais facilidade no MAC,
Ainda não sou expert no Garage Band, mas como você mencionou acima, software musical você tem que se entregar totalmente e se dedicar muito.
Gostaria de ler o seu comentaário sobre o GB.
Admiro muito o seu trabalho,atenciosamente,
Jorge Bernardo
Olá Jorge!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Particularmente não usei o Garage Band por muito tempo, mas se tratando de MAC não tem nem o que falar, é um ótimo software.
Forte abraço.
danilo vc prefere o sonar ou cubase? tenho os dois mais quero aperfeiçoar so em um que dica vc me da…
Olá Hélio!
Cubase, sem dúvidas.
Abraço.
Olá Danilo,
Tô viajando muito aqui nos comentários, parabéns pela iniciativa. Pessoas assim só tem à acrescentar em nossa carreira.
Então, sem mais delongas rs, pretendo enganjar de vez na música. Sou amante da música eletrônica(Psy Trance, Progressive Psy Trance, Techno e etc.), e ultimamente estou estudando bastante a Cultura Black(Jazz, Soul, Blues, Funky e Hip-hop). Meu objetivo é Mesclar, mixar os dois estilos e suas vertentes numa só música(Quase um estilo próprio rs). Pode me ajudar à escolher o melhor software para que isso aconteça com um pouco mais de facilidade(porque eu sei que produção musical não é nem um pouco fácil. rs)
Minhas inspirações hoje são: Terrace Martin, Pharrel Willians, 9th Wonder, Ritmo, Ace Ventura e por ai vai. Porém todos eles(creio eu), utilizam o Logic Pro.
Aguardo seus comentários, e mais uma vez, Parabéns!
Atenciosamente,
Paulo Santos.
Olá Paulo!
Olha, esse estilo não é o meu forte, mas vejo produtores usando Reason, Logic Pro, Cubase e outros, é uma questão de gosto.
O que manda muito são os VSTi que você vai usar para os timbres e efeitos.
Forte abraço.
[…] O volume em si não significa que o sinal vai chegar legal a seu software de gravação. […]
Utilizo a muitos anos o cakewalk e agora estou com o SONAR X2. É o melhor de todos. Os VSTs são perfeitos. Grande abraço.
ola!
eu começei por usar o audacity mas nao gostei muito , eu e o cool edit pro obrigava a fazer muitos downloads
eu precisava de um programa que me servisse bem para gravar uns raps ajuda?
[…] Atualmente, é praticamente impossível gravar sem usar um software de áudio. […]
certo! o maior problema é onde compra esse programas original e os plugisn, esse é o problema/ no mercado livre tem muitos a venda mais sabe la se é original: se vc tem ideia onde se compra esses programa danilo diz ai pra gente?
Curiosidade: o Pro Tools é mais usados nos grande estúdios de Dublagem,ou produção de filmes e em shows, quando o cantor recorre ao “playback”.
Olá Danilo,
Estou começando agora com um home, já tive algumas experiências com sonar 7, gostei de plug in como ez drummer e guitar rig, adquiri uma m-audio fast track pro, que vem com pro tools, mas meu pc usa windows 7 e ja estava encontrando dificuldade pra rodar pistas simultaneas, qual seria o programa mais “leve” de pra rodar sem problemas, mas que nao perdesse em questao de plugs e recursos?
Grato
danilo eu tenho 6 software (nuendo, sound forge, fl studio, finale, cakewalk-sonar e o cubase vc qual destes vc se decicaria pelo seu conhecimento de software eu no momento estou usando o cubase achei muito pratico e tbm me fala um pouco do sound forge e finale valeu amigo abraços e sucesso.
OLá!!
Gostaria de saber se o reaper exporta em OMF. Ou ele só consegue abrir?
Obrigado!
Olá Danilo,
estou muito interessado em Home Studio ultimamente, e fiz uma pesquisa sobre os softwares. Gostaria de uma indicação para um novato no ramo, pelas minhas pesquisas e comentários acima fiquei entre o Cubase e o Reaper.
Gostaria de uma opinião profissional eles ou outro software que vc indicaria para minha circunstância.
Agradecido
Olá Nathan!
No meu estúdio uso Cubase e Nuendo, então indico o Cubase.
Abraço.
uso o cubase 5 e gosto muito do resultado!!!!
me responde uma coisa ele possui algum plugin em que me permite ver a analise
de frequência e equalizar como o quadcurve equalizer do sonar?
Olá Raffael!
Sempre usei o Paz Analyser da Waves para analisar frequências.
Acho que ele tem o Multiscope.
Abraço.
Esou montando um home pra gravar batera, estou usando um studio capture da roland 16×10, o que preciso para tirar um bacana de batera, qual o soft recomendado. se a placa tem pre é necessario um pre separado? grato!!!
Olá Fernando!
A Interface tem os prés legais.
Além dos prés, você vai precisar de bons microfones, boa bateria e um bom baterista é claro hehe.
Abraço e sucesso.
danilo.. eu usava o nuendo 4, mas ele começou travar, pois uso o windows 8. ai baixei o cubase 7, mas nao abre os projetos. O que vc me daria como solução? mudar meu windows, ou ter q exportar os projetos? mas nao estou conseguindo abrir msm assim
Olá Pedro!
Continue com o Windows 7.
Abraço.
[…] a disponibilidade de softwares de gravação, interfaces de áudio com baixo custo, microfones, etc. torna tudo mais fácil, e posso dizer que […]
Olá Danilo muito bom este site amei.
Bem eu quero começar um home studio muito simples ainda(bem ja tenho um Mac mini), com materias de baixo custos e me apaixonei pelo Daw Logic pro quais são os materias de de baixo custos q me aconselharias e o que achas do logic pro.
Adorei o teu site um abraço.
Legal que gostou, Hélder!
Bom, o logic é bacana, aconselho baixar o ebook Como Montar um Home Studio, vai ajudar você.
http://www.artsomstudio.com.br/blog/ebook-gratis-como-montar-um-home-studio
Abraço.
Olá estou começando agora com o lance de produção, fazia tudo no meu teclado juno gi queria um que conseguisse monta a música inteira des de a Batera até a masterização final
Olá Júlio! Desculpe não poder responder antes.
Com certeza terá muito pela frente.
Boa sorte e sucesso.
Olá Danilo! ha uns 15 anos +ou- comecei a me envolver com produção musical, no inicio usei o Sony Acid pro 4, não dei conta de fazer trabalho algum., depois testei o Sony Vegas 4, que também não sair bem, e fui testando Sonar, Pro Tools, até parar no Cubase que até hoje uso ele e pra mim ele é o melhor, e nesse meado de tempo, já houvi tantas baboseiras e teve até uma dupla de cantores sendo um Homem e uma Mulher que conversando com a gente, perguntou se eu fazia música era no computador! Kkkkkkkk, eu pensei assim: Mas, como é produzir música sem computador! só se for no Ar., kkkkk, e eles disseram que no estudio que eles gravaram não faz em computador, talvez seja aqueles estudios atrasados usando gravadores de fitas não? kkk, então quanto a essa falta de conhecimento dos clientes realmente iremos encontrar muito isso na área musical, mas não tem problemas., Eu uso o Cubase na produção e o Sound Forge para fazer algumas limpezas em faixa individuais e dar ganho, finalização de master e me dou muito bem com eles. Obrigado.
Olá André! Fazendo uma geral de fim de ano no blog encontrei seu comentário sem resposta, peço desculpas por isso, mas a minha meta é não deixar ninguém sem respostas.
É possível gravar de outras formas, mas o computador está aí para adiantar nosso lado.
Abraço.
Olá Outra vez! Gostaria de dizer que muitas pessoas acham que Software dar diferença no áudio entre um e outro, o que não é bem assim! todos Softwares vão gravar na mesma qualidade onde a boa qualidade vai depender mesmo é da Interface de áudio e não do Software, por exemplo: se eu uso uma interface da M-Audio, que são muito boas por sinal, o som que eu gravar no cubase, vai ser o mesmo gravando no Pro Tools, o que difere é ferramentas e a facilidades de usa-los, Obrigado.
Olá André!
O que vai mandar na qualidade do trabalho é o produtor, músicos, qualidade dos instrumentos e equipamentos.
Abraço e obrigado pelo seu comentário.
o melhor fl studio a qualidade final é voce que melhora. dj rodrigo campos usa etc
Olá! Pode me dar uma ajuda eu tenho vontade de aprender a produzir musicas mas sou amador somente para hobby mesmo. Eu preciso de um programa gratuito para treinar e saber se consigo fazer isso antes de gastar dinheiro. Pode me dizer alguma software gratuito para produzir mas do tipo desse fl studio que eu vou usando instrumentos virtuais e montando a musica.
Olá Leider! Qualquer software você pode usar por 30 dias gratuito. Aqui no site tem vários cursos em DVD sobre diversos softwares, segue o link – http://www.artsomstudio.com.br/loja/. Forte abraço.