Acredito que você já tenha feito um preço para uma gravação, ou até mesmo uma mixagem, e o cliente tenha comentado que o serviço estava caro.
Pode ficar tranquilo, isso acontece em todas as áreas…
Vou deixar aqui uma historinha que um amigo me passou sobre esses acontecimentos, e você vai ver que realmente é por aí que vão as coisas.
O TÉCNICO EM INFORMÁTICA E O PARAFUSO
Um técnico em informática foi chamado para consertar um computador gigantesco e extremamente complexo que valia 12 milhões de dólares.
Sentado em frente ao monitor, o técnico apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo pra si mesmo e desligou o aparelho. Tirou do bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o perfeito funcionamento.
O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente:
– Quanto é que lhe devo? – perguntou.
– São mil dólares pelo serviço efetuado – respondeu o técnico.
– Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho? Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal! Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança.
O técnico confirmou com a cabeça o pedido e foi embora.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, leu-a com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar.
A fatura dizia:
Detalhe dos serviços prestados:
1) Apertar um parafuso… $ 1 dólar
2) Saber qual parafuso apertar… 999 dólares
Moral da História:
Às vezes as pessoas julgam as coisas apenas pela aparência, e não pelo conteúdo. Nesse caso, a aparência foi de que era apenas um parafusinho a ajustar, e nada mais; porém, o conteúdo já mostra um cenário diferente e mais completo, de que era, sim, apenas um parafusinho, mas havia todo um conhecimento técnico para saber qual de tantos parafusos ali existentes deveria ser ajustado para sanar o problema.
Por isso, em qualquer profissão, valorize sempre o conhecimento e competência do profissional ali presente, sua experiência, as horas de estudo e dedicação que a pessoa gastou. Aprenda a sempre olhar não só a aparência da situação, mas também o CONTEÚDO.
Às vezes você cobra R$ 300,00 ou R$ 1.000,00 para fazer uma mixagem, e o seu cliente pode achar caro. Mas, e o tempo que você investiu em aprendizado para conseguir chegar aonde chegou?
Qual é mais difícil, construir uma casa ou mixar um CD?
Para construir uma boa casa, a pessoa tem que passar por diversas situações em que, a cada dia, vai aprendendo e aprendendo. Só depois de muitos erros e acertos chega a alguma mão de obra especializada.
A mesma coisa acontece com um produtor musical, um engenheiro de áudio, etc.
Tudo tem seu valor, e quanto mais se tem experiência, mais valor será agregado ao serviço prestado.
Por isso, se você está se iniciando agora em seu home studio e não consegue cobrar o valor que gostaria, não se preocupe, com o tempo isso vai mudar, o preço de sua mão de obra será aumentado, pois a cada dia você vai ganhando experiência.
Grande abraço e sucesso.
Danilo, você foi preciso ao contar a história do técnico e do parafuso. Isso realmente acontece e eu creio estar vivendo esse momento.
Caro Amigo danilo,confesso a você que rí alto,rsrs,eu estava justamente a poucos minutos falando a respeito desta questão mas em outra área,somos profissionais qualificados e muitas das vezes colocamos nossas vidas em risco em determinadas situações,mas as pessoas só veêm a embalagem por fora,e não o conteudo,a responsabilidade é muito grande,essa do parafuso foi demais ,foi para fechar a noite de domingo com chave de ouro,Forte Abraço,continue nessa Força Varão,Deus é Contigo.
EXCELENTE!
Boa Danilo é exatamente isso mesmo q acontece quando muitas vezes colocamos o nosso preço e muitas pessoas nao valorizam o nosso trabalho e acham que esta caro isso acontece muito comigo e aqui na regiao tmb
abraçao Deus abençoe
Nota 10!!
muito interessante a abordagem desse assunto, parabéns.
parabéns meu amigo! vou mostrar muito isso aqui para esses que não querem valorizar o nosso trabalho. forte abraço
Ótimo tema, estou aprendendo muito por aqui, gostei do seu material. É ter paciência mesmo e ir acumulando conhecimento que chegaremos ao reconhecimento. Abraço!
eu acho certo muito certo.
ei acho justo
Danilo,a historia contada por vor voce, já se passou comigo em situação diferente.
Eu canto na noite por aí à fora. Faço tambem muitas festa de confraternização. Outro dia uma senhora entrou em contato comigo para eu fazer parte da animação na festa de 15 anos de sua filha.
Contou-me que havia gasto uma fortuna com bifet e mais 15.000,00 reais com um artista de nome para dançar uma valsa com sua filha.
Pedi 1.000,00 reais e ela disse: Tudo isso?
Eu disse, não. A senhora pelos conhecimentos que eu venho adiquirindo
ao longo de todos esses ano.
BOM DE MAIS ESSA OBS !
Realmente é verdade.
Parabens!!!! Concordo e assino embaixo, coloquei no Face com os devidos creditos a vcs!!! Vlw
Ola danilo tudo bem? eu estou tendo um problema com meu microfone condensador Arcano ST -01, eu acabei de compra-lo,esta novo, quando eu vou conecta-lo na minha interface audio box presonus o microfone fica com um chiado no fundo, o que pode ser isso? O microfone esta novinho eu acabei de compra-lo! pode ser o cabo? O cabo tambem é novo.!
Olá Felipe!
Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
Olha, pode ser várias coisas, o ideal é você pegar outro na loja e ver se ocorre o mesmo problema, é o caminho mais rápido.
Abraço.
Vou imprimir essa história e por uma moldura em volta e depois colocá-la em meu estúdio.
Muito bom Danilo.
ola danilo! gostaria q vc me tirasse uma duvia! estou querendo comprar outra placa, estou em duvidas em umas aki, entre a digi dising e a digi 003, se vc tiver uma pra me indicar serei muito grato!abraço fik com Deus….
Ola Marcos!
Indico a Apollo da UAD.
Abraço.