Muitas pessoas têm um home studio apenas para gravar alguns amigos, suas composições, etc.
Talvez nunca tenha passado pela cabeça dessas pessoas ganhar dinheiro com seu home studio, ou seja, fazer uma grana extra.
Se você chegou até este artigo é porque deseja que seu home studio vire um negócio, de modo que lhe possa trazer algum lucro.
Isto ainda não aconteceu porque você precisa de um plano de negócios para fazer com que seu estúdio, de fato, dê lucratividade.
Por que não continuar fazendo o que você gosta e, ainda por cima, ganhar dinheiro com isto, não acha uma boa ideia?
Talvez você se pergunte:
Por onde devo começar?
Eu possuo os equipamentos adequados?
Consigo e sei fazer isso?
Se tem algum receio ou está com dúvidas como essas acima, você precisa é de uma pessoa que já tenha vivenciado o que você vive hoje e lhe mostre o que fazer e o que não fazer.
Se quiser ter não apenas um home studio, mas um home studio que lhe dê lucro, você precisa sanar todas essas dúvidas e reunir experiências para colocar em prática tudo o que tem em mente.
Não foi por acaso que você veio a esse artigo, pois há 10 anos eu nem sabia por onde começar a ter lucratividade com meu home studio. Mas hoje, após 10 anos de muita prática, erros e acertos, posso afirmar que é possível fazer disto um negócio.
Se você tem esse desejo, coloque-se esta meta, estude e estude bastante, pratique gravação, edição, mixagem, etc. Se não gostou de determinada mixagem, volte e a faça novamente, quanto mais praticar, mais você terá êxito.
Já notou como faz um atleta?
Ele treina várias vezes por semana, sempre a mesma coisa, e nunca inicia seus treinos de forma agressiva, sempre aumenta o ritmo, gradativamente. Após anos de treino, ele chega a ser um bom atleta e faz aquilo com tranquilidade, sem muito esforço.
Talvez o início possa ser complicado, mas com tempo, prática e dedicação tudo se torna simples.
Não adianta gravar, mixar ou editar apenas um dia por semana, se você quer ficar bom em algo, faça isto todos os dias.
Não que você vá ser melhor que todo mundo, mas falo em ficar bom para você e para todas as pessoas que irão te procurar.
Aproveite as oportunidades que aparecerem e faça com que sejam únicas.
Espero contribuir nesta caminhada com este site, por meio dos cursos em DVD e do Portal VIP.
Desejo muito sucesso. Um forte abraço!
Danilo, você tem toda razão. Fazer o que se gosta e ganhar uma grana com isso é um sonho! Ainda mais, porque trabalhos convencionais, cheios de regras, horários, chefe trombudo sem sabermos o porquê, picuinhas e mais um monte de mazelas, como as que eu citei, só nos fazem mal.
Verdade, Silas!
A melhor coisa é ter o nosso próprio negócio e ainda mais fazendo o que gostamos.
Abraço.
Esse post ele nos dá mais força para seguir em frente. Um dos segredos é nunca desistir na primeira queda, e se aperfeiçoar cada vez mais. Ótimo post!
Parabéns!
Obrigado, Paulo.
E é isso aí, sempre pensando positivo.
Forte abraço.
Parabéns pelo post.
Tenho muita vontade de ter um home studio e dele poder tirar uma renda. Mas, a princípio, não tenho lugar apropriado e nem espaço pra isso pois, moro de aluguel e não tenho nenhum projeto de acústica para poder gravar instrumentos acusticos. Tem alguma saída pra isso?
Abraço.
Olá Leandro!
A única maneira é usar instrumentos virtuais.
Abraço.
Muito bom o artigo estou querendo saber disso mesmo.
Legal, Geovane!
Abraço.
valeu, gustavo essa é uma boa orientação estou montando o meu home para minhas gravações quem sabe tambem gravar pra os outros!
Boa Tarde Danilo gostaria de saber se esta mesa e compativel com protools sonar e outros STUDIOLIVE 16.4.2 ou Studiolive 16.0.2 ou mesmo assim teria que usar placa de som tipo m-audio etc
Danilo desde ja agradeço …
muito bom mesmo,esse site ta me dando muita esperança!!!
E ai pessoal tudo bem, estou com uma duvida a respeito do meu home estúdio, no box in box o vao que vai ficar perto da porta entre as duas paredes qual o material que devo colocar para fechar este vao?
Olá Cássio!
Existem portas prontas, só comprar e colocar, não tem erro.
Abraço.
há e também qual o endereço de um local mais em conta que venda materiais acusticos
Olá Cássio!
Será preciso você pesquisar nas lojas, pois não tenho a relação de preço delas.
Forte abraço e sucesso.
Cara tu é ótimo mesmo, qe baita coração qe tu tens. muito obrigado, teu sucesso é muito mais qe merecido!!Abraço
Olá Danilo espero que estejas bem.
Este assunto me interessa muito, visto que meu irmão adquiriu há um tempo atrás alguns instrumentos musicais e alguns microfones, talvez melhores do que o “Carol” que você citou em seu e-book sobre início de sua careira (risos).
Porém ainda falta muito pra ser chamado de Home studio, apenas sala de ensaio no início e com apenas uma caixa acústica ativa e uma mesa de som analógica dessas de 4 canais de mic…
mas em relação à digitalização das coisas, isso ainda é precário por aqui devido à falta de recursos financeiros, etc.
Quero aproveitar esta oportunidade pra fazer uma pergunta e assim que você tiver um tempo e for possível responder dentro do limite de suas possibilidades, quero dizer com isso que no momento estou sem recursos até pra adquirir o curso indicado no texto. Se for possível responda.
Em relação a interface de áudio, li em muitas referências que pra se começar bem um home studio, deve se ter no mínimo uma interface de dois canais de mic/linha, entre outras coisas.
A Pergunta é: Que tipo de produto um Home Studio pode entregar a um cliente qualquer com esses mínimos recursos?
Por exemplo: Apenas voz e violão, além de arranjos de teclado? Se eu estiver certo, a seção de bateria deve ser passada a outro profissional? creio que a bateria esteja excluída desse produto. Sem falar de masterização.
Resumindo, qual o limite de trabalho para um Home Studio?
Aguardarei sua resposta.
Muito boas suas dicas, estou começando a construir um estúdio com pare des dobrada de tijolos, qual seria segundo passo ? , obrigado e parabéns pelo belo trabalho!