O que posso fazer para melhorar minha gravação?
Qual é o segredo para uma boa gravação?
Porque minha gravação fica sem “peso”?
Qual é o segredo dos grandes estúdios para uma boa gravação?
Essas são algumas das perguntas que recebo aqui no blog sobre como conseguir um melhor resultado nesta tarefa.
Na verdade, uma boa gravação está ligada a vários fatores, mas vou expor aqui alguns que acho essenciais e que vão lhe ajudar, e muito, em seu próximo trabalho.
Então vamos lá…
1. Não adianta querer gravar com qualidade sem uma boa interface de áudio. Algumas pessoas ainda se iludem sobre que é possível comprar uma interface de áudio por 100 reais em sites na internet e sair gravando com qualidade. Sinceramente, não terá bons resultados.
É preciso ter no mínimo uma interface de áudio com pré, assim você vai conseguir um resultado legal, sem ruídos e sem latência.
2. O instrumento tem um valor fundamental na qualidade de uma gravação.
Por que a maioria dos grandes artistas só chama músicos que estão no mercado há muito tempo? Primeiro, porque tocam bem, e, segundo, porque têm bons instrumentos.
Achar que um contrabaixo de vinte mil reais é caro… pode até ser, mas para um músico que grava o dia inteiro e vive disso, com certeza não é, muitos trabalhos vão surgir por causa de um instrumento bom.
3. Além do instrumento bom, o músico precisa ser bom, afinal, um instrumento não toca sozinho.
Se o músico tem “pegada” e sabe colocar sentimento em sua interpretação, pode ter certeza de que terá ótimos resultados.
4. Para voz, violão e outros instrumentos acústicos, um bom microfone é essencial para uma boa gravação.
Condensadores são os melhores para esse quesito, mas se você não tem uma sala bem isolada terá problemas com barulho; neste caso, o jeito é ter um microfone dinâmico.
5. Seria ideal ter bons prés, compressores e vários periféricos, mas isso não é tudo para chegar a um bom resultado.
Se você tem Avalon, Manley, Neve e outros ótimos prés, mas não tem bom instrumento, bom músico e um bom microfone, com certeza vai morrer na praia.
Já recebi muitos e-mails de pessoas que têm ótimos prés, mas a qualidade desejada não chega, e por que isso? Simplesmente porque não é só o pré que vai trazer a qualidade.
É maravilho ter um bom pré, mas primeiro invista em um bom microfone, assim terá melhores resultados.
Lembre-se: não estou falando para você comprar os melhores equipamentos já no início, talvez você tenha as mesmas condições que eu tive quando comecei, e sei o quanto é difícil comprar bons equipamentos ao começar.
Quem já leu o eBook “Como Montar um Home Studio” sabe de que estou falando.
Dentro do Home Studio VIP (clique aqui e faça o curso completo) sempre dou dicas para os membros VIP conseguirem uma boa gravação, afinal, a mixagem é o espelho da gravação. Se não se consegue gravar bem, não podemos esperar grandes coisas de uma mixagem.
É isso, pessoal! Espero que você tenha gostado do artigo, e se tem algo a dizer sobre o assunto, por favor, deixe seu comentário.
Forte abraço e até a próxima.
Legal Danilo, hj eu vejo que isso é uma realidade, pessoas até vendendo manley , porque talvez não correspondeu aos seus objetivos, agora, o som vem se o cantor cantar bem, o violão for bom e tiver um timbre bom para gravação, a bateria for legal, e microfones bons também …. antes gravava com o b2… tirava um som bom , mas tinha que fritar os miolos rsrsrs… agora gravo com um akg c214 e o som vem melhor flat do que o b2 equalizado… quando estamos no começo tudo é bom, mas no dia a dia vamos crescendo e temos que comprar equipamentos melhores para acompanhar essa evolução. abraço.
Ótimas dicas como sempre!!
Legal que gostou, Dalton!
Forte abraço.
Parabéns mais uma vez Danilo por ajudar outras pessoas que trabalham com música, muito boa sua postagem, tenho a acrescentar somente que a pessoa que vai mixar e masterizar tambem tem que ter um bom conhecimento.
Fico feliz que gostou, Carlos.
Abraço e sucesso.
Espero futuramente poder investir em um mic bacana..
Danilo uma duvida: Entre o mic akg c1000s e o akg 3000. qual vc me indica para voz e violão? Abraço
Olá Robson!
AKG C3000. Abraço.
Ótimo artigo!!!
Sempre me esclarecem dúvidas e enriquecem meu conhecimento.
Ola Danilo.
Faço apenas gravações com samples no sonar x3 e windows 7. Não tenho interesse em fazer gravações de instrumento ou voz. Como comprei um novo note, hd ssd, um amplificador alesis e bons monitores chegou a hora da placa de som.
O que me interessa é apenas ter a melhor qualidade de som para ouvir as minhas produções.
Te pergunto entre uma roland ua-1g (que é 24\96k) e uma roland duo capture terei boa qualidade e qual seria a melhor para mim ou mesmo uma behriger uca222 seria mesma coisa no meu caso.
Ou será que uma presonus eu ainda teria uma qualidade de som melhor. O que um bom pre amplificador influenciaria no meu caso que não faço gravaçoes. O que voce me sugere de melhor custo beneficio.
Muito obrigado. Paulo
Olá Paulo, tudo bem amigo?
Se deseja só dois canais de gravação, compre a interface de áudio Focusrite Scarlett 2i2.
Abraço e sucesso.