Usar um reverb nada mais é que simular um ambiente, seja ele qual for. Podemos fazer isto através de periféricos externo ou plugins. Os reverbs ao contrário de um compressor ou equalizador , geralmente não são usados nos insert, isto porque os insert funcionam da seguinte forma : O áudio passa pelo processador e volta processado, ou seja, ele volta alterado. Pra vocês entenderem, é como você pegar um carro e ir em uma oficina e voltar com um carro novo.
Bom sempre usamos o reverbs como auxiliar, o próprio nome já diz, auxiliar de auxilio, então o que acontece é o seguinte: Ele pega o áudio acrescenta o efeito e retorna o áudio original mais o efeito, no mesmo exemplo pra vocês entenderem, vamos com o carro a uma oficina e voltamos com o mesmo carro modificado apenas.
Usar como Insert ou Auxiliar?
Agora o porque usar o reverb como auxiliar e não insert , simples, imagina uma música com, violão , teclados , Back, etc… Se for usar um reverb para cada instrumento aja computador pra aguentar, então como auxiliar podemos abrir um reverb e usar este reverb para todas as trilhas, e detalhe podemos controlar o volume independente de cada canal. Geralmente não uso só um reverb em uma mix, isto porque cada instrumento requer seu espaço, uns em um ambiente maior, outro menor, e assim por diante. Lembramos que o reverb leva o instrumento para traz, ele da profundidade ao instrumento, quanto mais reverb mais longe estará o instrumento, então cuidado para não deixar a mix toda molhada de reverb, de forma que perdemos a nitidez de cada instrumento. Outra coisa importante é o tempo que o reverb começa a atuar e também que deixa de atuar, uma dica, quanto mais rápida a música, mais rápida devemos cortar ele, agora quando a música for lenta aí temos espaço para deixar ele soar. Além disso os reverbs conta com equalizador e outras funções.
Agora que sabemos o básico de um reverb, qual o melhor?…
Bom vou falar os que gosto mais e índico – Lexicon é o meu preferido, mas chegam em um custo um pouco alto, mais compensa… A opção é usar os plugins Altiverb ou Wizzo Verb, nós 2 podemos usar convolução dos mais famosos reverbs da Lexicon, e com certeza tem uma ótima sonoridade.
Deixe seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.
Ola Danilo nao tou conseguindo programar o altiverb nao,teria alguma dica?
Olá Jonanthan, o Altiverb já vem com impulses, onde já estão programados, o que você pode alterar é o tempo de reverberação, o pré-delay, e a equalização do reverb.
Grande abraço.
Danilo, tudo bem…?
Vc fala que Geralmente não usa só um reverb em uma mix, isto porque cada instrumento requer seu espaço, uns em um ambiente maior, outro menor, e assim por diante. Poderia me dar um ex de quais instrumentos poderia colocar em um ambiente maior e quais ficariam em ambientes menores…. sei que não é uma receita de bom rs, mas, pegue como ex alguma mix que vc fez aí em seu estudio….
Desde já obrigado… Grande abraço….
Olá Manaen! Bom geralmente pego um mix que eu gosto de referencia, escuto e vejo os instrumentos que estão na frente e outras mais atrás… Instrumentos mais na frente sempre são com salas pequenas, instrumentos mais no fundo, geralmente são usadas salas grandes.
Sobre qual instrumento usar ai é questão de gosto de quem está mixando, mas sempre gosto de deixar violões em sala pequena, piano se for bem melódico deixo em uma sala maior, batera no caso caixa e toms deixo em uma sala pequena para dar ambiência, e por ai vai.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
Altiverb é muito bom e tem um realismo incrível!
Também uso ele e gosto demais da sonoridade.
Grande abraço.