Atualmente, é praticamente impossível gravar sem usar um software de áudio.
Dezenas de softwares de áudio estão à disposição para grandes, médios e pequenos estúdios.
Na hora da escolha vem aquela dúvida: qual é o melhor software para home studio?
Bom, vamos falar de multipistas, pois assim é possível gravar vários instrumentos individualmente, mesmo que você tenha uma placa de som com apenas dois canais de entrada.
Então, vamos aos softwares para home studio que conheço e acho interessantes.
Steinberg Nuendo
Esse é um dos que mais gosto de usar.
Criado pela empresa Steinberg, vem ganhando mercado a cada dia. Tudo que você precisa para gravação, edição, mixagem e masterização o Nuendo pode oferecer e com uma qualidade excelente.
Steinberg Cubase
Assim como o Nuendo, é um dos meus favoritos.
Na verdade, tanto o Nuendo quanto o Cubase foram desenvolvidos pela empresa Steinberg.
Os dois são bem parecidos, inclusive os atalhos, interface, etc.
É possível abrir projetos do Nuendo no Cubase, e vice-versa.
Se você aprender a usar o Nuendo, pode ter certeza de que vai usar o Cubase sem nenhuma dificuldade.
Avid Pro Tools
O Pro Tools, agora da empresa Avid, é um dos softwares mais conhecidos mundialmente.
A cada ano lança uma nova versão e encanta seus usuários.
Cakewalk Sonar
O Sonar, muito usado pelos home studios, foi desenvolvido pela empresa Cakewalk.
Cockos Reaper
REAPER é um software de trabalho de áudio. Ele também faz gravação multitrack de áudio e MIDI, edição, processamento, mixagem e masterização.
O Reaper está sempre ganhando mais espaço no mercado e já é utilizado por milhares de usuários.
Presonus Studio One
Studio One é um software leve e muito intuitivo.
Nele, é possível arrastar e soltar os canais do mixer, podendo-se conseguir uma mixagem muito mais rapidamente.
Tem layout muito inteligente para gravação, mixagem, edição, etc.
Com certeza, não deixa nada a desejar em relação aos softwares mais conhecidos.
Apple Logic Studio
Logic Studio é um software exclusivo para MAC.
Noventa por cento dos usuários MAC preferem Pro Tools ou Logic Studio para realizar seus trabalhos.
O Logic Studio é um excelente software; se você é usuário MAC, vale a pena o investimento.
Ableton Live
Ableton Live é um DAW baseado em loops para Mac OS e Windows pela Ableton. Diferente de outros softwares sequenciadores, Live é desenhado sob a noção de ser tanto um instrumento para performances ao vivo como uma ferramenta para compor e fazer arranjos.
Qual o melhor software para Home Studio?
Bom, o que eu posso afirmar é: todos esses programas vão fazer a mesma coisa, mas – é claro – cada um de uma forma diferente.
O importante é escolher um e começar a gravar. Cada pessoa vai dizer que o melhor software é o que ela usa – isso é fato – simplesmente porque ela domina todas as ferramentas daquele que possui.
Então, quando você escolher um software e o dominar, certamente ele será o melhor do mundo para você, mas não para aquele que não o conhece.
Vamos finalizar esse artigo com a seguinte pergunta: qual software você usa?
Deixe seu comentário.
Utilizo o Sonar x2. Software muito bom, pois não trava e tem muitas funcionalidades. Acredito que a maior dificuldade está em utilizar 2 monitores. Mas tendo 2 monitores e um PC potente, pode ter certeza que é um ótima escolha (principalmente a versão 64 bits)
Fala Danilo, parabéns por mais um post interessante, hoje estou utilizando o Cubase 5, muito bom todos os dias aprendo algo diferente é isso que influência na escolha, todos sitados são realmente bons porém é preciso todos os dias gravar para ter um estudo completo do softwares.
Abraços…
Eu uso o Cubase e o Presonus. Ambos são excelentes softwares.
Danilo, boa tarde.
Tenho o Cubase SX3 e o Sonar 8.5; atualmente estou iniciando com o Sonar e gostaria de saber se como os cursos que você oferece do Sonar aprenderei a gravar, mixar e masterizar nele, pois estou apanhando muuuuuito para aprender sozinho.
Abaixo duas gravações que consegui fazer:
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/intro-sonho (violão Crafter DE7 com cordas bem zoadas)
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio-1 (violão Cort Luce L100 com cordas D’addario zeradas)
A primeira gravação sei que está bem ruim, todavia foi a última que fiz; essa segunda gravação eu fiz há um tempo já e ficou bem melhor, ou seja, piorei com a falta de prática rsrs.
vc falou te tanto software mais não citou o samplitude facil de usa e tb de boa qualidade na verdade o mais importante e saber mexe o samplitude forerece isso atendendo ao musico quase todas as qualidades de sonoridades o que vc diz amigo sobre o samplitude? vc tem curso relativo a esse programa??
Olá Wanderley!
Infelizmente não tem curso para o Samplitude.
Abraço.
Olá Danilo!
O Artigo é muito bom e parabéns pela iniciativa! Sou radialista há 14 anos na área de produção e assim como você, também venho acompanhando ao longo desse tempo a evolução dos DAW’s. Independente de dominar o Software, o importante é treinar os ouvidos! Não adianta você investir em DAW e placa de som caros, se ainda não consegue tirar o som “quente” que eles podem oferecer. Fica a dica! Abraços, boas produções e Fiquem com Deus!
Eu uso o sony vegas, é bom?
Olá Harrison!
Ele é ideal para vídeo.
Abraço.
eu estou usando cubase 6 em mac e tambem tenho o logic, mas trabalho mais com cubase porque ja dominava bem este, mas o logic tras muita coisa bom junto com o programa, mas tudo original, os dois
Eu uso o CUBASE e NUENDO…me identifiquei muito com eles, não dá problemas com os Plugins VST.
Ainda mais usando Plugins como o Superior Drummer, Kontakt e outros…sempre rodando certo…sem falha.
Olá danilo, estou atento a tudo que vc posta no blog e no Portal VIP. Sempre usei o Sonar 7, mas depois que comecei a assistir suas video aula estou tentando aprender a usar o Nuendo, ta dando trabalho mais vou conseguir dominar essa DAW. obgd e parabéns por compartilhar conosco suas experiências, que Deus te abençoe. fique na Paz.
Eu uso o Magix Music Maker. Conheçe?
Olá José! Sim, mas ainda não usei.
Abraço.
Eu utilizo o REAPER e o Protools.
Não há como negar que o mercado pede protools. No inicio perdi muitos clientes pelo fato de eu utilizar o REAPER. A pergunta era sempre a mesma: “Você usa protools ?” Quando eu respondia que não, o cliente nem respondia mais os emails… Agora eu finalizo praticamente tudo no protools por conta do mercado. E triste mas é a realidade… o engraçado que é que nem questionam qual a minha interface, que é justamente o que pode interferir no trabalho… mas… faz parte…
Danilo, tenho visto seus posts e os acho muito interessantes e úteis.
Neste caso, acho que poderia dar um pouco mais de ênfase nas vantagens e desvantagens de cada um. Talvez melhor aplicação, etc.
Assim que comecei, essa foi a maior dificuldade.
Agora, no meu caso, tenho utilizado ultimamente o Adobe Audition apenas para locução. Por que ele não é tão disseminado e nunca aparece nas listas de DAW?
Abraços.
Olá Eduardo!
Então, ele não é mito usado nos estúdios, mas é um bom software.
Quase não usei ele, mas acredito que deve ter limitações, por isso o pessoal não escolhe ele.
Abraço.
Olá Danilo, ótima postagem sobre Home Studio, pois o sonho de cada pessoa que toca um instrumento é gravar o seu próprio instrumento.
Atualmente, estou começando a gravar com o REAPER, ótimo software para gravação, super leve e facil de fazer mexer. A unica dificuldade que eu estou tendo , é a questão de latência. Instalei ASIO4ALL para fazer a gravação do tempo ser real, porém não tive resultado. Caso alguem tiver facilidade com este programa, pode responder este comentário.
Muito Obrigado.
Olá Oscar!
Indico comprar uma placa de som com no mínimo dois canais.
Abraço.
Olá Danilo,
Obrigado pelo retorno do meu post.
Então, estou pensando em comprar, uma interface de audio, modelo : M-AUDIO Fast Track USB – Para ser bem facil o manuseio … A minha unica preocupação, é que não tenha um drive para Windows 8 – 64Bits, você sabe me dizer, se tem disponivel?
Caso tenha algum outro modelo de interface, pode estar me indicando … sou iniciante neste assunto …
Muito Obrigado pela atenção e as dicas.
Abç.
Estou acompanhando as aulas de iniciante no Nuendo… Pois eu já possuo um Cubase SX3 instalado no meu computador… Já venho trabalhando nele… Mas com o Portal, tenho aprendido coisas que eu tinha certas duvidas e dificuldades… Tá sendo muito legal!… Quero te agradecer muitíssimo pela oportunidade… Um abração enoooooorme!…
Olá Claudia!
Fico feliz que o Portal VIP está ajudando no seu aprendizado.
Forte abraço e sucesso.
Danilo, o que acha do adobe audition ? eu utilizo no meu estudio juntamente com o studio one 🙂
Olá Carlos!
É legal, mas entre os dois fico com o Studio One.
Abraço.
atualmente uso sonar 7 gosto dele ,mas pretendo conhecer bem o
nuendo
Olá Geremias!
Sempre usei o Nuendo e Cubase e recomendo.
Abraço.
Olá Danilo parabéns pelo trabalho, eu uso Cubase 5, mas alguns VSTs que eu tenho ele não reconhece então uso o samplitude nessas ocasiões. Abraços.
Olá Aelson!
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Prezado Danilo,
Vc se esqueceu de mencionar o Similitude Pro. Produzido pela Magix, é um DAW com tecnologia alemã. Tem os melhores algoritmos de síntese e processamento de áudio do mercado. É completo, com dezenas de plugins e uma excelente seção de masterização. Como não tem versão para Mac, não é conhecido no mundo dos estúdios. Uso há muitos anos (até me esqueci quantos) e não troco por nada. Se um dia mudar, vai ser para o Reaper, que é gratuito e está evoluindo muito. Abr. JG
Olá João!
Realmente, o Samplitude é um bom software, apenas de usá-lo poucas vezes.
Obrigado por lembrar.
Abraço.
Comecei ha multo tempo com o Cakewalk, depois o Sonar, Cubase 3, Cubase 5, o 6, e agora estou no Cubase 7, e ainda aprendendo. adiquiri tbm o Sequel 3 que é bem interessante. Pode-se iniciar um projeto no Sequel e depois abri-lo noo Cubase para o acabamento.
Na verdade iniciei com um programa antigo antes do cakewalk que nao lembro o nome..rsrsr
Abraco.
Oi Danilo!
O que vc acha do Audacity? Estou nas minhas primeiras gravações… Comprei um microfone condensador e uma interface usb da Roland, a Tri-capture, para gravar voz e violão(acústico) ou guitarra (elétrica) e talvez um teclado também. Ela veio com um Cakewalk Sonar simplificado. Gostaria da sua opinião sobre ele e sobre a interface, se for possível. O Audacity é um software gratuito e estou usando como pontapé inicial para depois adquirir um mais completo ou usar o Sonar que veio com a interface. Penso que ambos devem ter muito pouco recurso. Ainda não tenho condições de avaliar pois não conheço nenhum dos outros. Nunca usei outros. Não é muito fácil acreditar em aplicativo gratuito ou simplificado, isto é, com recursos a menos. Gostaria de saber sua opinião. Vale a pena insistir pra ganhar experiência ou devo mudar logo pra um outro soft melhor ou mais completo?
Abraços!!!
Boa tarde Danilo.
Desde que começei a produzir e fazer minhas gravações caseiras, eu utilizo o Fl studio para produção e Acid PRo para gravação. E gosto de usar o Sound Forge para fazer a masterização final. Eu já experimentei outros programas, mais como vc disse no post, quando agente pega as manha de um é duro largar.
Acho que independente do programa, o musico ou produtor, tem que saber qual pluging usar, como masterizar diferentes tipos de sons e assim por diante. É fundamental agente tentar se aperfeiçoar sempre, estudando, trocando ideias.
Conheci hj este blog, e vejo que aprenderei muita coisa aqui.
Olá Danili,
Estou chegando agora no site…e estou aprendendo bastante.
.
Preciso gravar audio, nada profissional. Serão mensagens que irei distribuir em CD e postar na Web.
.
Estou pensando usar o Audacity. Alguma contraindicação?
.
Também li bastante sobre sua consideração a cerca de não comprar um mixer e usar só a interface de audio. Pergunto então se eu poderia usar uma “mesa” Behringer XENYX Q502USB ou Q802USB ???
.
Ví que elas funcionam como mesa e são também a interface para o PC.
.
Estou correto? Seria uma boa? Preciso de alimentação phanton power.
.
Um abraço e que Deus te abençoe !
E o que diz do Audacity ?
Olá Abner!
Bom, é um software bacana, mas eu não usaria.
Abraço.
Olá Danilo…to com um problema de dar raiva.
Comprei uma interface de áudio Focusrite Scarlett 6i6.
Uso o Sonar 8, mas tenho o Ableton Live instalado, pois ganhei ele ao comprar a interface.
O sonar tem travado meu sistema muitas e muitas vezes…uso o Windows 7 Starter, to iniciando as aventuras em gravação agora, oq vc sugere, para que eu tenha um melhor desempenho?
Qual programa usar e etc…
E esta interface que comprei é boa?
Olá Danilo, estou com um problema de dar raiva(risos).
Bem, comprei uma interface Focusrite Scarlett 6i6.
Uso o Sonar 8, mas tenho instalado o Ableton Live 9 lite, pois ganhei ele ao comprar a interface…
O problema é, meu sistema trava quando estou usando o sonar 8, as vezes estou editando os efeitos, e derrepente puf, o programa para de funcionar…
Meu sistema é o Windows 7 Starter…uso notebook.
Qual tua sugestão pra mim, e se esta interface é boa.
Grato Danilo.
Eu utilizo o Acoustica Mixcraft 6. Tenho o pro tools 10 também, mas nem utilizo devido a já ter mais prática no mixcraft e por conseguir obter os mesmos resultados e recursos do pro tools
Eu uso o FL Studio 10. Eu particularmente gosto demais dele, mas ele perde algo para alguns desses que você citou acima ?
Beleza Danilo !
Brother gostei prakas do teu material postado muito bom mesmo
Então , uso o cubase 5 na verdade to conhecendo agora o software , mas meus projetos ficam muito pesado , faço a batera usando o hypersonic e depois disolvo e transformo em audio faço os teclados e pianos e tb tranformo em audio ai completo com cordas e vozes , então por fim chega a ficar com muitos megas bit quero saber como faço pra deixar o projeto ja fechado com poucos megas ex: a media é 6 megas mesmo ?
desde ja agradeço a atençao…
Ola danilo, parabens pelo artigo muito bom, atualmente eu estou Usando o SONAR-X1 e eu acho muito bom,
ola Danilo,nota 10 excelente sua ideia em levar teu conhecimento a todos,com essa clareza imensa. obrigado por compartilhar esse conhecimento com todos aqueles que se interessam no assunto.um super abraço.
Danilo e o o Adobe Audition? O que tem a dizer deste software? Obrigado.
ola danilo, primeiramente obrigado pela iniciativa!
estou iniciando minhas gravações com o sonar x3 e um notebook:
i5, ram ddr 4 gigas e hd 500 gigas, placa m-audio, e dois drivers: asio 4all e m-audio .Na sua opinião, como devo configurar o audio, sample rate etc..para obter melhores resultados, pois to tendo alguns problemas para executar os vts…
Foi um pouco difícil começar a aprender mas hoje eu uso somente o Cubase 5. Depois de você aprender a usar as ferramentas dele, não vai querer outro. É muito completo, não trava fácil (se tiver um pc potente claro), pra mim é o melhor! Recomendo!
Também recomendo, Rafael! hehe
Abraço.
Por incrivel que pareca o GarageBand é um ótimo programa já que é incluso no sistema (Mac)