Quando escutamos uma música que tem um bom arranjo de voz, muitos as vezes não sabem o que foi feito para chegar ao tal resultado. Vamos ver aqui o caminho que temos que percorrer para conseguirmos um bom resultado.
Voz e Microfone
Uma das coisas mais importante para se ter um bom resultado final, é ter uma boa voz, e um bom microfone. Quando conseguimos um resultado bom já na gravação, temos 90% de chances de ter uma boa mixagem de voz. Invista em um bom microfone pra voz, nem que seja um, mas que seja bom, com certeza você e seu cliente ficará satisfeito.
Edição
A pior coisa para um engenheiro de mixagem é ficar editando um vocal ou instrumento durante a mix, por isso depois da gravação faça toda edição necessária, limpe a trilha de áudio tirando ruídos que foi captado, e também onde não tem voz corte e delete, e sempre faça fade in e fade out na edição para que não ocorra clicks de um corte para o outro.
Outra coisa fundamenta é a Afinação.
Sempre indico o Melodyne para afinação de voz, com ele você vai conseguir deixar a voz perfeita, de forma que ela vai soar profissional.
Uma voz desafinada em uma produção, faz com que ela soe amadora, e isso vai desvalorizar seu trabalho. Essa etapa é meio chatinha porém com isso você ganhará créditos.
Equalização e Compressão
Depois que você afinou o vocal, agora é hora de timbrar ela na mix. Geralmente nas minhas mixagem corto abaixo de 130 Hz usando um high-pass filter, pois nessa região não temos freqüências para aproveitar, a não ser que a voz do cantor seja um trovão rsss.
Perto de 300 Hz geralmente tiro 1 db para deixar a voz mais limpa, geralmente sobra um pouco ai, deixando a voz um pouco abafada. Cuidado para não tirar muito e deixar a voz opaca.
Perto de 4 Khz temos a presença da voz. Em muitas vozes essa freqüência pode ser irritante, não abuse dela.
Perto de 8 KHz ou acima disso temos o brilho da voz. Ai também fica a sibilância, então cuidado com os SSSS.
Já a dinâmica da voz será regulada com um compressor.
A compressão da voz não abuse muito, a não ser que seja um estilo que propicio a isso.
Geralmente em voz uso um ratio 2:1, um ataque rápido e um release médio. A redução não deixe passar de 4 db. Com isso teremos uma compressão suave.
Reverb
A maioria gosta desse efeito, e muito… Porém tome muito cuidado para não exagerar.
Os reverbs são usados nos canais de fx, usando dessa forma podemos usar o efeito em todos os canais de áudio com apenas um canal fx.
Existem vários tipos de reverberação, e parâmetros que vai fazer com que você tenha o reverb ideal para cada música. Eu na maioria das minhas mixagens uso Hall quando a música é mais lenta, e Plate quando a música é mais rápida, além da regulagem dos parâmetros para o tempo da música.
Se você ainda não leu o artigo que fiz sobre reverb Clique aqui!
Outro efeito muito usado na voz é o delay. É o que muitos chamam de echo.
Agora por ultimo iremos fazer a automação.
Automação nada mais é que ajustar o volume da voz, porém iremos fazer isso detalhadamente.
Simples durante a música tem partes da voz que está muito alta e tem partes que não conseguimos escutar tais palavras, o que iremos fazer é ajustar essas parte na automação. É um processo meio chato, mais tem que ser feito. Por mais que ajustamos a dinâmica da voz no compressor sempre passa alguma coisa, então é de extrema importância fazer a automação.
É isso pessoal, seguindo essas etapas conseguiremos uma voz legal na mix.
Grande abraço e deixe seu comentário. Até a próxima.
Muito legal isso…é sempre bom aprender por aqui…
Valeu DANILO…
Grande Abraço.
Obrigado pelo comentário mais uma vez Doglair. Forte abraço.
Primeiro de tudo achei muita boa essa dica, segundo obrigado por todas as dicas que dá pra gente. Sou músico, e graças à um curso que comprei de vc e essas dicas, agora faço minhas gravações em casa e com uma qualidade bastante agradavel.
Obrigado Sidney pelo comentário, e fico feliz em saber que obteve resultados satisfatórios com as dicas aqui do Blog, fique a vontade para comentar e tirar suas duvidas. Grande abraço.
Esse é o melhor blog e o mais interessante que ja vi em toda minha vida….acompanho diariamente e sem sombras de duvidas posso garantir que sem ele eu não vivo mais..rsrsrs…obg por todos os posts Danilo.
Olá Leandro!
Obrigado pelo comentário, e fico contente que as dicas postadas aqui no blog tem te ajudado. Grande abraço fique com Deus.
olá danilo a paz !
cara uma dúvida.quando salvamos o ez drummer ou superior drummer, devemos tirar um pouco das altas, pois sinto a batera um pouco ardida ( muito agudo) isso é erro meu, ou realmente tem que tirar no master. espero sua resposta amigo!
Olá Lucas!
Geralmente quando uso timbres do superior drummer 2, não retiro as altas não, o que faço é deixar um pouco mais baixo o chimbal por exemplo. Mais é aquele tal negócio, se seus ouvidos ficaram encomodados com essas altas, e você escutou em pelo menos 2 monitores e sentiu isso, melhor tirar. Grande abraço.
Se o Danilo me permite…
Lucas…você pode timbrar diretamente no MIXER do EZdrummer ou do Superior Drummer…realmente, ele exportado fica diferente um pouco do que escutamos no projeto. Mas ele tem que ser timbrado…só sem muito esforço,pois ele já vem pré-timbrado…
Olá Doglair!
Fique sempre a vontade para interagir com o pessoal do blog, afinal quem faz o blog são vocês… É isso ai. Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Grande Danilo,
Seus vídeos sempre me ajudaram, e essa coluna do facebook irá ajudar mais ainda.
Obrigado por estar sempre formando profissionais amigo. Sucesso pra voce.
Olá Marcelo!
Fico feliz em saber que mais um esteja aproveitando o material. Obrigado pelo comentário e sucesso sempre. Fique com DEUS.
Suas matérias são muito boas!Eu ultilizo-as muito para dar uma base para as minhas mix. Ha… também adiquirir um dvd de produção. Sei que não é o assunto, mas queria um toque seu… Eu comprei um desktop i5, porém a placa de video é onboard.. no nuendo, quando abro uns 4 guitarigs o som começa picotar. Entretanto a barra de perfomace, não está marcando nem 50 por cento. O que pode ser? Seu eu adiciona-se uma placa de video nele, ajudaria na performace do pc? Obrigado
Olá Jeferson!
Então uma placa de vídeo offboard ajuda sim, principalmente pelos gráficos que o nuendo tem, e com essa placa off o pc não iria usar a memória interna e sim da placa off.
Agora um conselho antes de comprar a placa, tente aumentar o buffer para ver se para esses estalos que você falou.
Depois deixa seu comentário sobre o isso.
Obrigado pelo comentário e forte abraço.
Essa Foi uma aulas, Adorei, vai ser muito importante pra min porque eu trabalho mais com vocal.Obrigado Danilo…
Legal que tenha gostado Vladimiro, breve estarei postando mais sobre voz. Abraço e obrigado pelo comentário.
EU concordo com o Leandro Marinho, eu já visitei vários blog de Áudio e produção Musical, mas esse e o melhor pra min, eu acesso sempre que posso, graças ao Curso do Nuendo, e as dicas do Blog tenho feito minhas gravações Caseiras com muita qualidade e os meus amigos g tem me elogiado muito, Graças a você danilo, continua Irmão….!
Obrigado pelo comentário Vladimiro, e fico contente que seus trabalhos tem saído com qualidade. Grande abraço e sucesso sempre.
Meu amigo Danilo , mais uma vez te parabenizo pelo grande talento que vc tem, e obrigado por está sempre compartilhando o seu conhecimento com as pessoas. Um abraço e que Deus te proteja.
Olá Carlos!
Obrigado pelo comentário. Deus abençoe e Grande abraço.
amigo muito obrigado pelas dicas
fica com Deus! obrigad.
Por nada Nill! Fique com Deus também e obrigado pelo comentário.
Verdade, vocal é uma trabalheira que só… rs
por isso música instrumental é mais prática! kkkk
não sabia deste lugar de experientes. agora vou consultar sempre para aprender como aprendi hoje… FORÇA!!!
Olá amigo!
Legal que tenha gostado do Blog e seja bem vindo.
Abraço.
Como é que eu boto a vocal pra frente da mixagem tem algum plugin que faça isso ?
Olá Romário!
Tem vários que pode fazer isso.
Fiz um artigo no Portal VIP sobre o assunto.
Abraço.
Danilo, Sempre leio seus artigos, VC explica e detalha mt bem seu artigos, parabéns.
Obrigado, Almir, fico feliz que gosta do site.
Abraço.